Entendendo e Utilizando IntentFilter no Android
(6647)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vaughn Vernon
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas160
Tudo bem?
No vídeo acima é apresentado o que é e qual a importância da classe IntentFilter (filtro de intenção - Intent).
Já lhe adianto que a IntentFilter não tem o grau de importância que uma atividade ou uma Intent têm, mas é com o filtro de intenção, por exemplo, que nós desenvolvedores Android conseguimos definir qual aplicativo de terceiro abrir via Intent.
E também em como responder a chamadas de intenção realizadas em apps de terceiros, isso com definição em BroadcastReciever interno ao nosso aplicativo.
Preste atenção:
Apesar de nos parágrafos anteriores, e em parte do vídeo, terem informações que não expressam tamanha importância sobre a entidade IntentFilter, não se engane, apenas fiz um pequeno comparativo com duas das principais entidades Android, atividade e Intent.
Porém o domínio de intenções no Android, as Intents, algo necessário para qualquer nível de desenvolvedor de aplicativos deste sistema operacional mobile do Google, somente vem com o domínio do filtro de intenções, IntentFilter.
Um ponto do vídeo que já vale chamar atenção aqui em artigo é: a importância da categoria DEFAULT caso em seu aplicativo tenha sido definida apenas uma ação ou definida também uma categoria personalizada. Fique bem atento a está parte do vídeo.
E ressalto que a apresentação da entidade IntentFilter, no vídeo, é dentro do escopo de atividades, digo isso, pois a IntentFilter pode ser utilizada em inúmeros outros contextos.
Um outro contexto comum é o do BroadcastReceiver, como abordo no artigo desta entidade em: BroadcastReceiver no Android, Executando Tarefas no Background.
Antes de finalizar o artigo, deixo a seguir alguns links de outros conteúdos do Blog, com vídeos, que lhe colocarão em dia com o que há de novo no desenvolvimento Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a construir apps Android, ou evoluir nesta área, também com os conteúdos free do Blog, então não deixe de acessar a lista exclusiva de estudos em: Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog.
E... não esqueça de se inscrever 📫 na lista de e-mails do Blog para receber todos os conteúdos exclusivos Android em primeira mão... e também em suas versões PDF (disponíveis gratuitamente apenas aos incritos da lista de e-mails).
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades disponíveis lá e aqui no Blog.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar de o conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda muito útil.
AndroidX
Apesar deste conteúdo sobre IntentFilter ainda estar atual e ser importante para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
IntentFilter - documentação oficial Android
Elemento <intent-filter> - documentação oficial Android
Comentários Facebook