Como e Onde Monetizar o Aplicativo Framework - YouTuber Android App - Parte 15
(2661) (4)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vaughn Vernon
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas160
Tudo bem?
Neste artigo vamos finalizar a série Android app para YouTubers.
Depois de inteiros dois aplicativos construídos em cima do framework que desenvolvemos...
... depois disso é o momento de discutir onde e como monetizar o projeto.
Já quero parabenizar você 🎉 por ter chegado até este ponto do projeto. E espero que você realmente tenha aprendido algo nessa jornada.
Antes de prosseguir, saiba que:
A versão e-book (PDF 📙) do projeto completo está disponível somente para os inscritos da lista de e-mails 📧 do Blog.
Se você se inscrever ainda hoje é possível que o link do e-book esteja disponível na página de confirmação de sua inscrição na lista de e-mails do Blog.
A seguir os tópicos que estaremos abordando neste último conteúdo de todo o projeto de aplicativo Android para YouTubers:
E o roteiro completo?
Todo o roteiro de construção do projeto está na listagem a seguir:
- Construa Um Aplicativo Android Completo Para YouTubers - Parte 1;
- Início do Lado Tático e Barra de Topo Personalizada - Parte 2;
- Criando e Configurando o Menu Principal - Parte 3;
- Criando a Estrutura Base Das Telas Com Lista - Parte 4;
- Construindo os Fragmentos de Conteúdo Local - Parte 5;
- Banco de Dados Local Com a Room API - Parte 6;
- Construindo a Tela e a Lógica de Último Vídeo - Parte 7;
- Desenvolvendo a Tela e a Lógica de PlayLists - Parte 8;
- Vinculando Telas ao Menu Principal - Parte 9;
- Configurando Por Completo o Sistema de Notificação Push - Parte 10;
- Configurando a YouTube Data API Com a Biblioteca Retrofit - Parte 11;
- Configurando o WorkManager Para Requisições em Background - Parte 12;
- Testes e Resultados no Projeto Finalizado - Parte 13;
- Nós Temos Um Framework Em Mãos - Parte 14;
- Como e Onde Monetizar o Aplicativo Framework - Parte 15 [FINAL] (você está aqui).
Para tirar o máximo proveito do projeto de aplicativo que foi desenvolvido... é inteligente seguir cada um dos conteúdos na ordem apresentada na listagem anterior.
Repositório
Para ter acesso a todos os códigos fonte do projeto já finalizado, entre no repositório GitHub dele em:
âž™ GitHub do projeto de aplicativo Android para YouTuber.
Monetizando o aplicativo
Agora que você já sabe como alterar o canal do aplicativo framework e também como assinar e colocar o app na Google Play Store.
Agora que você sabe disso já é possível monetizar todo o projeto.
Primeiro é importante informar que eu não escolhi este tipo de aplicativo aleatoriamente. Digo, escolhi um app de notificações para canais do YouTube.
Além de eu ter um canal nesta plataforma com mais de 600 vídeos e um pouco mais de 26 mil inscritos (isso é número de canal pequeno no YouTube)...
... tenho também o conhecimento de que há milhares de canais na plataforma que com frequência reclamam dos resultados de entrega de notificações aos seguidores.
E são justamente os canais que não têm os seus próprios aplicativos de notificações push que você deve buscar o contato comercial.
E, acredite, a maioria não têm app algum para o próprio canal.
Onde está o público alvo?
Diferente do que você possa imaginar, os possíveis canais clientes não devem majoritariamente serem buscados diretamente no YouTube.
Isso, pois o YouTube não lista de maneira trivial todos os canais disponíveis. Você teria que muitas vezes "chutar" termos no motor de busca da plataforma.
Primeira dica
Minha primeira dica para encontrar possíveis clientes é:
Que você acesse os grupos de YouTubers no Facebook.
Esses grupos sempre têm milhares de proprietários de canais e também são muito ativos.
Muitos desses canais já têm milhares de seguidores.
Porém poucas visualizações, justamente também por causa do problema que nosso app framework vem resolver:
Notificação de novo conteúdo não entregue a todos os seguidores.
Um grupo Facebook de YouTubers que você pode iniciar as vendas é o seguinte:
âž™ YOUTUBERS - Grupo de Divulgação de canais do youtube.
Na época em que coloco este grupo aqui ele tinha nada mais nada menos que 28 mil membros YouTubers. Mas há outros incontáveis grupos como esse no Facebook.
Segunda dica
Como segunda dica, escolha canais que se enquadrem no seguinte cenário:
- São ativos, colocam ao menos dois vídeos por semana;
- Respondem aos comentários de dúvidas;
- Falam sobre conteúdos de massa (dieta, espiritualidade, marketing digital, dinheiro na Internet, investimentos, gravidez, ...);
- Já vendem algum produto, mesmo que seja somente como afiliado.
Confesso que no momento em que escrevo este conteúdo eu ainda não tentei vender versões de nosso app framework.
Mas com o tempo e experiência que tenho também no mercado digital posso lhe assegurar que canais que se enquadram no cenário da listagem anterior certamente são não somente possíveis, mas prováveis clientes seus com esse aplicativo framework.
Terceira dica (perigosa)
Confesso que eu não sei qual é o nível "legal" (lei, constituição) dessa terceira dica de monetização de nosso app framework.
Mas possivelmente não há problemas, pois o nosso aplicativo consome somente dados públicos do canal. Dados que qualquer um pode obter apenas acessando as páginas do canal no YouTube.
Sendo assim, segue a terceira dica:
Busque algum canal muito popular, com milhões de inscritos e milhões de visualizações (milhões de views semanais).
O canal tem que ter uma frequência de ao menos um novo vídeo por dia.
Escolhido o canal...
... então crie a versão do app de notificações para ele e também adicione alguma API de anúncios.
Preferencialmente alguma API já bem aceita na comunidade Android: AdMob ou AppOdeal, por exemplo.
Por fim, coloque um bom nome no app (de preferência o nome do canal) e uma excelente descrição.
Isso, para que o motor de busca da Play Store indique o seu app ao usuário de acordo com comportamento dele no aparelho (que certamente deve assistir ao canal ao menos uma vez na semana).
Com um bom título e uma boa descrição é provável que você consiga muitas instalações no app sem precisar investir um único centavo em marketing ou parcerias.
Em resumo:
Você vai monetizar com anúncios em apps de canais muito populares.
Mas fique ciente que:
Quando sair um novo vídeo no canal, é você que terá que criar a notificação no Dashboard OneSignal.
Mas é aquilo... é preciso buscar mais informações sobre a legalidade dessa terceira dica.
Pois quando entra o assunto "monetização" junto ao contexto "uso não autorizado de imagem alheia". Neste caso pode sim ser um problema legal.
Preço inicial e a abordagem de venda
Pretendo fazer um conteúdo somente sobre isso:
O resultado das vendas do app framework para YouTubers.
Vou entrar em contato com alguns canais. Utilizando variadas abordagens, incluindo: variados valores, preços.
O que posso adiantar a você é que é prudente começar com valores muito baixos (entre 100 e 300 reais) para o preço do app e assim, aos poucos, ir aumentando até encontrar o preço que converte mais.
Pois como desenvolvemos um framework, a mudança de canal não deve passar de três horas dedicadas em um dia.
Digo três horas devido aos ícones e imagens rasterizadas exclusivos que deverão ser utilizados para o canal em vinculo ao app.
Sendo assim...
... é possível vender 2-3 versões de app por dia.
E sim, é possível que o valor que mais converta nas vendas e lucro seja na casa dos milhares de reais. Mas como falei:
Por ser um framework, é inteligente iniciar com valores baixos e assim já ir monetizando o projeto.
Flexibilidade
Ser flexível também pode ajudar nas vendas, pois alguns canais, mesmo que com muitos usuários, são de jovens, adolescentes.
Eles tendem a ter pouco dinheiro disponível, pois o dinheiro tende a ser dos pais.
Ou seja, você certamente estará negociando com um pai ou uma mãe que não vai de forma alguma disponibilizar boa parte da renda familiar para canal YouTube do filho(a).
Abordagem
Em sua abordagem de vendas, além de ser um app de notificações, deixe claro que o aplicativo ajuda também na fidelização do seguidor, pois o follower terá também o app do canal instalado.
Além do mais, o app também permite adicionar todos os outros produtos e lojas do canal em um único local.
Ou seja, é possível de maneira clara mostrar ao YouTuber que ter a versão dele do app framework é sim um investimento no business digital que ele tem.
Onde colocar o aplicativo?
Apesar de eu ter recomendado, mesmo que de maneira implícita, que você coloque o aplicativo na conta Google Play Store do YouTuber cliente.
Essa abordagem pode diminuir suas vendas.
Pois para poder colocar o aplicativo na conta dele, o YouTuber terá que ter um cartão de crédito internacional com 25 dólares disponíveis para liberar a conta de desenvolvedor na Play Store.
Isso possivelmente vai fazer com que alguns "quase" clientes não queiram mais continuar com a ideia, porque:
- Ou não têm cartão de crédito internacional disponível;
- Ou não têm crédito mesmo;
- Ou vão pensar que é golpe... algo que aumentou muito em tempo de pandemia.
Então se prepare para em alguns casos (canais pequenos) nem mesmo citar que o aplicativo terá que ficar na conta Play Store do YouTuber.
Mas deixe claro ao cliente que ele poderá mudar o app de conta a qualquer momento (mas perderá as instalações).
E também deixe claro que os fontes do projeto são todos dele e não seus, desenvolvedor.
Conclusão
Eu já queria a algum tempo fazer um projeto assim no Blog:
Construir por completo um aplicativo útil em mercado. Um app que ao final já fosse possível a rentabilização dele.
Enfim o aplicativo foi construído e apesar de ser bem simples...
... é algo que realmente resolve um problema (mesmo que de maneira parcial neste primeiro release) de um público alvo específico e que trabalha diretamente com o sonho de sucesso e dinheiro na Internet: YouTubers.
O framework construído está por completo disponível para você já abordar seus primeiros possíveis clientes. E assim começar a fazer dinheiro com o seu conhecimento de desenvolvedor Android.
É possível colocar ainda mais funcionalidades em projeto como, por exemplo:
Para canais de empresas com matriz e locais físicos, adicionar a opção de mapa com GPS para levar o cliente até o local.
Você consegue fazer essa adição em projeto, utilizando as APIs de Mapas de Alta Qualidade, com poucas 4-5 linhas de código...
... aumentando consideravelmente o valor agregado do projeto.
Antes de finalizar, quero novamente lhe parabenizar por ter concluído todo o projeto 🎊.
Isso diz muito sobre o seu comprometimento como profissional desenvolvedor 💎🥇.
Acredite, são poucos que chegam até o final de qualquer artigo ou projeto de desenvolvimento.
Então é isso.
Desejo muito sucesso e sabedoria a você.
Caso você tenha dúvidas ou sugestões sobre este aplicativo (framework) Android, deixe logo abaixo nos comentários.
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Abraço.
Fontes
YouTube Data API - Playlists: list
Getting Started with the YouTube Data API
Obtain authorization credentials
Salvar dados em um banco de dados local usando o Room
Como migrar bancos de dados Room
Como acessar dados usando DAOs da Room
Programar tarefas com o WorkManager
WorkManager
WorkManager - Trabalho exclusivo
Criar um layout de notificação personalizado
Criar uma notificação expansível
Worker
Linhas de execução no Worker
android:usesCleartextTraffic
Bottom navigation
Bottom Navigation - Component
Generics - Kotlin
Generic type parameters - Kotlin
Annotation Processing with Kotlin
Random - Kotlin
Enum Classes - Kotlin
Documenting Kotlin Code
Picasso - A powerful image downloading and caching library for Android
Set custom notification icon using Picasso library
Retrofit - A type-safe HTTP client for Android and Java
java.lang.NoSuchMethodError: No static method metafactory
Retrofit » 2.9.0
Asynchronous Requests - Retrofit
Google Code Labs - Android WorkManager
Background Work with WorkManager - Kotlin
Using m.me Links - Facebook
Notifications Not Shown - OneSignal
OneSignal Para Notificações em Massa no Android
BottomNavigationView Android, Como e Quando Utilizar
Trabalhando Análise Qualitativa em seu Aplicativo Android
Ciclo de Vida e Otimização de Fragments no Android
Como Utilizar o LocalBroadcastManager Para Comunicação no Android
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