Mentes Brilhantes - Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Livros /Mentes Brilhantes - Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro

Mentes Brilhantes - Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro

Vinícius Thiengo
(2575)
Go-ahead
"Tenha o fim de seu projeto em mente e todos os dias se certifique de que seu trabalho está indo em direção a ele."
Ryan Allis
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido
Capa do livro Mentes Brilhantes de Alberto Dell'Isola
Título
Mentes Brilhantes - Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
Alberto Dell'Isola
Editora
Universo dos Livros
Ano
2012
Edição
Páginas
208

Opa, blz?

Terminei a leitura de mais um belo livro, “Mentes Brilhantes - Como Desenvolver Todo o Potencial do Seu Cérebro” de Alberto Dell’Isola, editora Universo dos Livros. Muito do que fez eu comprar esse livro (e o “Mentes Geniais”, também do mesmo autor) foi o texto logo abaixo do nome do autor na capa do livro: “O homem-memória brasileiro”. Com o intuito de tirar mais de meu cérebro estou estudando livros (e aplicando as técnicas) que ensinam como nós aprendemos e a ter foco no queremos aprender / construir, confesso que está sendo prazeroso, são conteúdos ricos e fáceis de compreender, o “regulador de leitura” é banal de tão barato e eficiente (é gratis).

Bom, o autor traz com o livro maneiras de nós podermos aumentar nosso poder de memorização, compreensão e criatividade, de nosso cérebro, frequentemente citando estudos e técnicas o autor não deixa de de vez em quando chamar a atenção do leitor para alguma atividade, como por exemplo quando você leitor é solicitado a dar a cada número (0 a 9) uma figura correspondente e então utilizar as figuras para gravar números na mente quando necessário. Fiz o exercício e fui para a prática, tenho um sério problema para gravar números de telefones, logo pedi minha mãe para me informar o número de telefone de minha avó, até agora sei o número, segue: cinto, cinto, infinito, infinito, coração, serpente, serpente, coração, lápis. Traduzindo: 998-825-521. Acredite, funciona, de primeira já funciona. O macete está em você definir as imagens que você acha que são parecidas com os números, tanto que as imagens relacionadas apresentadas no livro são diferentes das que eu defini para mim (a maioria). Se tem o livro e quiser dar um jump, essa parte está no capítulo 3, de números.

Na parte de criatividade, pelo menos no capítulo de inicio sobre o assunto, onde são apresentadas as histórias de personalidades famosas pela criatividade, o interessante é que muitas delas tiveram o momento “eureca” quando estavam totalmente sem foco no assunto que estavam se dedicando anteriormente, para enfim encontrar uma solução / explicação. Outra parte interessante no assunto criatividade é que na capítulo sobre Aumentar a Criatividade (capítulo 7) o autor lhe da alguns métodos do que você deve fazer para que esse aumento aconteça, e um desses métodos pode até parecer confuso, que é para nós sermos também céticos e consequentemente não aceitarmos uma criação logo como inovação e nem mesmo rejeitarmos devido a ser uma grande novidade, com isso o autor entrega como exemplo a história do Raio-X (que teve comentários sobre que não iria dar certo) e da Telepatia (que foi constatado não ser possível, pelo menos até o momento). Tem ainda mais conteúdo sobre criatividade no livro, na ultimo capítulo de Criatividade tem além da discussão sobre assuntos que bloqueiam a criatividade o discurso de Steve Jobs em Stanford, belo discussão por sinal.

O autor aborda muito conteúdo sobre Brainstorming, se você frequentou ou ainda frequenta as cadeiras da faculdade já deve ter visto esse assunto “n” vezes. Apesar de eu não ser muito fã de brainstorming como hábito, digo, uma vez ao dia, por exemplo, o conteúdo foi abordado com maestria, pois autor não simplesmente falou o que é, ele apresenta técnicas de brainstorming, tanto técnicas individuais como em grupo. Sempre com (além de outros princípios) o principio de que não se deve colocar barreiras para qualquer ideia que é comentada na fase de geração de ideias e então na fase de avaliação de ideias, baseadando-se em tempo, dinheiro e capacidade, ficar apenas com algumas e decidir então qual seguir para implementar. Uma parte interessante é que o autor informa que é melhor não colocar profissionais de cargos elevados junto a profissionais de cargos mais baixos na empresa, para evitar o bloqueio de ideias (de forma implícita) por parte dos de cargos mais baixos. Eu até então pensava que o brainstorming era o momento de juntar todos para então sair, literalmente, “chutando” ideias que vinham a mente baseado no contexto definido, mas não, tem até mesmo um número máximo de participantes que o autor indica para cada técnica. Nas técnicas de grupo têm antes da reunião final entre grupos, a definição das ideias dos participantes do grupo, a discussão dentro do grupo e então a discussão entre grupos, isso tudo em torno dos 30-45 minutos, that’s tough! Mesmo não curtindo muito o tratamento de brainstorming como hábito dentro da empresa, tentar as técnicas mencionadas ao menos para saber qual se sai melhor pode sim ser uma boa escolha.

O autor faz uma passagem rápida pelo assunto Mapas Mentais, assunto que se ainda não conhece, o método de aprendizado com mapas mentais, recomendo que dê uma olhada nesse assunto, pois os efeitos podem ser muito bons depois de um período de prática. E então chega na parte que achei a mais valiosa do livro, Leitura Dinâmica. Primeiro ele já inicia detonando cursos que prometem que você termine lendo entre 2000 e 25000 palavras por minuto e com compreensão. Uma das formas de mostrar que esses cursos são fakes foi mostrando o resultado do torneio de leitura dinâmica, realizado na Inglaterra em 2003, onde a vencedora não passou das 2500 palavras por minuto. Nessa parte o autor também comenta sobre a importância na volta ao conteúdo estudado, no caso somente para lembrar os tópicos chaves para então ir fixando todo o conteúdo, isso é chato, mas também recomendo, pois recentemente tive de ler um livro pela segunda vez, “AWS Para Desenvolvedores”, e o resultado foi muito bom, pois precisa entender mais sobre a AWS para algumas implementações que estou fazendo e meu ponto fraco sempre foi a configuração do servidor para sistemas Web e mobile, agora as coisas estão ficando um pouco melhores. E enfim o autor chega no “Regulador de Leitura”, o meu é meu dedo indicador da mão direita. basicamente é você ler acompanhando junto seu dedo, caneta, lápis … logo abaixo do texto sendo lido, isso evita que perdemos a constância na velocidade da leitura (facilmente você verá a velocidade aumentar) e fica mais fácil voltar o foco na leitura e compreensão caso a mente comece a devagar. O resultado é imediato, no momento que cheguei a essa parte apliquei a técnica e em pouco tempo já tinha quebrado minha média de páginas lidas e compreendidas no mesmo tempo utilizado na modelo convencional anteriormente (alias dupliquei o número). O autor dá ainda um script de como aumentar ainda mais sua velocidade de leitura (que já estou seguindo), cada passo e o tempo necessário para ter já os resultados. Segundo ele, em torno de um mês, com o método aplicado e evoluído de forma disciplinada os resultados são impressionantes. O curto prazo para já ter resultado é que é show de bola. O autor ainda fala sobre um método ainda mais poderoso, o Metrônomo, mas esse vou me dedicar somente depois do método com o Regulador de Leitura estar bem evoluído.

Bom, o livro é show bola, nas considerações finais o autor enfatiza que temos de arriscar mais, criar mais… puta incentivo. Achei que faltou ele falar sobre os resultados na produção do indivíduo quando ele se sente bem, algo abordado no livro “Foco” de Daniel Goleman quando ele frequentemente fala sobre empatia e algo que realmente concordo. E apesar de o autor mostrar que realmente estudar algo e ao mesmo tempo ouvir música ou ver TV é mito (concordo), você não está aprendendo nem de perto com eficiência, pois nosso cérebro não foi feito para ter foco em mais de uma tarefa. Ele não falou sobre a produção aumentada quando em tarefas já conhecidas, digo, onde se tem o conhecimento necessário para finaliza-la, utilizar, por exemplo, head-phones para seguir a tarefa, em meu caso, quando estou desenvolvendo algo que sei como seguir sem precisar estudar nada de novo, o resultado tende a ser melhor e muito mais rápido quando com head-phones e nesse post How Music Affects Your Productivity (http://www.helpscout.net/blog/music-productivity/) tem uma bela e curta explicação baseada em pesquisas de que dependendo da situação (em muitos casos quando falando de desenvolvedores de software) a produção tende a ser bem maior com o uso de head-phones. Então é isso, recomendo que estude mais seu cérebro, entender como ele funciona, utilize o regulador de leitura, leia o livro, é show de bola de mais. Cinco estrelas fácil.

Vlw 

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

StartStartLivros
E-Commerce com PHP e MySQLE-Commerce com PHP e MySQLLivros
PHP Moderno - Novos Recursos e Boas PráticasPHP Moderno - Novos Recursos e Boas PráticasLivros
FocoFocoLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...