Parser JSON no Android, Entendendo e Utilizando
(22791) (37)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vlad Khononov
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas320
Tudo bem?
No vídeo acima é apresentado como trabalhar o parser JSON em projetos Android utilizando principalmente as classes JSONObject e JSONArray.
Muito simples, útil e fácil de utilizar, o JSON, além de outras coisas, nos permite enviar e receber dados em uma comunicação entre máquinas (smartphones, servidores Web, computadores em rede, ...) de modo eficiente devido a ele ser um formato de dado bem leve e de fácil interpretação em algoritmos das mais variadas linguagens programação.
O JSON também é de fácil interpretação a humanos, digo, é um formato muito mais tranquilo de interpretar do que o principal "concorrente" no contexto "formato de dados em transição", o XML.
Para aplicativos Android, em especifico, o JSON é muito utilizado em comunicações com servidores remotos. O JSON tende a ser, neste caso, o formato de dados utilizado na comunicação. O parser JSON, no lado Android e no lado Web, por exemplo, é rápido e leve quando comparado a outros formatos de dados para comunicação em rede.
Em relação a utilização em código das classes JSONObject e JSONArray, fique atento em como trabalhar o array JSON e também no trabalho com a exceção JSONException. Isso vai lhe ajudar a "pegar o jeito" rapidamente e em pouco tempo dominar a API JSON nativa do Android.
É importante informar que no vídeo acima o meu foco é em lhe apresentar o suficiente da API JSON no Android para que você esteja já seguro em utiliza-la em qualquer projeto. Informo isso, pois o "apresentar cada mínimo detalhe" exigiria um vídeo com algumas horas de duração.
Algo desnecessário, tendo em mente que a documentação oficial do Android nos ajuda com aqueles 5% que faltam.
Antes que se torne algo polêmico, preciso explicar um pouco melhor o parser XML no contexto de comunicação entre máquinas, algoritmos:
O entendimento e utilização do parser XML (DOM ,SAX, XMLPullParser, ...) é ainda válido, pois muitos sistemas utilizam este parser e não têm planos para migrar para o JSON. Mesmo existindo inúmeros pontos de vantagem no JSON que indiquem que uma migração para este formato de dados é sim uma excelente escolha.
O parser XML não está depreciado e continuará sim sendo muito utilizado, mesmo em sistemas novos. Mas certamente o JSON já domina ao menos o contexto "formato de dados em comunicação".
Porém no mundo Android, utilizar o parser XML é uma escolha ruim, principalmente tendo conhecimento da limitação em espaço de memória que cada aplicativo Android tem. O parser XML é um daqueles algoritmos no Android que propiciam o vazamento de memória e consequentemente o problema OutOfMemoryException.
Abaixo deixo alguns links de outros conteúdos completos do Blog, acompanhados de vídeos, que lhe colocarão em dia com o que há de novo no mundo de desenvolvimento Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a desenvolver aplicativos Android, ou evoluir nesta área, também com os conteúdos gratuitos do Blog, então não deixe de acessar a lista exclusiva para estudos em: Estudando Android - Lista de Conteúdos do Blog.
Não esqueça de se inscrever 📫na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos exclusivos Android em primeira mão.
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda muito útil.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre o parse JSON ainda estar atual e ser de grande importância para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
JSONObject - documentação oficial Android
JSONArray - documentação oficial Android
Comentários Facebook