A Estratégia do Oceano Azul

Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba grátis conteúdos Android sem precedentes! Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que eu poderei lhe enviar os conteúdos semanais exclusivos. Os artigos em PDF são entregues somente para os inscritos na lista.

Email inválido.
Blog /Livros /A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul

Vinícius Thiengo
(2512)
Go-ahead
"Ninguém se importa com o que você fez ontem. O que você fez hoje para melhorar?"
David Goggins
Kotlin Android
Capa do livro Mapas Android de Alta Qualidade - Masterização Android
TítuloMapas Android de Alta Qualidade - Masterização Android
CategoriasAndroid, Kotlin, Masterização, Especialização
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2020
Capítulos11
Páginas166
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba gratuitamente conteúdos Android sem precedentes!
Email inválido
Capa do livro A Estratégia do Oceano Azul
Título
A Estratégia do Oceano Azul
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
W. Chan Kim, Reneé Mauborgne
Editora
Campus
Ano
2005
Edição
28ª
Páginas
241

Então, já tinha ouvido muito falar desse livro, mas nada muito convincente que me levasse a compra-lo para ler. O livro começa um tanto quanto sem graça e motivação para continuar a leitura. No inicio da a entender que é um livro para empresários que querem desbravar novos setores ou reconstruir o setor atual de atuação, mas não, o livro vai esclarecendo, com o passar das páginas, qual é o propósito dele, e é para qualquer um que queira ou já empreende algo.


A grande ideia do livro é a inovação de valor para desbravar oceanos azuis. Os autores mostram a diferença entre a inovação tecnológica e a inovação de valor que a principio pode parecer trivial, mas (pelo menos para mim) não é, pois assim você já teria que ter conhecimento do que é inovação de valor, conceito que conheci apenas no livro. Segundo o livro Inovação de valor consiste em estudar os atributos do setor de atuação e então proporcionar nesse setor uma inovação na abordagem desses atributos, propiciando assim serviços ou produtos que resolvem o problema atualmente resolvido (no oceano vermelho) de maneira mais eficiente e única, pois está agora atuando em uma área sem concorrentes que é nada mais nada menos que o oceano azul.


Oceano azul, segundo os autores, é um novo setor ou área de um setor que há muita demanda, porém nenhuma oferta. Essa área ou setor é descoberta utilizando algumas ferramentas com a matriz de valor que permite identificar os atributos do setor que são mais enfatizados e perseguidos pelos concorrentes e quais são ocultos e podem oferecer uma solução mais eficiente para o problema atendido atualmente por todos que ofertam serviço ou produto no setor. Note que os atributos ocultos na verdade trabalham juntamente com alguns já utilizados no setor para assim montar uma estratégia de oceano azul. O oceano vermelho é o setor com os atributos convencionais já atendidos pelos ofertantes (as empresas) em que a diferenciação vem mais pelo preço ou por alguns atributos (muitos não muito significativos na resolução do problema) ao invés de ser uma maneira nova e mais eficiente de solucionar o problema, onde tanto o ofertante quanto o demandante saem ganhando, pois o ofertante tem muito demanda e nenhum concorrente e o demandante tem seu problema solucionado de uma maneira menos custosa, se enquadrando assim no oceano azul.


A parte mais interessante que achei no livro foi sobre o chefe de polícia de Nova York, Bill Bratton. Interessante que os autores mostram como ele montou sua estratégia baseado na inovação de valor para combater a criminalidade em Nova York na década de 90. A história do chefe de polícia juntamente com a inovação de valor é que nos permite realmente enxergar o potencial da estratégia do oceano azul, pois foi aplicado exatamente as estratégias para se obter o oceano azul. O chefe de polícia tinha mais de 30 mil polícias desanimados, taxa de criminalidade aumentando e estratégia de combate ao crime falha. Foi então que ele começou a estudar aonde os crimes mais ocorriam e designou a cada uma dos policias a autoridade sobre sua região, cada um era responsável pelo baixa na criminalidade de sua região, passeando o sentimento de maior autoridade a cada policial mostrando a importância dele na estratégia o conjunto. Vale ressaltar que os autores deixam claro a importância de envolver todos os stackholders na adoção da estratégia azul. Por meio de exemplos eles apresentam empresas que tinham tudo para adotar a estratégia do oceano azul com muito esmero, porém por não terem envolvido todos os stackholders a estratégia não foi para frente. E em outros casos, que tinham tudo para dar errado, os gerentes envolveram todos, até mesmo o corpo operacional, e então o resultado foi um oceano azul com muito lucro sendo atingido.


Mas é isso, o livro é muito bom, não se engane com o inicio chato e opressor indicando de maneira errônea que é um livro para empresários já bem estruturados. A única coisa que achei intimidante foi o linguajar do livro, a linguagem adotada é um tanto difícil de compreender se você já não tiver uma leitura habitual com esse tipo de livro. Vou de quatro estrelas devido a linguagem, mas mesmo assim vale muito a leitura.

Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba grátis conteúdos Android sem precedentes!
Email inválido

Relacionado

Viral LoopViral LoopLivros
A Arte da Não ConformidadeA Arte da Não ConformidadeLivros
Pai Rico, Pai PobrePai Rico, Pai PobreLivros
Startup WeekendStartup WeekendLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...