5 livros que não são de TI, mas que um desenvolvedor deveria ler

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Empreendedorismo /5 livros que não são de TI, mas que um desenvolvedor deveria ler

5 livros que não são de TI, mas que um desenvolvedor deveria ler

Vinícius Thiengo
(3356) (3)
Go-ahead
"Quanto tempo você deve tentar? Até chegar lá."
Jim Rohn
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Tudo bem?

Neste conteúdo vou indicar cinco bons títulos que eu li em 2018 e não são de TI, mas que considero excelentes leituras para qualquer profissional desenvolvedor de software.

Confesso que aguardo também as suas indicações de livros para desenvolvedores.

A seguir os tópicos:

Por que livros que não são de TI?

Há inúmeros pontos que eu poderia abordar aqui, mas os mais importantes são os seguintes.

Primeiro, porque eu sou fã de leitura e seguramente afirmo que não são somente os livros de TI, ou de ficção, que são os bons.

Você certamente se surpreenderia com os autores: Charles Duhigg, Steven D. Levitt, Stephen J. Dubner, Nassim Nicholas Taleb e Daniel Kahneman.

Segundo, porque eu duvido muito, também baseado em pesquisas, que ficar "bitolado" somente em uma área vá fazer de qualquer um uma pessoa que se mantem em constante evolução, até mesmo em termos de criatividade.

Exemplo: o que adianta querer ser um excepcional desenvolvedor Android, destrinchando a documentação oficial, mas ao mesmo tempo não se interessar em trabalho em equipe, inteligência emocional, paciência (as coisas, algumas vezes, vão dar errado) e afins? O resultado tende a não ser como esperado.

Por que somente 5 livros?

Eu busco falar somente de livros que li, seguramente eu poderia fazer uma maior lista de livros, onde somente um ou dois títulos desta lista estariam presentes.

Mas o foco aqui foram em livros que eu li em 2018, dessa forma é bem mais produtivo construir um "Top 5", tendo em mente que alguns eu preferi nem mesmo terminar.

Os 5 livros

Nenhum dos livros é de ficção, todos têm conteúdos que servem para qualquer nível e tipo de leitor.

Alguns são pequenos e outros são densos. Alguns são de autores com ph.D. e outros de autores sem muitos títulos formais, mas que fizeram um excepcional trabalho.

A listagem ocorrerá do quinto para o primeiro no top cinco.

Top 5: Mindset

Capa livro Mindset - A nova psicologia do sucesso

  • Título: Mindset - A nova psicologia do sucesso;
  • Autora: Carol S. Dweck;
  • Ano: 2016;
  • Páginas: 310;
  • Edição: 1ª.

A autora, Carol S. Dweck, é ph.D. em psicologia e estudo da mente humana. Com o passar dos anos ela aprendeu muito sobre como a mente das pessoas funciona e que todos têm um pouco de mindset fixo e mindset de crescimento.

Carol mostra por meio de exemplos o que são pessoas de mindset fixo e pessoas de mindset de crescimento, inclusive ela, com ambos os mindsets.

No livro há muitos estudos envolvendo crianças, como motiva-las fazendo elogios ao esforço realizado e não elogios sobre a inteligência delas, tendo em mente que a inteligência não é algo comumente vinculado a evolução obtida e sim a uma característica natural e imutável da pessoa.

No capítulo final do livro a autora nos mostra a importância de adotar um mindset de crescimento para tudo na vida e com isso ela nos fornece um passo a passo para começarmos a mudar nossas atitudes, abraçar desafios e aprender com o sucesso do próximo.

Top 4: Mais rápido e melhor

Capa livro Mais rápido e melhor

  • Título: Mais rápido e melhor;
  • Autor: Charles Duhigg;
  • Ano: 2016;
  • Páginas: 351;
  • Edição: 1ª.

Neste novo título de Charles Duhigg a meta dele é mostrar, por meio de inúmeros exemplos, que é possível para qualquer pessoa ter controle total do foco dela.

Uma das partes de destaque é quando o autor fala sobre pesquisas que mostram que quando nós controlamos 100% de nossas escolhas nós nos sentimos ainda mais motivados e podemos atingir metas antes inimagináveis.

O único apêndice do livro é um resumo dele, dando o passo a passo ao leitor sobre como aumentar a produtividade no dia a dia. O interessante é saber que não tem nada de especial ou a necessidade de um software auxiliar, apenas escolhas simples que temos de impor logo no inicio do dia.

Vale ressaltar que Charles Duhigg é o autor de O Poder do Hábito, famoso best seller mundial.

Top 3: Roube como um artista

Capa livro Roube como um artista

  • Título: Roube como um artista - 10 dicas sobre criatividade;
  • Autor: Austin Kleon;
  • Ano: 2012;
  • Páginas: 159;
  • Edição: 1ª.

Austin Kleon é um artista plástico. Bom, ele ao menos era um antes de lançar o livro “Roube como um artista”, título que se tornou best seller.

O livro é fenomenal principalmente para aqueles que estão desanimados com o caminhar do desenvolvimento de suas ideias.

O autor mostra, em poucas palavras (muitas páginas não têm nem dez palavras) que é possível conseguir a construção de qualquer coisa sem ficar “preso” somente focado naquela coisa.

Austin fala muito sobre utilizar também, para a construção de qualquer projeto, ideias de outras áreas, ídolos, amigos, fãs e outros.

O autor explica que seguir fazendo somente uma coisa e ao mesmo tempo querer ser criativo e bem sucedido em qualquer área é algo “surreal”, que os momentos de criatividade vêm quando estamos "fora da órbita", fazendo algo que não tem nada relacionado com nossos planos.

O “fora da órbita” seria, por exemplo: uma longa caminhada ou até mesmo lavar louça.

O autor, na época da construção do livro "Roube como um artista", era empregado e trabalhava oito horas por dia de segunda a sexta, mas ele conta que sabia que o desenvolvimento de uma página por dia daria a ele, em menos de um ano, um livro completo.

O livro é excepcional, vale muito a leitura. Dos cinco apresentados neste artigo eu seguramente recomendo primeiro a leitura deste.

Top 2: Antifrágil

Capa livro Antifrágil

  • Título: Antifrágil - Coisas que se beneficiam com o Caos;
  • Autor: Nassim Nicholas Taleb;
  • Ano: 2012;
  • Páginas: 662;
  • Edição: 1ª.

Como uma continuação do livro "A lógica do Cisne Negro" (nosso top 1) o autor mostra as vantagens de ser antifrágil, de escolher caminhos que são voláteis e que podem trazer ganhos expressivos e perdas insignificantes.

Como no livro anterior, Taleb "cita nomes" de profissionais "gurus" que tentam trabalhar com previsões e que quando erram dizem ter alertado a todos.

O autor não deixa de explicar muito bem o termo antifrágil, o que realmente faz o ser humano crescer.

Ele ainda fala sobre o sério problema que é ter pais coruja, que o indivíduo acaba tendo muito potencial, porém adormecido. Que as pessoas que são colocadas sobre estresse são as que realmente crescem, pois elas acabam tendo mais coragem em arriscar, isso por não terem outra alternativa a não ser tentar.

O livro finaliza com um glossário muito bom e dois apêndices, onde o primeiro realmente vale a leitura como se fosse mais um dos capítulos corridos do livro.

Importante: para ler o livro "Antifrágil" é preciso primeiro ler o livro "A lógica do Cisne Negro".

Top 1: A lógica do Cisne Negro

Capa livro A lógica do Cisne Negro

  • Título: A lógica do Cisne Negro - O impacto do altamente improvável;
  • Autor: Nassim Nicholas Taleb;
  • Ano: 2007;
  • Páginas: 458;
  • Edição: 1ª.

Neste título Nassim Taleb apresenta a importância de compreendermos que economicamente e socialmente não há fórmula que pode ajudar a ter estabilidade, digo, fórmula precisa, matemática.

É necessário reconhecer onde há possibilidade de eventos não comuns (Cisnes Negros), positivos e negativos, e então agir de forma adequada caso algum desses eventos ocorra.

Proceder de forma agressiva quando há a possibilidade de um Cisne Negro positivo e de forma cautelosa e cética quando há a possibilidade de um Cisne Negro negativo.

Em "A lógica do Cisne Negro" o leitor aprende a assumir somente riscos controlados, riscos que se derem muito errado ainda trazem algum ganho aceitável, isso em qualquer área da vida.

Tanto o título "A lógica do Cisne Negro" quanto o título "Antifrágil" são os livros que eu colocaria em uma lista geral, não somente em uma lista de 2018, para que qualquer desenvolvedor pudesse ler. Nassim Taleb, apesar de falar algumas asneiras, é um excepcional autor.

Em qual ordem devo ler o top 5?

Se a dúvida que você tem agora é em qual ordem ler os livros indicados, a seguir deixo a sequência que considero a de maior eficácia:

  1. Roube como um artista - 10 dicas sobre criatividade;
  2. Mindset - A nova psicologia do sucesso;
  3. Mais rápido e melhor;
  4. A lógica do Cisne Negro - O impacto do altamente improvável;
  5. Antifrágil - Coisas que se beneficiam com o Caos.

Slides

Vídeo

Conclusão

Como informado anteriormente: não são livros de TI, mas são úteis no desenvolvimento pessoal e profissional de um desenvolvedor de software.

Nenhum dos livros citados têm pontos úteis em todas as páginas, digo, úteis para um mesmo leitor, mas isso é algo comum a qualquer livro. Porém todos valem a leitura e o investimento.

Agora comente abaixo quais os livros que não são de TI e que você indicaria como leitura indispensável a um profissional de desenvolvimento.

E por fim, não deixe de se inscrever na 📩 lista de emails do Blog para receber os conteúdos exclusivos e em primeira mão.

Abraço.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

Lottie API Para Animações no AndroidLottie API Para Animações no AndroidAndroid
Data Binding Para Vinculo de Dados na UI AndroidData Binding Para Vinculo de Dados na UI AndroidAndroid
Como Impulsionar o App Android - Compartilhamento NativoComo Impulsionar o App Android - Compartilhamento NativoAndroid
Android About Page API Para Construir a Tela SobreAndroid About Page API Para Construir a Tela SobreAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (3)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
Alan Lucena (1) (0)
21/02/2019
Professor boa noite, e livros para desenvolver em android e java qual indicaria?
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
22/02/2019
Alan, tudo bem?

Na época em que eu estudava Java por livros, os que mais curti foram:

-> Java Como Programar (livro muito completo): https://www.submarino.com.br/produto/16910543/java-como-programar

-> Use a Cabeça! Java: https://www.submarino.com.br/produto/6596934/livro-use-a-cabeca-java

No caso do Android, para quem está iniciando, o que mais recomendo é o do Ricardo Lecheta, Google Android. Mas que compre a última versão, que se não me engano já está depreciada:

-> Google Android: https://novatec.com.br/livros/google-android-5ed/

Eu tenho três livros que são para desenvolvimento Android, o mais atual é sobre Kotlin, que para mim é a linguagem que deve ser adotada no dev Android.

Dê uma olhada no mais recente, os outros vêm como bônus junto a um curso de prototipagem:

-> Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia: https://www.thiengo.com.br/livro-desenvolvedor-kotlin-android

Os outros são os seguintes:

-> Receitas Para Desenvolvedores Android (este é em Java): https://www.thiengo.com.br/livro-receitas-para-desenvolvedores-android

-> Refatorando Para Programas Limpos (também em Java): https://www.thiengo.com.br/livro-refatorando-para-programas-limpos

Abraço.
Responder
Renato Souza (1) (0)
27/12/2018
Obrigado pelas recomendações.
Responder