PHP Moderno - Novos Recursos e Boas Práticas

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Livros /PHP Moderno - Novos Recursos e Boas Práticas

PHP Moderno - Novos Recursos e Boas Práticas

Vinícius Thiengo
(3202) (19) (4)
Go-ahead
"Tenha o fim de seu projeto em mente e todos os dias se certifique de que seu trabalho está indo em direção a ele."
Ryan Allis
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido
Capa do livro PHP Moderno
Título
PHP Moderno - Novos Recursos e Boas Práticas
Categoria
PHP
Autor(es)
Josh Lockhart
Editora
Novatec
Ano
2015
Edição
Páginas
296

Opa, blz?

Terminei a leitura do livro “PHP Moderno - Novos Recursos e Boas Práticas” de Josh Lockhart, editora Novatec. Desde já informo que minha primeira linguagem de programação é PHP, depois acredito que venha JavaScript - jQuery - e então Java. Já a um tempo acompanhando os conteúdos de PHP e Web em geral, lendo livros e cia. fiquei surpreso com a leitura desse livro, na verdade em saber que tinha um “caminhão” de conteúdo, ferramentas de apoio e funcionalidades da linguagem que eu ainda não sabia que existia, algumas até muito importantes para o bom funcionamento do sistema em geral, como o servidor de filas em paralelo ao servidor de execução do PHP para realizar tarefas como conversão de vídeo ou upload para servidor de conteúdo estático (AWS S3).

O autor é um evangelista no PHP e também o criador do framework PHP, Slim (http://www.slimframework.com/) e do site PHP The Right Way (http://www.phptherightway.com/). Somente de ser o criador de um framework o leitor já fica interessado em saber o que vem pela frente na leitura do livro. O autor se preocupa em apresentar conteúdos não somente porque são novos, mas porque melhoram o desempenho dos scripts PHP e aumentam a produção dos developers, como, por exemplo, a utilização de componentes do Packagist (https://packagist.org/) baixados com o Composer (https://getcomposer.org/), esse último é uma baita mão na roda, developers PHP têm que saber trabalhar com o Composer e também saber buscar componentes no Packagist (minha opinião, devido ao aumento na produção e qualidade no desenvolvimento do software). O autor não esquece de abordar um conteúdo que não vejo sendo muito seguido, apesar de discutido, padrões no dev PHP, no caso os PSRs, ele comenta o que são os PSRs (PHP Standards Recommendation) e vai com uma bela explicação do PSR-0 até o PSR-4. Pelas letras e se tratando de programação, as vezes pode até parecer coisa complexa, mas na verdade é bem simples, algo como: colocar as chaves de seu bloco de código no lugar correto em seu script. Assuntos como Namespace, Traits e Closures apesar de serem atuais não são os mais interessantes do livro, até achei que o autor gastou boas páginas neles quando poderia dar um foco maior em outras partes, como por exemplo, a instalação e configuração do Capistrano (http://capistranorb.com/) ou a importância na escolha da IDE certa para o desenvolvimento de aplicações PHP profissionais.

Achei interessante também que o PDO ainda é a escolha recomendada (a tempos já) quando se tratando de acesso a base de dados nos scripts PHP, apesar de muitas entidades novas na linguagem, o PDO ainda persisti, que é sim uma bela ferramenta no PHP. O conteúdo sobre santinizadores e validadores ficou show de bola, achei que faltou um pouco de tratamento de uploads de arquivos binários (imagens, vídeos, áudios, …), se o autor abordasse mais sobre esse assunto, como acelerar o upload tendo a mesma conexão de Internet e por ai vai, seria ainda melhor. O conteúdo sobre o tratamento de Exceptions também ficou bem proveitoso. O tratamento de Exceptions no PHP vejo como o uso de Orientação a Objetos na linguagem, muitos sabem que tem, sabem da importância, porém (ao menos o que vejo em blogs e seguidores que entram em contato aqui no Blog) não são todos que utilizam, caso que é inevitável quando programando em Java, por exemplo.

O capítulo de testes achei desnecessário, pois o autor apenas apresenta as ferramentas que tem disponíveis (algumas, e também trabalha alguns exemplos com o PHPUnit) e esse é um assunto que (acredito eu) os developers do sistema já têm em mente no momento do desenvolvimento, sabendo então se vão ou não adotar a política de testes no dev, se sim, com uma simples “googlada" é possível encontrar excelentes libs e tutorias, pois testes e segurança são assuntos que vejo sendo abordados com maestria em blogs, repositórios e vídeos. A parte de profiling, provisionamento e ajustes no php.ini com explicação do porquê dos ajustes ficou também fora de série, apesar de eu achar que o Capistrano deveria ter tido mais conteúdo, mas nada que não deixe o PHP developer já atento ao aumento na produção com o uso do Capistrano.

Sem sombra de dúvidas, os conteúdos chave e que vão dar um belo up no knowledge do developer caso ele ainda não tenha familiaridade, são: NGINX, PHP-FPM, HHVM e linguagem (dialeto PHP) HACK. Eu já tinha ouvido falar do NGINX, mas com foco também nos estudos sobre Android apenas dei de ombros (belo mistake), o NGINX é sim melhor que o convencional e muito utilizado servidor Apache segundo os dados apresentados no livro. Instalei o NGINX no AMI EC2 da AWS e aparentemente é sim melhor opção, até mesmo pela facilidade na configuração, porém faltou o autor falar sobre como realizar o equivalente no NGINX ao que temos com os arquivos .htaccess do Apache, pois é uma feature bastante utilizada no Apache (o Blog utiliza) e que aparentemente não é trivial de utilizar no NGINX. Li uma postagem do próprio site / wiki do NGINX (http://wiki.nginx.org/LikeApache-htaccess) sobre o problema que é a utilização do .htaccess no Apache (eles mostram números), porém esqueceram de mostrar a forma melhorada no uso da mesma feature no NGINX, bom, com os estudos vou descobrir como fazer isso, no momento, no big deal. PHP-FPM deixando a velocidade de interpretação dos codes PHP muito mais eficiente. O autor comenta e mostra como instalá-lo, show de bola também. HHVM (http://hhvm.com/) e linguagem HACK (http://hacklang.org/), o autor aborda bem esses assuntos, Facebook de parabéns em liberar as ferramentas que eles mesmos desenvolvem e utilizam nos sistemas deles, está sendo assim também com o Android. HHVM junto ao HACK da um poder de processamento aos algoritmos HACK (que é quase o PHP, um pouco mais evoluído e trabalhando com tipagem estática) muito maior que o Zend-Engine com o PHP ou PHP-FPM. Algo que o autor concluiu e concordo é que o HHVM/HACK não vai vir para substituir o Zend-Engine/PHP e sim criar a concorrência que ele precisava para evoluir e então tornar os scripts e interpreters PHP cada vez mais robustos, tomara que eles briguem para assumir a ponta e com isso o mundo PHP se tornar cada vez mais atual quando comparado as novas linguagens que surgem.

Quase esquecendo, o conteúdo sobre simulação de processamento Multi-Thread no PHP com a utilização da lib php-resque de Chris Boulton (eu utilizo hoje a lib de mjphaynes, ela utiliza a lib php-resque, porém com uma interface de programacão mais robusta quanto as funcionalidades possíveis) e o servidor de filas Redis (http://redis.io/) é o assunto que recomendo você developer PHP terminar aqui a leitura e já ir estudando para implementar em seus algoritmos PHP, principalmente se você é o responsável por scripts PHP que trabalham com upload e conversão de dados binários no lado servidor, tipo de script que tende a dar um delay grande na resposta ao user de sua aplicação. Para um estudo melhor do PHP trabalhando em paralelo a um servidor de filas, veja a série desse blog (http://kamisama.me/2012/10/09/background-jobs-with-php-and-resque-part-1-introduction/), posts de muita qualidade. Para acessar as libs que mencionei acima, siga os links: php-resque (https://github.com/chrisboulton/php-resque) e mjphaynes / php-resque (https://github.com/mjphaynes/php-resque).

Então é isso, o livro é muito bom para você que é developer PHP, digo até que é leitura obrigatória se você não conhecia os conteúdos que comentei acima. O livro é pequeno e a intenção dele é realmente apresentar os conteúdos modernos do PHP, sem muita explicação com código. Se você está começando no PHP recomendo primeiro que estude a base, como utilizá-lo, como trabalhar com auxilio do SGBD MySQL, … uma leitura boa de inicio seria o “Use a Cabeça! PHP com MySQL” (), logo depois a leitura do livro “PHP Moderno” cairia como uma luva. Você pode também acompanhar o conteúdo sobre o PHP mais atual no site em português PHP do Jeito Certo (http://br.phptherightway.com/). Sem mais delongas, o livro é fácil 5 estrelas. Caso for compra-lo, na Novatec (http://novatec.com.br/) você consegue 20% de desconto utilizando o código THIENGO.

Vlw

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

O Jeito Zuckerberg de Fazer NegóciosO Jeito Zuckerberg de Fazer NegóciosLivros
Geração de ValorGeração de ValorLivros
StartStartLivros
E-Commerce com PHP e MySQLE-Commerce com PHP e MySQLLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (19)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
Ricardo Duarte (0) (0)
28/04/2016
Vinícius, tenho uma dúvida que já passa de uns 3 meses e até agora não encontrei um caminho e até mesmo a luz do fim do túnel. Você sabe me dizer como estes programadores fazem aquelas galerias de vídeos como a do youtube quando você faz o primeiro acesso ao site ou mesmo a do xvid... ? Qual tecnologias eles usam? São muitas? É possível fazer com php? O que você recomenda?

Obrigado pelo seu tempo e atenção..
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
29/04/2016
Fala Ricardo, blz?
Vc diz os vídeos de sugestão ao lado do conteúdo principal do site? Se sim, provavelmente tem "n" formas de fazer isso, porém a mais provável é utilizando cookies. Sua máquina, de acordo com o que acessa, vai acumulando cookies para informar seu gosto aos scripts do youtube, dessa forma ele consegue lhe sugerir algo que vc realmente queira consumir. Era isso? Abraço
Responder
RICARDO (1) (0)
29/04/2016
Essa idéia vai ajudar sim em uma versão mais aprimorada do site, mas por enquanto eu queria saber o que devo aprender para criar uma galeria de vídeos simples onde apresentaria um 30 thumbinal, onde de baixo de cada um tenha um joinha para ranking. Outra coisa quando clicar no thumbinal aparece um player, que ao clicar executasse um vídeo na página... como o youtube faz, sendo que tivesse abaixo da apresentação dos 30 vídeos apresentados em thumbinal números ou voltar e avançar para apresentação de mais 30 thumbinais de vídeos..

Desculpa aí pelo jeito embaraço de apresentar essa ideia....

Obrigado pela atenção...
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
01/05/2016
Ricardo, vou falar as tecnologias, pois o algoritmo vc vai bolar assim que for estudando.

O HTML5 é fundamental, o CSS tb. Para trabalhar com player, o HTML5 tem um próprio player de vídeo, mas o suporte dele é ainda duvidoso, logo utilize um que tenha ao menos uma versão gratuita e seja confiável, o JWPlayer (https://www.jwplayer.com/ ) é desses.

Para script frontend o estudo do JavaScript é fundamental, porém não quebre a cabeça mt com ele, aprenda o básico (faça um simples script de somar) e depois parta para utiliza-lo via library, como jQuery ou AngularJS, a produção é bem maior com essas libraries.

Para backend pode utilizar o PHP, é bem simples de aprender. Porém já ouvi falar que o Ruby é ainda mais tranquilo e produtivo. Abraço
Responder
Ricardo Duarte (1) (0)
01/05/2016
Blz Vinícius. Então mãos a obra....

Obrigado.
Responder
Vitor Brangioni (1) (0)
11/11/2015
Vinicius, aprendi php no meu curso técnico. Tenho uma noção básica de php e mysql.  Estou querendo focar em php e com isso estou querendo começar a ler livros sobre a linguagem informada. Qual livro você me indica para começar a ler? abraços!
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
12/11/2015
Responder
13/10/2015
Muito boa sua conclusão. Me empresta o livro? Juro que devolvo. Tom sem $$ para comprar agora. :(

Um abraço
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
17/10/2015
Fala Fábio, no deal! Além de "n" outros fatores o mais importante é que a Novatec trabalha em parceria com o Blog quando fornecendo os livros para que a marca dela e dos livros dela cresça no mercado, se eu ficar emprestando os livros isso pode ser ruim no lucro deles e consequentemente eles parem de fornecer os livros... Abraço
Responder
17/10/2015
kkkk. Eu estou brincando. Já comprei o meu e estou ansioso para ler logo.
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
17/10/2015
Puts! Fiquei preocupado com a resposta... achei que tinham sido vários xingamentos... mas enfim, o livro é mt bom, apesar de não adotar o paradigma Orientado a Objetos. De qualquer forma, se é do PHP e estiver interessado em e-commerce, dê uma olhada tb no WordPress com o Plugin Woocommerce (http://www.woothemes.com/woocommerce/ ). Abraço
Responder
17/10/2015
Ah bacana. Então, o meu foco agora é dominar PHP. Fiz um curso em uma escola online ai, mas ficou um pouco a desejar. O livro aborda algo sobre o PHP 7?
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
17/10/2015
Não aborda, o PHP 7 é mt novo, provavelmente sé em inglês. Um livro bem atual sobre PHP e em português é o PHP Moderno (http://www.thiengo.com.br/php-moderno-novos-recursos-e-boas-praticas ), li tb e é show de bola, as dicas são mt boas. Uma dica que dou é utilizar um excelente IDE, hj estou com o PHPStorm, sou developer PHP profissional e ele aumentou em mt minha produção, td integrado (até bd remoto), o deploy com meu server ainda não implementei, mas se não me engano é possível tb. O problema é que não é gratuito (primeiro mês apenas, depois terá de desembolsar $ 99,00, quase R$ 400,00, mas pelo custo beneficio vale a pena), mas como está buscando se aprofundar no assunto acredito ser um belo investimento. Não sei se sabe, mas na Novatec se vc comprar com o código THIENGO terá 20% de desconto. Abraço
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
17/10/2015
Viajei, conversei contigo imaginando que estava nessa página (http://www.thiengo.com.br/e-commerce-com-php-e-mysql ), mas não... foi mal, esquece a dica de e-commerce. Abraço
Responder
15/08/2015
Sempre quis aprender programacao nativa e hj trabalho como dev mobile gracas a muitos videos do thiengo. Serei eternamente grato por esse especialista.
Responder
cliodao (2) (0)
13/08/2015
Nossa Thiengo, como vc consegue saber de tanta coisa distinta! Eu mal consigo acompanhar sua série de Android Material Design....mas desistir é pros fracos, vamos em frente ! Obrigado.
Responder
Vinícius Thiengo (4) (0)
14/08/2015
É prática... vamos em frente!
Responder
caiovitor.santos (3) (0)
14/08/2015
Estou como vc, Cliodao. Vamos em frente kk
Responder
cliodao (3) (0)
15/08/2015
Isso aew Caio Vitor !
Responder