DialogFragment no Android, Entendendo e Utilizando
(10742) (29)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Tudo bem?
Na vídeo aula acima será apresentado como implementar uma caixa de diálogo como uma Light Box (ou Modal Box) e também como uma Splash Screen (ou Loading Screen) em projetos Android. Isso utilizando a API DialogFragment.
Ai você pergunta: mas Thiengo, aparentemente o uso da DialogFragment para caixas de diálogo é menos simples do que o uso da API AlertDialog, certo?
Sim, é isso. Porém as caixas de diálogo, independente do objetivo delas em projeto, têm de ser acionadas por alguma entidade host. Essa entidade host tende a ser ou uma atividade ou um fragmento.
E em muitos casos a entidade host já tem seus próprios algoritmos, mesmo quando o projeto é todo desenvolvido em camadas.
Aonde eu quero chegar com isso?
Utilizando APIs de caixa de diálogo como AlertDialog, ou como a simples Dialog, para formulários ou qualquer outro conteúdo mais "crítico" em caixa de diálogo, conteúdo que exige, por exemplo, processamento em um back-end Web.
Fazendo isso o que você também conseguirá em seu projeto é um código ainda mais "inchado", pois o que deveria estar em um ciclo de vida único, que é a principal vantagem do uso da API DialogFragment, está também na entidade host da caixa de diálogo, uma atividade ou um fragmento.
Para simples apresentações de informações ao usuário: sim, a AlertDialog ou a Dialog API são, sem sombra de dúvidas, melhores escolhas.
Mas se o algoritmo que será processado, pós apresentação da caixa de diálogo, exigir que a caixa de diálogo continue aberta devido ao processamento que ocorrerá a partir de alguma ação iniciada a partir dela, então certamente utilizar a DialogFragment API é a melhor escolha.
Na vídeo aula acima, mesmo ela sendo um pouco antiga e utilizando como IDE o Eclipse, fique atento quanto aos estilos e temas apresentados. Os estilos são somente os mostrados em vídeo, porém os temas são inúmeros, alias você pode até mesmo criar o seu próprio.
Uma informação importante sobre o conteúdo da vídeo aula:
Se você for utilizar o método onCreateDialog() ante ao método onCreateView() para poder criar sua caixa de diálogo com a DialogFragment API, isso partindo de Dialog e não de View, você então não deve utilizar o método setStyle() da DialogFragment e você também deve comentar o método onCreateView(), pois este prevalece, em invocações internas da API DialogFragment, ao uso do método onCreateDialog().
Investi um bom tempo testando todos os métodos do ciclo de vida da DialogFragment, mas vale a pena conhecer estes e saber que o funcionamento do ciclo de vida desta API é basicamente o mesmo do ciclo de vida de atividades e fragmentos.
Reforçando: conhecer por completo o funcionamento do ciclo de vida de uma API é sinônimo de conhecer ela por inteiro, algo que lhe dá ainda mais arsenal quando em desenvolvimento.
Duas últimas observações sobre o conteúdo da vídeo aula:
- A cor da caixa de diálogo do projeto de exemplo é personalizável, logo, não fique preocupado com a cor que eu utilizei, você poderá utilizar qualquer cor em seu projeto;
- Utilize android.support.v4.app.DialogFragment (ou androidx.fragment.app.DialogFragment em caso de já estar com o AndroidX em projeto) ao invés de android.app.DialogFragment quando for usar está API de caixa de diálogo, isso, pois a android.app.DialogFragment foi depreciada a partir do Android API level 28, o Android 9 ou apenas Android Pie.
Antes de finalizar o artigo, deixo a seguir alguns links de outros posts do Blog, com seus respectivos vídeos, que lhe colocarão em dia com o que há de novo no desenvolvimento de apps Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a construir aplicativos Android, ou evoluir nesta área, também com os conteúdos livres do Blog, então não deixe de acessar a lista de estudos em: Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog.
E... não esqueça de se inscrever 📫na lista de e-mails do Blog para receber todos os conteúdos exclusivos Android, em primeira mão.
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades disponibilizadas lá.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar de o conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda muito útil.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre DialogFragment ser útil e um diferencial para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
DialogFragment - documentação oficial Android
Creating a custom Dialog with DialogFragment
Comentários Facebook