Monetizando Sua APP Com o Google AdMob (Anúncios Mobile)
(15693) (33)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vaughn Vernon
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas160
Tudo bem?
Na vídeo aula acima nós vamos, passo a passo, destrinchar a plataforma Android de anúncios, mais precisamente o conjunto de APIs AdMob, ou somente AdMob SDK.
E já quero lhe adiantar que para monetizar seus aplicativos Android, até mesmo aqueles que ainda nem saíram do papel, a porta de entrada mais "justa" é o trabalho com alguma API de anúncios.
Isso, pois não vai exigir de você, por exemplo, o gerenciamento de assinaturas ou de vendas dentro do aplicativo. Opções que apesar de serem mais lucrativas exigem muito mais trabalho.
O AdMob, principalmente por ser do Google, é um dos SDKs mais simples de se configurar e utilizar.
Além de termos a segurança de que existirá a continuidade dos anúncios e o fillrate (taxa de preenchimento, apresentação, de anúncios) é um dos maiores, quase sempre tem anúncio para ser apresentado - o rendimento financeiro não cessa.
Thiengo, ok. Entendi a questão do fillrate. Mas como assim "(...) existirá a continuidade dos anúncios"?
Isso é porque não é incomum, da noite para o dia, APIs de anúncios mobile serem descontinuadas. Há "n" motivos, logo, vai se acostumando em ver isso no mercado.
Antes de prosseguir para a vídeo aula, quero já lhe informar alguns pontos importantes que terão que ter sua total atenção:
- Download do SDK AdMob;
- Atualizações necessárias no AndroidManifest. Permissões e atividade alvo;
- Enquanto em ambiente de teste, trabalhar em modo teste, caso contrário o risco de banimento de conta AdMob é alto;
- Não se engane em gerar cliques inválidos em anúncios de seu aplicativo para tentar inflar os ganhos. É certo que já no segundo clique a sua conta no AdMob será banida e você terá toda uma dor de cabeça para configurar uma nova conta e reenviar seu aplicativo à Google Play Store.
Quanto ao último item:
Não duvide do algoritmo para banimento de contas de anúncios no Google.
Ele é tão sensível que anda bloqueando até mesmo contas de desenvolvedores que não praticaram a estratégia de cliques inválidos.
Um outro ponto importante:
Apesar da vídeo aula acima ainda ter a sua utilidade para aqueles que querem ganhar dinheiro com seus aplicativos sem ter que cobrar por instalação.
Apesar disso não deixe de acessar todos os links presentes em Fontes.
Pois devido ao tempo em que a vídeo aula foi criada é possível que uma coisa ou outra na configuração do AdMob Android tenha mudado.
Não se preocupe agora se achou que faltou falar sobre os tipos de anúncios possíveis e como são os rendimentos com o SDK AdMob. Esses detalhes eu abordo na vídeo aula.
Então é isso.
Não tenha medo de tentar monetizar seu aplicativo. Coloque anúncios e teste o resultado com os usuários, pois se o app for gratuito, eles entenderão que é uma maneira de manter o aplicativo "de pé".
Mas é aquilo, tenha bom senso. Não coloque anúncios de maneira indiscriminada a ponto de ferir a experiência do usuário.
Coloque de uma forma que a apresentação de anúncios não seja o motivo no qual fez o usuário de seu aplicativo deixar de utiliza-lo e até remove-lo.
Até porque se o aplicativo não for utilizado os anúncios não serão apresentados.
E, para que sirva ao menos de incentivo, já existem milhares de pessoas que vivem muito bem com suas famílias apenas com a renda obtida de anúncios em aplicativos Android.
Vivem com uma realidade muito superior à média.
Então, se dedicando e aprendendo com a plataforma, você certamente vai entrar para esse grupo de desenvolvedores que vivem acima da realidade somente com os ganhos de seus aplicativos Android.
Outras formas de monetizar um aplicativo
Como falei logo no início deste artigo:
Monetização de aplicativos utilizando o conjunto de APIs AdMob tende a ser a melhor porta de entrada no mundo dos "ganhos financeiros com apps Android".
Porém, com o tempo, você certamente vai querer explorar outras formas de ganhos. Estratégias que trazem mais resultados (R$).
Então a seguir deixo os links de outros artigos aqui do Blog sobre outras APIs e SDKs que certamente serão ao menos um inicio eficiente e eficaz em sua jornada milionária de monetização de aplicativos Android:
- Monetização Eficiente no Android com APPODEAL;
- Estratégia de Anúncios com In Loco Media no Android;
- Appnext para Monetizar sua APP Android;
- Como Também Monetizar Usuários Inativos de Seu Aplicativo Android;
- Monetizando Sua APP Android Com AppJolt no Uninstall;
- Monetização sem Anúncios utilizando a Huq SDK.
E por fim a dica "ouro": assim que possível, tente vender seus próprios produtos.
Pois já no curto prazo, apesar da necessidade de muito mais trabalho dedicado. Apesar disso os ganhos tendem a ser bem maiores e mais consistentes.
Para vender dentro do próprio aplicativo eu tenho um excelente conteúdo sobre checkout transparente no Android.
Não deixe de também consumi-lo:
É isso.
Antes de finalizar, deixo abaixo alguns links de outros conteúdos do Blog que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mercado de desenvolvimento de aplicativos Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a criar aplicativos, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog e canal, então não deixe de acessar a lista de estudos em:
Não esqueça de se inscrever 📫 na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos Android em primeira mão e também em formato PDF (esse formato é liberado somente para os inscritos na lista de e-mails).
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado na vídeo aula se encontra logo abaixo no artigo, mais precisamente na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda de grande utilidade.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre a AdMob SDK ser útil e um baita diferencial para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
Documentação oficial plataforma AdMob
Página oficial para download do SDK AdMob
Comentários Facebook