Notification no Android, Criando Notificações Com Toque e Vibração
(27816) (63)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Tudo bem?
Na vídeo aula acima nós vamos destrinchar uma das entidades Android mais importantes para a geração de notificações na bandeja de notificações do Android.
Acredite, mesmo sem toda a configuração de um serviço online de push message é possível gerar notificações.
Porém, neste caso, somente notificações que não têm como origem algum backend Web ou algum outro aparelho Android com o nosso aplicativo instalado.
Isso, pois as APIs de notificações são na verdade independentes de serviços online de push message.
A API Notification (NotificationCompat é a que utilizaremos aqui) é muito utilizada, por exemplo, junto a aplicativos de alarme e agendamento.
Esses aplicativos que têm que gerar algum alerta também na área de notificações Android, porém a maioria deles são independentes de serviços externos de push message.
Com a Notification API é possível também definir o áudio que tocará quando a notificação for gerada e também se está vai ou não vibrar o aparelho.
Mas confesso que tanto para o toque quanto para a vibração é prudente (e recomendado nas guidelines do Android), em seu aplicativo, permitir que o usuário defina se ele quer ou não que o aparelho tenha algum desses comportamentos quando alguma notificação de seu app for gerada.
E agora um informe que considero necessário devido ao conteúdo da vídeo aula:
No aplicativo Android de exemplo foi utilizado o método getActivity() da Notification API, mas é completamente possível invocar também um Service via getService() ou um BroadcastReceiver via getBroadcast().
E... apesar de hoje em dia não ser algo tão critico devido às principais versões Android em mercado, na vídeo aula utilizaremos a NotificationCompat para que todo o projeto tenha também compatibilidade com versões do Android anteriores à versão 3.0 (Android Honeycomb).
Então é isso.
Antes de finalizar, deixo abaixo alguns links de outros conteúdos do Blog que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mercado de desenvolvimento de aplicativos Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a criar aplicativos, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog e canal, então não deixe de acessar a lista de estudos em:
Não esqueça de se inscrever 📫 na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos Android em primeira mão e também em formato PDF (esse formato é liberado somente para os inscritos na lista de e-mails).
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado na vídeo aula se encontra logo abaixo no artigo, mais precisamente na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda de grande utilidade.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre a API Notification ainda estar atual e ser um diferencial para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
Documentação oficial Notification Android
Documentação oficial NotificationCompat Android
Comentários Facebook