Integrando o Leitor de QRCode ZXing no Android
(28384) (40)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Tudo bem?
Na vídeo aula acima nós vamos destrinchar a antiga, mas ainda popular, biblioteca ZXing (Zebra Crossing se pronucia "Zibra Cróssin").
Biblioteca comumente utilizada em aplicativos Android que necessitam ter, internamente, a funcionalidade de leitura de códigos de barra, principalmente leitura do código QRCode.
Antes de prosseguir...
... ao menos que você esteja utilizando a linguagem Java no desenvolvimento do aplicativo e não queira fazer uma mínima linha de código em Kotlin.
Ao menos que isso seja verdade, então eu indico que você pare por aqui com este artigo e vídeo aula e prossiga para o seguinte tutorial aqui do Blog:
Isso, pois este tutorial tem uma versão de API de leitura de códigos 1D e 2D mais completa, mais simples e muito melhor apresentada do que aqui. Porém tudo em Kotlin.
De qualquer forma, se mesmo assim você quiser prosseguir com está aula, quero ressaltar que como acontece com características de mapas e de comunicação remota no Android.
Como acontece com estas, a necessidade da funcionalidade de leitura de códigos de barra em projetos de aplicativos é muito mais comum do que você imagina.
Sendo assim, mesmo que você tenha entrado aqui por acaso, vale investir um pouco do seu tempo para aprender mais sobre a biblioteca ZXing.
Essa habilidade, em algum momento de sua jornada como desenvolvedor de aplicativos Android, será solicitada.
Enfim... voltando ao assunto ZXing...
Essa é uma das APIs de leitura de códigos mais completas em mercado, digo, APIs Open Source. Com ela seu aplicativo conseguirá ler:
- Códigos 1D:
- UPC-A;
- UPC-E;
- EAN-8;
- EAN-13;
- Code 39;
- Code 93;
- Code 128;
- Codabar;
- ITF;
- RSS-14;
- RSS-Expanded.
- Códigos 2D:
- QR Code;
- Data Matrix;
- Aztec;
- PDF 417.
Além de ter a API trabalhando dentro de seu aplicativo, ou seja, não terá que depender de aplicativos auxiliares para leitura de códigos. Aplicativos que muito provavelmente não estarão instalados no aparelho do usuário.
Mas confesso que se fosse para a apresentação de rotas em mapa, por exemplo, eu fortemente recomendaria que o seu projeto acionasse o Google Maps app por meio de uma intenção do Google Maps.
Isso, pois somente vejo vantagem nesse comportamento. Tendo em mente que o Google Maps certamente estará instalado no aparelho do usuário e não haverá disparo de exceção.
Porém aplicativos para a leitura de códigos... não são todos (nem mesmo perto disso) os usuários que têm esse tipo de app instalado em seus aparelhos.
Sobre o projeto Android de exemplo na vídeo aula...
Você vai notar que para fazer o ZXing funcionar de maneira confiável no app serão necessárias algumas atualizações na própria API.
Principalmente atualizações na atividade CaptureActivity.
Fique muito atento quanto às permissões necessárias para o correto funcionamento de um projeto com a ZXing. Principalmente as permissões que desde o Android 6, vulgo Android Marshmallow, necessitam de solicitação em tempo de execução.
Então é isso!
Antes de finalizar, abaixo deixo alguns links de outros conteúdos do Blog que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mundo Android:
- Kotlin Android, Entendendo e Primeiro Projeto;
- Android Studio: Instalação, Configuração e Otimização;
- Android Mobile-Commerce, Apresentação e Protótipo do Projeto.
E caso você tenha como meta aprender a criar aplicativos Android, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog e canal, então não deixe de acessar a lista de estudos em:
Não esqueça de se inscrever 📫 na lista de e-mails do Blog para receber os conteúdos Android em primeira mão e também em formato PDF (esse formato é liberado somente para os inscritos na lista de e-mails).
Se inscreva também no canal do Blog no YouTube para acompanhar as últimas novidades.
Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.
Obs. : o link para download do projeto apresentado na vídeo aula se encontra logo abaixo no artigo, mais precisamente na seção "Download".
Abraço.
Eclipse IDE vs Android Studio IDE
Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.
Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda de grande utilidade.
AndroidX
Apesar do conteúdo sobre APIs de leitura de códigos ainda estar atual e ser importante para qualquer nível de desenvolvedor Android.
Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.
Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.
Fontes
Documentação oficial do ZXing no GitHub
Página no Maven para download do cor.jar
Gerador gratuito de códigos para testes
Comentários Facebook