Colocando Uma Imagem da Web no ImageView do Android

Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba grátis conteúdos Android sem precedentes! Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que eu poderei lhe enviar os conteúdos semanais exclusivos. Os artigos em PDF são entregues somente para os inscritos na lista.

Email inválido.
Blog /Android /Colocando Uma Imagem da Web no ImageView do Android

Colocando Uma Imagem da Web no ImageView do Android

Vinícius Thiengo
(9093) (8)
Go-ahead
"O método consciente de tentativa e erro é mais bem-sucedido que o planejamento de um gênio isolado."
Peter Skillman
Prototipagem Android
Capa do curso Prototipagem Profissional de Aplicativos
TítuloAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
Acessar Curso
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Lendo
TítuloCraftsmanship Limpo: Disciplinas, Padrões e ética
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição
Ano2023
Páginas416
Conteúdo Exclusivo
Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba gratuitamente conteúdos Android sem precedentes!
Email inválido

Tudo bem?

Na vídeo aula acima nós vamos, passo a passo, estudar e praticar como carregar imagens remotas (da Web) no componente visual ImageView do Android.

Mas vou ser bem sincero contigo:

Hoje em dia há inúmeras outras maneiras mais eficientes e simples de se carregar imagens locais ou remotas no ImageView Android.

Sendo assim, e eu não tenho receio nenhum de falar isso, assista à vídeo aula acima apenas com o intuito de entender um pouco mais sobre o funcionamento de Thread PrincipalThread de Background no Android.

Pois este conhecimento ainda hoje é de extrema importância para qualquer nível de desenvolvedor Android.

Agora para realmente utilizar algo moderno no carregamento de imagens em seu aplicativo Android, para isso eu seguramente recomendo a Picasso API.

Confesso que há inúmeras APIs de carregamento de imagens na comunidade Android, mas já a alguns anos eu ainda não encontrei uma mais simples e eficaz quanto a Picasso API.

Que é desenvolvida por nada mais nada menos que os mesmos desenvolvedores da Retrofit API. A Square.

Então é isso.

Somente um detalhe:

Já que também estamos falando sobre componente visual na aula deste artigo, então é importante ressaltar que ainda hoje o domínio do Material Design Android é muito importante.

Antes de finalizar, deixo abaixo alguns links de outros conteúdos do Blog que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mundo Android:

E caso você tenha como meta aprender a criar aplicativos Android, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog e canal, então não deixe de acessar a lista de estudos exclusiva em:

Não esqueça de se inscrever 📫 na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos Android em primeira mão e também em formato PDF (esse formato é liberado somente para os inscritos na lista de e-mails).

Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades.

Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.

Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, mais precisamente na seção "Download".

Abraço.

Eclipse IDE vs Android Studio IDE

Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática podem ser replicados utilizando o Android Studio 😁.

Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, boa parte do conteúdo acima, quando com a Picasso API, é ainda de grande utilidade.

AndroidX

Apesar do conteúdo sobre Carregamento de Imagens Remotas no Android (com a Picasso API) ainda estar atual e ser de grande importância para qualquer nível de desenvolvedor Android.

Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.

Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.

Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba grátis conteúdos Android sem precedentes!
Email inválido

Relacionado

RelativeLayout no Android, Entendendo e UtilizandoRelativeLayout no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid
AbsoluteLayout no Android, Entendendo e UtilizandoAbsoluteLayout no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid
ScrollView e HorizontalScrollView no Android, Entendendo e UtilizandoScrollView e HorizontalScrollView no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid
GridLayout no Android, Entendendo e UtilizandoGridLayout no Android, Entendendo e UtilizandoAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (8)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
Fabricio (1) (0)
15/06/2020
Por favor, e se eu quisesse exibir direto, sem botão numa imageview dentro da linear layout? Soh a parte em java que não consegui ainda, dah erro naquele linearlayout1 do final
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
15/06/2020
Fabricio, tudo bem?

Apesar do modelo de carregamento de imagem da vídeo aula acima ainda funcionar.

Apesar disso... esse modelo não é tão atual e recomendado hoje em dia em algoritmos Android.

Para o simples carregamento de imagens em ImageView, imagens internas ao app ou remotas...

... para isso utilize a API Picasso (tem várias outras, mas está é para mim a melhor... com folga da concorrência).

Dê uma olhada na documentação oficial desta API (é uma única página bem simples) e implemente o carregamento de imagem em seu projeto como apresentado lá: https://square.github.io/picasso/

Se você sentir dificuldades, veja esse exemplo onde utilizo a Picasso API em um projeto Android real (vá direto à seção "Carregamento remoto de imagens?"): https://www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce

E se mesmo assim nada, volte aqui. Assim eu lhe passo um outro possível roteiro.

Fabricio, é isso.

Surgindo mais dúvidas, pode perguntar.

Abraço.
Responder
Jefferson Heloy (1) (0)
04/12/2015
Ola Thiengo esto com uma duvida fiz,um código que puxa de um web serve a imagem e mostra para mim no imageView,só que sempre que aperto no botão para abrir o Layout aonde se encontra as imagens ele demora muito para carregar o banco e fica uma tela preta!!Como posso conserta isso??Qual dica vc me daria !!

Segue trecho do Código de como funciona:

protected void onResume() {
super.onResume();

usrs = dao.BuscarTodosUsuarios();
inicializar();
}

public Bitmap converte(int position){
byte[] outImagem = usrs.get(position).getFoto();
ByteArrayInputStream imageStream = new ByteArrayInputStream(outImagem);
Bitmap imagemConvertida = BitmapFactory.decodeStream(imageStream);

return imagemConvertida;
}

public void inicializar(){
int i=0;

while(i < usrs.size()){
Log.d("imagemmmmmmm", ""+i);

Bitmap imagemConvertida = converte(i);
chamarImagem(i, imagemConvertida);


i++;
}
}
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
05/12/2015
Fala Jefferson, blz?
Está baixando a imagem com o script dentro da Thread principal, no Android não se pode fazer isso, veja esse vídeo para entender mais sobre a Thread principal (http://www.thiengo.com.br/entendendo-a-thread-principal... ).

Para baixar imagens remotas há "n" excelentes libraries, as que recomendo são Picasso (http://square.github.io/picasso/ ) e Fresco (http://www.thiengo.com.br/lib-fresco-para-carregamento-de... ). A Fresco é a mesma utilizada na APP do Facebook. Abraço
Responder
12/02/2015
muito bom suas vídeo aulas, aprendo muito com elas, excelente trabalho Thiengo.
Responder
02/02/2015
Aeae Vinicius, você criou uma constante Auxiliar da imagem porque? não pode definir a variável criada anteriormente como final? abç
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
03/02/2015
Fala Davi, blz?
Pode sim definir como final. Esse é um old video, utilize um ImageLoader do Volley ou do Universal Image Loader para carregar imagens da Web no ImageView. Abraço
Responder