ScrollView e HorizontalScrollView no Android, Entendendo e Utilizando
(24532) (6)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vlad Khononov
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas320
Tudo bem?
No vídeo acima são apresentados dois importantes componentes visuais do Android que certamente, ao menos o componente de rolagem vertical, você estará utilizando assim que iniciar no desenvolvimento de aplicativos.
Vamos, passo a passo no vídeo, destrinchar os componentes ScrollView (rolagem vertical de conteúdo) e HorizontalScrollView (rolagem horizontal).
Há inúmeras características em comum e importantes entre esses dois componentes visuais, mas a seguir coloco as que precisam de mais destaque:
- Ambos os componentes podem ter somente um elemento filho direto. A imagem abaixo neste artigo vai ajudar a entender melhor está regra de negócio;
- O componente filho direto de ScrollView ou de HorizontalScrollView pode ter inúmeros outros elementos filhos, outras Views. Ou seja, a regra de "somente um filho direto" não é válida ao filho direto. Ao menos que o filho direto também tenha essa regra de negócio como parte dele;
- Ambos, ScrollView e HorizontalScrollView, permitem componentes com scroll sendo também elementos filhos.
Mesmo que pareça algo pouco importante dependendo do momento que você esteja vivenciando no desenvolvimento de apps Android. Mesmo que pareça isso, não se engane, pois:
Entender por complemento ao menos o componente ScrollView vai certamente ser uma skill muito útil para o desenvolvimento rápido e certeiro de seus futuros aplicativos Android.
Principalmente porque inúmeros componentes visuais que podem ter conteúdo maior do que a tela do aparelho (e isso é bem comum devido a diversidade de aprelhos Android em mercado).
Esses componentes (TextView é um deles) não têm scroll automático. Eles dependem de elementos como os dois apresentados aqui.
Segue diagrama esquema do ScrollView e do HorizontalScrollView:
Antes de partir para o trecho final do conteúdo, como dica:
Não deixe de também estudar a fundo o componente "irmão" dos dois apresentados aqui. Mais precisamente o componente NestedScrollView.
Vale informar que quando se falando de componentes visuais no Android é extremamente importante o domínio do assunto Material Design.
Abaixo vou deixar alguns links de outros conteúdos do Blog que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mundo Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha o desejo de aprender a criar apps Android, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog e canal, então não deixe de acessar a lista de estudos exclusiva em: Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog.
Não esqueça de se inscrever 📫na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos Android em primeira mão e também em formato PDF (esse formato é liberado somente para os inscritos na lista de e-mails).
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda muito útil.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre ScrollView e HorizontalScrollView ainda estar atual e ser de extrema importância para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
Documentação oficial ScrollView Android
Documentação oficial HorizontalScrollView Android
Comentários Facebook