Startup Weekend

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Livros /Startup Weekend

Startup Weekend

Vinícius Thiengo
(1477)
Go-ahead
"Quando o passado chamá-lo, deixe ir para a caixa postal. Não tem nada de novo para lhe dizer."
Mandy Hale
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido
Capa do livro "Startup Weekend"
Título
Startup Weekend
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
Marc Nager, Clint Nelsen, Franck Nouyrigat
Editora
Alta Books
Ano
2012
Edição
Páginas
168

Então, a principio fiquei meio receoso quanto ao livro, pois "Startup Weekend" é o nome de um evento em que participantes pagam uma pequena taxa para participar e então desenvolvem uma ideia com sua equipe (que é definida no momento inicial do evento juntamente com a ideia) para entrega-la, se possível, dois dias depois, ou seja, o evento comessa na sexta-feira anoite e vai até o início da noite de Domingo, onde os membros das equipes apresentam o que conseguiram fazer para então os jurados definirem a equipe vencedora.

Mas enfim, me surpreendi, pois o livro é muito bom. Os autores deixam claro, baseado em exemplos de participantes dos eventos, que o trabalho em equipe e com as pessoas certas pode deixar a sua simples ideia se concretizar em um produto em muito pouco tempo. E as vezes as pessoas de sua equipe andam próximas a você, porém você ainda não as conhece, é isso que frequentemente acontece no Startup Weekend. E o mais hilário é que as equipes montam seus MVP (produto mínimo viável) em algumas horas (2 dias). Alguns projetos poderiam ser aqueles que levariam mêses devido a complexidade, mas com a ideia de MVP as coisas saem muito mais rápido. O livro enfatiza muito o lançamento de um MVP antes de querer lançar a ferramenta completa, os autores mostram que não é inteligente ter uma ideia (muitas vezes com várias funcionalidades), se prender em um quarto, garage ou escritório e ali ficar até que a ideia se torne o produto pensado inicialmente. O que os autores pregam é que deve-se fazer uma pesquisa de mercado mesmo sem o produto antes (se tiver o MVP dele será melhor) para então verificar se há o mínimo de demanda aceita para comessar assim a lançar os releases (se não tiver o MVP ainda, esse deve ser o primeiro release). A grande vantagem do MVP é que a ideia sai do papel muito mais rápido (no caso do Startup Weekend sai em dois dias, inacreditável) e assim se obtem o feedback mais rápidamente. Entenda o MVP como sendo lançado nesse caso a funcionalidade principal da ideia, pois se lançar o MVP com uma funcionalidade que não a principal a validação inicial da ideia vai por àgua a baixo.

Os autores procuram mostrar no livro também os passos que algumas startups de sucesso seguiram para atingir o mesmo. E uma coisa que notei e achei interessante é que os autores mostram que não há necessidade de criar algo completmente novo (oceano azul), alias eles mostram que há muitas startups que estão apenas melhorando ou adaptando ferramentas e serviços que já existem. Há muitos exemplos de pessoas que tinham apenas a ideia e nada de conhecimento técnico para implanta-la, porém com o Startup Weekend elas montaram uma equipe e desenvolveram a ideia (pelo menos o MVP da ideia). Em alguns casos as equipes continuaram juntas depois do evento e a ideia segui fazendo com virasse uma empresa.

Mas enfim, o livro é muito bom, pequeno (dá para ler em poucos dias - ou horas se você for faminto por leitura única) e de fácil entendimento. O que é notável é que a grande ideia do livro não é exaltar o evento Startup Weekend (não que não mereça) mas sim despertar o empreendedorismo ou incentivá-lo (caso o leitor já esteje nesse caminho), pois o principio dos gestores do evento é que o empreendedorismo é um dos importantes componetes que vai mudar o mundo para um lugar melhor (concordo plenamente). Então é isso, gostei bastante do livro, se você tem uma mente empreendedora vale muito a leitura dele. Vou de cinco estrelas (aliás só dou cinco estrelas ultimamente).

Vlw

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

Viral LoopViral LoopLivros
A Startup de $100A Startup de $100Livros
A Arte da Não ConformidadeA Arte da Não ConformidadeLivros
Pai Rico, Pai PobrePai Rico, Pai PobreLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...