
Geração de Valor
(4115)

CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim

CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Eric Evans
EditoraAlta Books
Edição3ª
Ano2016
Páginas528

Opa, blz?
Mais um livro sobre empreendedorismo lido, Geração de Valor por Flávio Augusto da Silva. Excelente livro. Não é um livro de auto-ajuda mesmo sendo um livro para motivar você a mover seus projetos até o fim. O autor é muito famoso no meio empreendedor pelos projetos que tem dentro do empreendedorismo e por ser bilionário e ter vindo do zero. O livro é muito diferente dos também excelentes, porém com o mesmo estilo: “A Arte da Não Conformidade”, “O Poder do Hábito”, “A Startup de $100”, e por ai vai. O livro tem muita ilustração e com uma dedicação de algumas horas é possível lê-lo de capa a capa no mesmo dia. Não se engane achando que as ilustrações deixam o livro “bobo” e sem impacto, na verdade os textos que têm, pelo menos para mim, são sim de incentivo e que dependendo do caminho que você está tendo para levantar sua ideia, vai ser o tipo de conteúdo que vai lhe mostrar que “the pain is temporary”, ou seja, continua que vai passar e é somente se você continuar persistindo que depois que passar a parte ruim virá a parte boa para ocupar o espaço ocupado antes pela parte ruim.
O autor deixa claro em boa parte do livro que é necessário tirar o projeto do papel e correr o risco de empreender seu sonho, ligado a esse “empreender” o trabalho duro e focado com metas e sempre começando pequeno e almejando algo sempre maior, esperando mais do empreendimento com o passar do tempo. A parte do trabalho duro é que acho show de bola, pois é ela que é repetida frequentemente por muitos empreendedores bem sucedidos tirando então aquela ideia de que “tem que ter sorte” para conseguir algo a mais, nada, é hard work mesmo, e mesmo assim algumas vezes dando a “última gota de sangue” o final é falho, é ai que entra a cultura do fracasso que achei que foi pouco abordada no livro. A pesar de não morar nos EUA consumo muito do conteúdo de empreendedorismo deles e eles têm um baita respeito pelo fracasso, pois têm em mente que antes do ápice você tem uma série de obstáculos superados, muitas vezes fracassos em outros empreendimentos, ou seja, fracasso também é um passo a frente, é aprendizado. Se você parar para ouvir um pouco de Les Brown ou Eric Thomas (ET) você vai perceber que eles batem nessa tecla do fracasso o tempo todo, “Fracasso não significa que você é fracassado”. O autor conta algumas histórias da vida dele incluindo alguns obstáculos como ele ter vindo da periferia e começado do zero em um país que a inflação, naquele tempo, não tinha controle, passando mais ainda a questão do “risco”, de que tem de arriscar se é isso mesmo que você quer.
Outra coisa que achei pouco abordada foi a questão da criação do hábito (O Poder do Hábito, leia esse livro), não tem muito conteúdo falando sobre você que quer empreender ter de criar um hábito que as vezes é, nada mais nada menos, que tratar todos os dias como se fosse segunda-feira, no days off. Porém o livro ganha muito na abordagem de que muitas pessoas, o governo, a vida em geral, vai lhe “bater” e então você vai ter de decidir se vai continuar ou parar ali no meio do caminho e que isso vai acontecer mais de uma vez, que é para estar preparado, que não vai ser fácil, porém gratificante quando o objetivo é alcançado. O livro fala também sobre ter consciência de que não é fácil para ninguém e que os “short cuts” vão aparecer, ou seja, os caminhos fáceis, como propinas, roubos, venda de produtos proibidos, entre outros. Esses são os caminhos fáceis de atingir os objetivos, porém o autor deixa claro que isso não vai lhe ajudar em nada e que pode lhe trazer problemas muito maiores do que quando você ainda não tinha as metas atingidas, com isso cito uma frase de Eric Thomas em que ele diz: “Tome cuidado para seu talento não lhe colocar em lugares que seu caráter não vai conseguir te manter”.
Achei que o autor conseguiu encaixar o assunto “Política” de uma forma compreensível no livro, de uma forma em que o governo não deve ser desculpa para o seu não movimento, a não atitude de fazer o que quer fazer. Fiquei um pouco preocupado quando comecei a ler os textos que envolvia política, pois se você acompanha o autor pela página do Geração de Valor no Facebook você sabe que ele as vezes gosta de mostrar que as coisas estão indo mal no país, até mesmo comparando com países que estão no fundo do posso, como Venezuela. Mas é claro que estamos cientes que a ideia dele é mostrar a realidade para alavancar a ação, de que isso não pode nos parar. Mas em minha opinião, mesmo sendo verdade e que devemos saber, as vezes é ruim para quem já está no processo árduo de empreender ter ainda de ficar consumindo notícias ruins, notícias que podem nos tirar aquele gás a mais no dia. Quando queremos realizar aquele objetivo, aquilo que está na mente a algum tempo, temos de enfrentar uma série de obstáculos, até mesmo a família algumas vezes e um grande inimigo que é a nossa mente e com isso se ficarmos alimentando o dia a dia com noticias do tipo “roubaram bilhões da maior empresa estatal do país”, “que ninguém vai realmente pagar a não ser o povo”… ai fica ainda mais difícil, então, para mim, mesmo parecendo egoísta, consumir esse tipo de conteúdo é absolutamente opcional, vou procrastinar esse consumo.
O livro tem alguns games (caça palavra, maze e palavra cruzada), o de palavra cruzada foi para mim disparado o mais difícil.
Bom, acho que é isso, o livro é muito mais do que falei acima, minha recomendação é: compre! Vai valer a pena. é o tipo de livro que você começa a a ler e a cada página quer saber o que tem na próxima. Algumas partes podem parecer ofensivas a pessoas que tem um trabalho normal, porém não, acredito que o objetivo dele é incentivar e não diminuir, é evidente isso no livro. Vou de cinco estrelas fácil.
Vlw.
Comentários Facebook