ListView: Entendendo e Utilizando no Android
(10109) (27)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Tudo bem?
Na vídeo aula acima nós vamos, passo a passo, destrinchar um dos principais e primeiros frameworks de lista Android, estamos falando do ListView.
Este que foi por muito tempo o componente visual mais utilizado em aplicativos Android.
Pois era a melhor opção que não implicava o uso obrigatório de uma atividade (ListActivity) ou no uso obrigatório do modelo em "grid" (GridView e GridLayout) ao invés do modelo em "lista vertical".
De qualquer forma, o ListView, apesar de ser um componente de listagem de itens com uma fácil configuração e de fácil personalização.
Apesar disso eu fortemente recomendo que além de conhecer o ListView você também invista tempo para entender e dominar o mais eficiente framework de lista hoje em dia no desenvolvimento Android, o RecyclerView.
RecyclerView que na verdade, já faz alguns anos (este framework foi lançado no Google I/O de 2014, 25 de Junho), é a melhor opção para listar não somente itens em lista, mas também em grid.
Note que quando eu cito o RecyclerView eu não estou de forma alguma descartando a necessidade de também conhecer o ListView.
Pois certamente, ao menos em projetos Android mais antigos, você o encontrará com frequência.
E, já citando a vídeo aula acima, o conteúdo aqui é um "introdutório com o pé direito".
Ou seja, logo depois de finalizar está aula é prudente ao menos assistir em seguida a aula sobre o BaseAdapter do ListView.
Pois é com o BaseAdapter que você desenvolvedor Android trabalha a implementação do padrão ViewHolder nesse framework de lista.
Já liberando um spoiler:
É com este padrão que o consumo de memória do seu aplicativo diminui consideravelmente e os riscos de um vazamento de memória (memory leak) se tornam mínimos.
E... antes que você siga para a aula.
Antes disso, não utilize nem o ListView e nem mesmo o RecyclerView para a lista de preferências de configurações de seu aplicativo.
Caso você precise disso, então utilize o Preferences que é um recurso nativo Android justamente para: listagem de preferências do usuário no aplicativo.
E, novamente, antes que eu me esqueça...
... como estamos neste artigo aula falando de um componente visual, ListView, é prudente lhe informar que o conhecimento e domínio do Material Design Android também é de grande importância.
Antes de finalizar, vou deixar abaixo alguns links de outros artigos do Blog, também com vídeos, que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mundo do desenvolvimento Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha o desejo de aprender a criar apps Android, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog, então não deixe de acessar a lista gratuita de estudos em:
Não esqueça de se inscrever 📫 na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos Android exclusivos, liberados semanalmente... e também em suas versões em PDF (versões em PDF são liberadas somente aos inscritos da lista de e-mails).
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades disponibilizadas em vídeo aula.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode colocar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar do conteúdo da vídeo aula deste artigo estar utilizando o IDE Eclipse 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio IDE 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda muito válido.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre o framework de lista ListView ainda estar atual e ser de grande importância para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fonte
Documentação oficial Android ListView
Comentários Facebook