Como Estão os Salários e Oportunidades de TI Fora do Brasil

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Empreendedorismo /Como Estão os Salários e Oportunidades de TI Fora do Brasil

Como Estão os Salários e Oportunidades de TI Fora do Brasil

Vinícius Thiengo
(2798)
Go-ahead
"Quando o passado chamá-lo, deixe ir para a caixa postal. Não tem nada de novo para lhe dizer."
Mandy Hale
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Tudo bem?

Os desafios e a cultura da empresa podem ser critérios importantes para despertar o interesse dos profissionais de tecnologia por uma vaga de trabalho, mas a compensação financeira ainda é quase sempre um fator decisivo na escolha de um candidato por determinada oportunidade. Os salários também são o critério básico através do qual uma empresa mostra para o mercado o quanto valoriza seus funcionários.

Atuando há alguns anos no recrutamento de especialistas em tecnologia na Europa, a Landing.jobs compilou tendências recentes para analisar como os salários da área têm evoluído em Portugal. O resultado desse estudo é apresentado, pelo segundo ano consecutivo, no Report de Salários Tech em Portugal. Mais de mil vagas em Portugal foram analisadas - sendo 85% delas em Lisboa e 15% na cidade de Porto - e essas foram algumas das conclusões do estudo.

Salários dos profissionais de TI em Portugal

Ao analisar a tabela acima, nota-se logo que as vagas de gerenciamento normalmente oferecem os salários mais altos. Isto se deve não só à capacidade de liderança esperada desse profissional e ao impacto que eles devem ter na organização mas também à escassez de especialistas com esse perfil.

Ainda assim, vagas de desenvolvedor back-end, desenvolvedor mobile e data scientist têm registrado aumentos de salários bem interessantes. Na comparação com o ano anterior, identificou-se um aumento de 10%, em média, nos salários dessas áreas. São os valores mais altos já registrados, com pico de aumento de até 15%, o que é muito atípico no mercado português.

De acordo com dados reunidos pela Landing.jobs, Lisboa ainda é, em Portugal, o lugar mais competitivo para profissionais de tecnologia. Isso se deve, em parte, à alta concentração de empresas do gênero na cidade. No entanto, Porto tem se desenvolvido bem, não apenas com o surgimento de empresas interessantes, mas também com o estabelecimento de uma comunidade tech ativa e crescente. Ainda assim, os salários em Porto são 5% a 10% mais baixos do que em Lisboa.

Ganhos dos profissionais de TI em consultorias e em empresas de produtos

Mas o mercado de trabalho em tecnologia não tem vagas apenas para desenvolvedores. Há uma diversidade de outras oportunidades que podem ser muito bem remuneradas, como DevOps. E, naturalmente, quanto mais sênior é um profissional, mais alto tende a ser o salário, em especial nas tecnologias mais específicas, caso dos desenvolvedores iOS.

Equipes 'in house' tendem a receber salários mais altos do que os funcionários que trabalham para consultorias, mas há outras variáveis que interferem na faixa de valores. Por exemplo, as médias salariais variam não apenas em relação à senioridade, mas também de acordo com a indústria de atuação e o tipo de empresa.

Os valores brutos de salários anuais podem ser decisivos não apenas para atrair candidatos mas para reter talentos dentro das empresas. Com a alta demanda por profissionais de tecnologia na Europa e a fácil circulação no continente europeu, as empresas em Portugal têm adequado suas realidades às demandas do mercado.

O governo português também tem feito a sua parte, tendo lançado em janeiro deste ano, o programa Tech Visa, que facilita a migração de profissionais altamente qualificados da área de tecnologia de fora da União Europeia para Portugal. A partir dessa facilidade, a Landing.jobs vai lançar a campanha Tech Opportunities in Portugal, que vai trazer 30 profissionais de TI para trabalhar no país até o fim de 2019.

Autora do artigo: Flávia Motta.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

15 Aplicativos Para Ser Mais Produtivo, Ler Mais e Aprender Novos Idiomas15 Aplicativos Para Ser Mais Produtivo, Ler Mais e Aprender Novos IdiomasEmpreendedorismo
Como Impulsionar o App Android - Compartilhamento NativoComo Impulsionar o App Android - Compartilhamento NativoAndroid
5 livros que não são de TI, mas que um desenvolvedor deveria ler5 livros que não são de TI, mas que um desenvolvedor deveria lerEmpreendedorismo
Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do ProjetoAndroid Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do ProjetoAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...