
Startup Weekend
(2617)

CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim

CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Eric Evans
EditoraAlta Books
Edição3ª
Ano2016
Páginas528

Então, a principio fiquei meio receoso quanto ao livro, pois "Startup Weekend" é o nome de um evento em que participantes pagam uma pequena taxa para participar e então desenvolvem uma ideia com sua equipe (que é definida no momento inicial do evento juntamente com a ideia) para entrega-la, se possível, dois dias depois, ou seja, o evento comessa na sexta-feira anoite e vai até o início da noite de Domingo, onde os membros das equipes apresentam o que conseguiram fazer para então os jurados definirem a equipe vencedora.
Mas enfim, me surpreendi, pois o livro é muito bom. Os autores deixam claro, baseado em exemplos de participantes dos eventos, que o trabalho em equipe e com as pessoas certas pode deixar a sua simples ideia se concretizar em um produto em muito pouco tempo. E as vezes as pessoas de sua equipe andam próximas a você, porém você ainda não as conhece, é isso que frequentemente acontece no Startup Weekend. E o mais hilário é que as equipes montam seus MVP (produto mínimo viável) em algumas horas (2 dias). Alguns projetos poderiam ser aqueles que levariam mêses devido a complexidade, mas com a ideia de MVP as coisas saem muito mais rápido. O livro enfatiza muito o lançamento de um MVP antes de querer lançar a ferramenta completa, os autores mostram que não é inteligente ter uma ideia (muitas vezes com várias funcionalidades), se prender em um quarto, garage ou escritório e ali ficar até que a ideia se torne o produto pensado inicialmente. O que os autores pregam é que deve-se fazer uma pesquisa de mercado mesmo sem o produto antes (se tiver o MVP dele será melhor) para então verificar se há o mínimo de demanda aceita para comessar assim a lançar os releases (se não tiver o MVP ainda, esse deve ser o primeiro release). A grande vantagem do MVP é que a ideia sai do papel muito mais rápido (no caso do Startup Weekend sai em dois dias, inacreditável) e assim se obtem o feedback mais rápidamente. Entenda o MVP como sendo lançado nesse caso a funcionalidade principal da ideia, pois se lançar o MVP com uma funcionalidade que não a principal a validação inicial da ideia vai por àgua a baixo.
Os autores procuram mostrar no livro também os passos que algumas startups de sucesso seguiram para atingir o mesmo. E uma coisa que notei e achei interessante é que os autores mostram que não há necessidade de criar algo completmente novo (oceano azul), alias eles mostram que há muitas startups que estão apenas melhorando ou adaptando ferramentas e serviços que já existem. Há muitos exemplos de pessoas que tinham apenas a ideia e nada de conhecimento técnico para implanta-la, porém com o Startup Weekend elas montaram uma equipe e desenvolveram a ideia (pelo menos o MVP da ideia). Em alguns casos as equipes continuaram juntas depois do evento e a ideia segui fazendo com virasse uma empresa.
Mas enfim, o livro é muito bom, pequeno (dá para ler em poucos dias - ou horas se você for faminto por leitura única) e de fácil entendimento. O que é notável é que a grande ideia do livro não é exaltar o evento Startup Weekend (não que não mereça) mas sim despertar o empreendedorismo ou incentivá-lo (caso o leitor já esteje nesse caminho), pois o principio dos gestores do evento é que o empreendedorismo é um dos importantes componetes que vai mudar o mundo para um lugar melhor (concordo plenamente). Então é isso, gostei bastante do livro, se você tem uma mente empreendedora vale muito a leitura dele. Vou de cinco estrelas (aliás só dou cinco estrelas ultimamente).
Vlw
Comentários Facebook