API do YouTube na APP Android, Iniciando

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Android /API do YouTube na APP Android, Iniciando

API do YouTube na APP Android, Iniciando

Vinícius Thiengo
(3904) (4)
Go-ahead
"Toda realização de valor, grande ou pequena, tem suas etapas de trabalho penoso e triunfo: um começo, uma luta e uma vitória."
Mahatma Gandhi
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Opa! Blz?

Nesse vídeo mostro como baixar, instalar e rodar um simples exemplo de vídeo com a YouTube Android API. Já mostrei em outro vídeo como chamar a APP do YouTube para rodar nossos vídeos que estão listadados nele, porém não há muito "glamour" em chamar uma outra aplicação para rodar nossos vídeos, o ideal seria que esses vídeos (no caso somente os que estão no YouTube) rodassem diretamente dentro de nossa APP. O Android nos fornece a YouTube API justamente para isso, com ela podemos rodar o vídeo diretamente de nossa APP e emdiversos formatos e customizações. Podemos utilizar Activies ou Fagments, a API nos dá esse suporte.

Note que esse vídeo é o vídeo inicial de uma série de vídeos sobre a YouTube API no Android, logo nele mostro como criar uma API KEY no Google Console (é necessário), como baixar a lib do YouTube e como rodar o primeiro e simples exemplo utilizando a view YouTubePlayerView. Mostro também a outra maneira de rodar vídeos do YouTube, a maneira não muito elegante, pois ela chama a APP do YouTube ao invés de rodar dentro da própria APP. Note que será necessário que seu emulador tenha o Google Play Services e a APP do YouTube instalados, caso não consiga fazer isso você pode utilizar um dispositivo real para rodar o exemplo, pois funcionará tendo em vista que um dispositivo real já vem com essas entidades necessárias instaladas. Mas enfim, vou evitar mais delongas e deixar você assistir ao vídeo.

O link para download do projeto se encontra logo abaixo no post.

Segue links apresentados no vídeo:

Página inicial do Google Code Console

Página inicial da lib YouTube Android API

Página do YouTubePlayer.OnInitializedListener

Página do YouTubePlayer direcionada ao método cueVideo()

Vlw.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

Vibrator e HapticFeedback no Android, Entendendo e UtilizandoVibrator e HapticFeedback no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid
IntentService no Android, Entendendo e UtilizandoIntentService no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid
ResultReceiver no Service Para Comunicar Activity AndroidResultReceiver no Service Para Comunicar Activity AndroidAndroid
Linkify no Android, Entendendo e UtilizandoLinkify no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (4)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
marcos vinícius (1) (0)
12/07/2017
Fala vinícius, primeiramente queria elogiar a rapidez com que responde seus inscritos/alunos, tá melhor que muito fórum por aí. E visto que você me respondeu em outro post sobre o creative adobe SDK, eu vim atras de algo que tô a muito tempo testando, já testei WEB view, funcionou perfeitamente, porém, eu quero redirecionar para um canal desejado e só exibir apenas ele, não quero que o usuário tenha outras opções, mas acho que isso é impossível pelo webview acessando o site do youtube, estou tentando agora com um blog que criei e redireciono o webview para os meus vídeos, e até então ta funcionando, fiz exatamente como voce mostrou , coloquei um vídeo, e depois coloquei uma playlist, e funciona, porém estou com uma complicação, o canal tem mais de 35k de inscritos é sustentado por uma monetização razoável no youtube, porém, não consigo ver meus anuncios normais sendo exibidos no meu app, e isso é uma problemática para meu cliente. Nem pelo webview ele é exibido, ele só é exibido na app do youtube, e não consigo redirecionar o link para abrir a app. dei uma pausa no trabalho desse app, porque está me consumindo muito, mas é o meu primeiro cliente, e só falta bem dizer isto para concluir a principal parte do produto para que ele aceite. abraço.
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
14/07/2017
Marcos, tudo bem?

O problema da apresentação de anúncio em vídeos do YouTube, nós desenvolvedores não temos controle, isso é exclusivamente com os algoritmos da plataforma, mesmo quando estamos respeitando todas as diretrizes para que anúncios ?possam" ser apresentados.

Não ando acompanhando de perto como andam as coisas no mundo ?ad" do YouTube, mas a pouco tempo teve uma renovação de diretrizes onde muitos canais que monetizavam não mais monetizaram devido a conteúdos de ódio, drogas lícitas e ilícitas, além de outros.

Pode ser que parte dessas diretrizes sejam em relação a apresentação dos vídeos fora da plataforma do YouTube, ou seja, será diminuído o número de anúncios, ou até finalizado, quando o vídeo não estiver sendo apresentado diretamente no YouTube, onde eles têm controle sobre os conteúdos em volta do vídeo.

No link a seguir tem uma pequena discussão sobre algumas regras de negócio de monetização com a Android YouTube API. Nada oficial, mas direto da comunidade de desenvolvedores: https://stackoverflow.com/questions/38227227/youtube-api-monetization-of-apps

Abraço.
Responder
Eduardo (0) (0)
01/10/2014
Parabens pelo video Vinicius, me ajudou muito.
Mas fiquei com uma duvida, quando tento colocar o API numa fragment da esse erro "A YouTubePlayerView can only be created with an Activity  which extends YouTubeBaseActivity as its context." Mas como é uma fragmet , apenas uso a estends Fragment se eu trocar da pau.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
01/10/2014
Fala Eduardo, blz?
Como vc está no fragment utilize esse camarada YouTubePlayerSupportFragment, pode continuar estendendo somente fragment, utilize o YouTubePlayerSupportFragment no onCreateView() mais ou menos assim (exemplo):

YouTubePlayerSupportFragment youTube
youTube = new YouTubePlayerSupportFragment();
getFragmentManager().beginTransaction().replace(R.id.llContainerVideo, youTube).commit();

Ve se consegue ai, abraço.
Responder