RecyclerView, Material Design Android - Parte 2
(24280) (111)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Kent Beck
EditoraNovatec
Edição1ª
Ano2024
Páginas112
Tudo bem?
No vídeo acima daremos continuidade a série de vídeos sobre o Material Design no Android, desta vez falando sobre o melhor framework de lista deste sistema operacional mobile, melhor em termos de performance, principalmente de performance em relação ao espaço de memória disponibilizado ao aplicativo. Falaremos sobre o componente RecyclerView.
Componente que veio para substituir os antigos e muito utilizados frameworks de lista: ListView e GridView. Substituir inclusive as entidades de apoio a ambos os frameworks, entidades como o SimpleAdapter.
Devido a algumas implementações internas já presentes no RecyclerView, facilitando ainda mais a vida do desenvolvedor que escolhe utilizar este componente, ele se torna muito mais eficiente do que às duas antigas outras opções de framework de lista, ListView e GridView, que ainda não estão depreciadas.
Note que se você já utiliza ou o ListView ou o GridView, será provavelmente impactante descobrir que a implementação do padrão ViewHolder do RecyclerView é sim muito similar à implementação deste mesmo padrão nos outros dois frameworks de lista, mas a melhora de performance quando utilizando o RecyclerView vai além de somente o uso do ViewHolder.
Vale ressaltar que quando citamos ListView e GridView, que são componentes que ainda podem ser utilizados, pois não estão depreciados, nem mesmo sinalizados como possíveis APIs a serem depreciadas, estamos citando também, mesmo que implicitamente, as atividades ListActivity e GridLayout, que fazem uso destes componentes.
Voltando ao RecyclerView... uma das grandes vantagens no uso deste framework de lista é o trabalho com LayoutManager, entidade que permite mudar a configuração de apresentação de itens (lista ou grid) com uma simples mudança de objeto de LayoutManager, sem a necessidade de mudar todo o framework de lista em uso, algo que ocorre na transição de ListView para GridView e vice-versa.
Como acontece com os outros dois frameworks de lista, o RecyclerView também precisa de entidades extras para poder funcionar. Aqui temos:
- LayoutManager (no vídeo trabalharemos com o LinearLayoutManager) que é responsável pela redenrização da View de cada item na tela do aparelho;
- Adapter que é responsável por vincular os dados da lista de objetos passada a ele, vincular à View (que será a View, layout, de cada item do RecyclerView) e então enviar essa View ao LayoutManager;
- ViewHolder que é responsável pela cache das Views criadas no método onCreateViewHolder() para posteriormente reutiliza-las.
Importante: no vídeo eu acabei pulando a parte de apresentação do RecyclerView na horizontal. Mas, acredite, é muito simples a alteração. Basta ir na mesma linha em que coloquei LinearLayoutManager.VERTICAL e alterar para LinearLayoutManager.HORIZONTAL.
Outro ponto importante: fique atento quanto a implementação do ouvidor de clique no RecyclerView, pois até a época de construção desta aula não havia um método simples para está funcionalidade, e o que está sendo apresentado em vídeo é ainda válido.
As implementações dos outros LayoutManagers e do CardView já estão disponíveis nesta série sobre o Material Design Android.
E como um último inventivo:
Mesmo que o RecyclerView seja um framework de lista que exija mais codificação boilerplate, ele é sim muito mais eficiente do que as outras duas principais opções e tende a melhorar a experiência do usuário de seu aplicativo Android.
Antes de finalizar mais este artigo (não deixe de assistir à vídeo aula), deixo a seguir alguns links de conteúdos aqui do Blog, com vídeos, que lhe colocarão em dia com o que há de novo no desenvolvimento mobile:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a construir projetos Android, ou evoluir nesta área, também com os conteúdos gratuitos do Blog, então não deixe de acessar a lista de estudos em: Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog.
E... não esqueça de se inscrever 📫na lista de e-mails do Blog para receber todos os conteúdos Android em primeira mão.
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades disponíveis lá e aqui no Blog.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe respondo.
Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, na seção "Download".
Abraço.
Aula anterior
Está, "RecyclerView, Material Design Android - Parte 2", é a 2ª aula da série Material Design no Android. A aula anterior, caso você ainda não tenha estudado, que também contém vídeo e artigo, é a seguinte:
Próxima aula
A próxima aula a está, a 3ª aula, é a seguinte:
É importante que você siga todas as aulas na ordem correta para poder tirar o máximo da série e assim evoluir como esperado no mundo do desenvolvimento de aplicativos Android.
Códigos do projeto
Para ter acesso aos códigos completos do projeto desenvolvido na série Android Material Design, basta entrar nos repositórios GitHub a seguir:
- Projeto lado Android ➙ https://github.com/viniciusthiengo/tc-material-design;
- Projeto lado Web ➙ https://github.com/viniciusthiengo/tc-material-design-web.
Fontes
Create a List with RecyclerView
RecyclerView - documentação oficial Android
RecyclerView.LayoutManager — Material Design for Pre-Lollipop Devices!
LinearLayoutManager - documentação oficial Android
RecyclerView.Adapter - documentação oficial material Design
RecyclerView.ViewHolder - documentação oficial Android
Grokking Android - A First Glance at Android’s RecyclerView
Comentários Facebook