Monetização Eficiente no Android com APPODEAL
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CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vlad Khononov
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas320
Tudo bem?
Neste artigo será apresentada uma maneira eficiente de monetizar seu aplicativo Android.
Vamos passo a passo entender e praticar com o SDK AppOdeal, um mediador de anúncios. Com as APIs deste SDK o seu aplicativo terá, sendo apresentado nele, os anúncios que mais pagam no leilão AppOdeal.
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O software de anúncios do AppOdeal surgiu de um antigo algoritmo utilizado em 2011 na empresa de Pavel Golubev (co-fundador AppOdeal).
Empresa que tinha na época mais de 200 aplicativos publicados e simplesmente não via que o retorno das redes de anúncios fosse justo, levando em consideração principalmente o número de usuários ativos e acessos diários.
Isso porque essas redes tinham foco no anunciante e não no proprietário do aplicativo que disponibilizava os anúncios.
Logo, Pavel teve a ideia de criar um sistema que, ainda utilizando as redes de anúncios, obtia o anúncio mais rentável ao aplicativo.
O algoritmo basicamente compara os anúncios em leilão (com base nas redes de anúncios ativas) e dá "ganho" ao anúncio que pagar mais ao aplicativo, ao desenvolvedor.
Dessa forma, com os testes do algoritmo, os aplicativos da empresa começaram a obter ganhos consideravelmente maiores.
Com o tempo Pavel resolveu liberar a proposta à comunidade de desenvolvedores mobile.
Criando então a AppOdeal, startup que tem o objetivo de, quando se falando em anúncios, priorizar o que é melhor para o proprietário do aplicativo:
Aumento de renda ou aumento de boas revisões nas lojas de aplicativos.
O modelo de monetização é utilizando apenas anunciantes da plataforma AppOdeal. Sendo assim o desenvolvedor que utiliza as APIs AppOdeal não é "cobrado" em nada.
A seguir o esquema de funcionamento do algoritmo de monetização eficiente AppOdeal:
O ganho com o anunciante direto acontece quando o valor ofertado por ele é o maior quando comparado aos anúncios das outras redes de anúncios participantes.
Então o algoritmo AppOdeal fica com o valor de diferença entre o valor ganho que será pago pelo anunciante direto e o valor do segundo colocado.
Por exemplo:
Anunciante direto ganhou oferecendo valor de R$ 0,004 e o segundo colocado (da rede AdMob, por exemplo) tinha oferecido R$ 0,003 .
Desta forma o aplicativo (desenvolvedor) que está disponibilizando o anúncio em seu aplicativo fica com R$ 0,003 e o AppOdeal fica com R$ 0,001.
A seguir o diagrama do esquema anterior. Agora modificado, com o anunciante direto sendo o vencedor do leilão:
Pelos comentários encontrados em alguns fóruns, a startup ainda está "pouco acreditada" pela comunidade de desenvolvedores Android.
Pois os programadores e proprietários de aplicativos estão com "um pé atrás" devido à proposta ser "boa de mais para parecer verdade".
Porém o CEO da startup vem respondendo aos principais comentários na comunidade e até o momento nenhuma queixa, provada, do tipo "isso certamente é um fraude".
Sendo assim, eu não vi algum problema em poder utilizar o SDK do AppOdeal e então criar a possibilidade de obter até 10x mais (uma das promessas da startup) rentabilidade do quando utilizando as redes de anúncios convencionais.
Pontos negativos
- O dashboard de acompanhamento na Web é lento o bastante a ponto de incomodar;
- Não há a minima explicação do porquê a vinculação com o AdMob é necessária;
- Dependendo de como utilizar os anúncios de "Video" e "Rewarded Video" eles não funcionam como esperado (tem de haver um espaço de tempo para o download deles, isso ao menos quando no modo de teste do AppOdeal);
- A não atualização da documentação para já tratar as dangerous permissions em tempo de execução, podendo ser um grande problema para usuários do Android 6, Marshmallow, ou superior.
Pontos positivos
- Sem sombra de dúvidas o principal é a alta rentabilidade possível devido à escolha do anúncio "melhor pagante";
- A não cobrança de taxas, por parte do AppOdeal, ao proprietário que permite anúncios em seu aplicativo;
- A parte crítica de configuração do sistema AppOdeal junto ao AdMob, a vinculação. Essa parte é na verdade realizada por um plugin Chrome do AppOdeal;
- A codificação é bem simples, apesar da grande quantidade de código que precisa entrar no AndroidManifest (apenas copiar e colar).
Outras APIs de monetização no Android
Aqui no Blog já falamos sobre outras APIs de monetização, vale a pena o estudo, ainda mais sabendo que essas podem trabalhar em conjunto com o SDK AppOdeal:
- Estratégia de Anúncios com In Loco Media no Android;
- Appnext para Monetizar sua APP Android;
- Como Também Monetizar Usuários Inativos de Seu Aplicativo Android;
- Monetizando Sua APP Android Com AppJolt no Uninstall;
- Monetização sem Anúncios utilizando a Huq SDK.
Vídeo completo
A seguir a vídeo aula completa sobre "o que é" e "como utilizar" o SDK AppOdeal para monetização eficiente de aplicativos Android:
Note que a principal problemática na vídeo aula foi em torno da garantia de 100% de fillrate (sempre ter anúncios para serem apresentados). Algo que já não mais é utilizado como estratégia de divulgação da startup.
O projeto de exemplo pode ser acessado no repositório GitHub dele em: https://github.com/viniciusthiengo/AppOdealExample.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre o SDK de monetização Android AppOdeal ainda estar atual.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto de exemplo em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Conclusão
Mesmo com os pontos negativos, a principio, a proposta da startup está sim sendo entregue e cada vez mais aplicativos estão a utilizando como principal meio de monetização de aplicativos Android.
O que recomendo é que você realize ao menos um teste (de algumas semanas) para verificar se seu aplicativo (um que já utilizava alguma outra API de anúncios) tem ou não uma receita maior quando utilizando o SDK AppOdeal.
Acredito que depois que um grande player (Pinterest, Twitter, Clash Clan, ...) começar a utilizar esse SDK, provavelmente a startup deslancha, pois a proposta é excelente.
Não deixe de pesquisar "quais tipos de anúncios trazem maior conversão" por parte do usuário de seu aplicativo. A princípio os anúncios de vídeo são os de maior impacto (R$), ainda mais se for um com prêmio (Rewarded Video).
Importante:
Fique atento quanto a necessidade de instalação do plugin Chrome do AppOdeal e também aos arquivos .jar que não são utilizados (android-support-v4 e unity-ads).
Outra ponto a se notar é a utilização de apenas as partes corretas do Google Play Services, evitando assim o vazamento de limite de métodos sendo referenciados no aplicativo. Limite de 65.536 métodos.
Na video aula, junto ao código do GitHub, isso tudo é explicado com mais detalhes.
Então é isso.
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Abraço.
Fontes
Comentários dos funcionários do APPODEAL no Glassdoor
Construindo APPs com mais de 65k métodos sendo referenciados
Fórum onde é percebível o receio dos developers quanto a proposta do APPODEAL
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