Desconstruindo a Web Na Visão De Um Desenvolvedor Android
(1915)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Kent Beck
EditoraNovatec
Edição1ª
Ano2024
Páginas112
Tudo bem?
Deixa eu iniciar este artigo lhe fazendo uma pergunta: você já consumiu algo que era de alta qualidade, porém mesmo assim você não recomendaria a nenhum de seus amigos?
E aí, você já passou por isso?
Eu sei que pode parecer muito estranho esse questionamento. Principalmente quando estamos falando de algo que tem qualidade, digamos… além das expectativas.
E no meu caso fica ainda mais estranho, confuso. Pois eu sou um completo admirador de qualquer livro de TI.
Aliás eu sou um evangelista fervoroso do hábito onde:
Um profissional desenvolvedor deve reservar ao menos uma hora por dia para o estudo de algo que vai lhe acrescentar performance no ambiente profissional.
E quando falo “… acrescentar performance no ambiente profissional” não necessariamente tem que ser um livro de desenvolvimento de software.
Às vezes pode até ser uma brochura de técnicas de como dormir melhor. Algo que pode lhe guiar para conseguir as “poderosas” oitos horas de sono REM e NREM.
E acredite, isso não é esdrúxulo. Se você dorme bem, e isso já está comprovado e documentado cientificamente, a sua produção será consideravelmente melhor. Mas isso é papo para um outro artigo.
Agora, voltando ao tópico “deixar de recomendar algo de alta qualidade mesmo quando esse algo ainda tem alta qualidade” (ou seja, não está depreciado)…
eu acho que enfim, infelizmente, chegou esse dia aqui no Blog.
O dia em que eu, obviamente que depois de você fazer a pergunta “Então, Thiengo. Você recomendaria esse título para desenvolvedores Android?”…
eu, com total sinceridade, falaria: bom… têm títulos que vão lhe acrescentar mais.
Enfim… sem mais rodeios. Se você acessou este artigo por meio de algum dos banners dele, então você já deve saber que estou falando do livro “Desconstruindo a Web - As tecnologias por trás de uma requisição” de Willian Molinari e editora Casa do Código.
Provavelmente esse é o livro, da Casa do Código, com mais conteúdo (páginas) que eu tenho comigo no exato momento em que escrevo esta resenha.
E diferente dos outros livros da editora que eu, com certa ênfase, ataquei a formatação inadequada.
Diferente dos outros títulos, neste livro do Molinari a formatação ficou “sim” adequada para a proposta do título.
Antes de continuar e assim abordar um pouco mais sobre o que realmente é o livro, com base na visão de um desenvolvedor Android. Antes disso eu vejo como prudente iniciar o meu (nosso) “ritual”:
- Thiengo, não me faça perder tempo;
- Agora em inglês “Thiengo, don't waste my time”;
- Agora em italiano “Thiengo, non farmi perdere tempo”;
- Agora em coreano “Thiengo, 내 시간을 낭비하지 마십시오”;
- Agora em… chega!
E para o título “Desconstruindo a Web” o resumo com base no ritual é:
Se você é desenvolvedor Android (independente do nível) e não tem uma vontade absurda de aprender mais sobre redes de computadores (camada OSI e cia.).
Então não invista tempo no livro alvo deste artigo. Não porque este é um livro ruim, pois ele não é.
Porém no contexto Android não tem nada no conteúdo que vai lhe acrescentar algo como desenvolvedor mobile.
Confesso que se você for um completo iniciante no desenvolvimento de aplicativos Android, então os conteúdos sobre HTTP(S) e URI lhe serão úteis.
Mas esses são conteúdos vastamente abordados com altíssima qualidade (e gratuitos) em inúmeros blogs e vídeos na Web.
Bom, depois do ritual “Thiengo, ne perds pas mon temps” (em francês). Depois disso vamos então aos comentários que tenho sobre o livro.
Aliás, comentários que eu achei notáveis de serem abordados aqui para aqueles que mesmo assim querem investir na leitura de algo distante da realidade de um developer mobile.
Bom… o autor aparentemente é muito nerd. Aquele tipo de profissional que gosta de ir nas entranhas da tecnologia. E pelo mais incrível que pareça, ele é desenvolvedor.
Digo, ao menos até o momento da publicação do livro o Molinari era desenvolvedor. Fazendo uso principalmente da linguagem Ruby, se me recordo bem.
Aliás, já que mencionei o Ruby. Tem um trecho do livro, mais precisamente o capítulo 8 (“O framework e a aplicação”) que o autor se vê em uma situação onde alguma linguagem de alto nível, junto a algum framework, deveria ser utilizada.
E sim, o autor utilizou, bem entusiasmado, a linguagem Ruby.
Confesso que neste momento o meu cérebro, que já estava um pouco desanimado, ficou quase que inteiramente bloqueado e me importunando: “Para com isso Thiengo. Vamos assistir Billions. Tem novos episódios disponíveis”.
Eu reconheço que posso não estar sendo justo no que eu ainda vou falar aqui, muito porque eu nem sei se é possível…
mas acredito que este capítulo 8 poderia ter sido abordado de maneira mais abstrata, com diagramas, por exemplo.
Enfim, é somente o que eu achei. Principalmente porque não sou desenvolvedor Ruby e meu perfil é somente de desenvolvedor. Ou seja, baixa expertise com assuntos mais próximos de infra do que de código fonte.
E é aquilo (já está ficando repetitivo): eu resolvi arriscar na leitura do livro e, em busca de defesa do autor (e com razão), não tem em nenhum lugar da capa do título que diz “Somente para desenvolvedores”.
Sendo assim eu não posso, de maneira hipócrita, ficar aqui exigindo que o autor tivesse colocado algo mais próximo do mundo mobile.
Mas ao mesmo tempo que eu não quero parecer um “canalha de títulos de TI” eu quero também ser coerente com o público que me acompanha e dar sim um feedback honesto como desenvolvedor Android.
Sendo assim, eu reconheço que eu estava esperando que o título pudesse, por exemplo, me ajudar consideravelmente (eu disse consideravelmente) com APIs Android de comunicação remota. APIs como:
Vou ser sincero: todas as abordagens sobre URI e o protocolo HTTP são sim úteis para qualquer desenvolvedor Android. Mas para por aí.
E como já falei em outros pontos aqui do artigo, para profissionais que têm o perfil único de desenvolvedor e que não são aqueles que gostam de futucar características de rede e outros (eu não gosto!)… para esses programadores o livro acaba sendo verboso.
De qualquer forma, está tudo muito bem explicado. O autor utilizou um gráfico bem simples e intuitivo para mostrar ao leitor em qual parte de toda a trajetória do livro o reader se encontra.
Na verdade é um conjunto de gráficos.
Molinari também utiliza algumas ferramentas, fáceis de encontrar na Web, para que o leitor possa tangibilizar ainda mais o que está nas páginas do livro.
Esse cuidado do autor com o leitor eu achei incrível. A nível de eu lhe pedir para bater palmas (é sério).
Bom, eu realmente não sei se eu ainda tenho mais coisas para falar.
Mas como eu não recomendei o livro para aqueles que são desenvolvedores Android pouco motivados sobre a área de redes. Então vai o meu manifesto para aqueles que “sim”, curtem e querem aprender mais sobre redes, sobre como a Web funciona:
- O livro é muito bem escrito;
- O autor utiliza gráficos e ferramentas para facilitar ainda mais a compreensão do conteúdo;
- O autor faz uso de fontes seguras sobre o que ele está abordando nas páginas;
- Diferente do que normalmente ocorre com os livros da Casa do Código, este título tem uma formatação adequada para a proposta dele.
Bom, acredito que é isso.
E, obviamente, uma pergunta final: Me diga, tem algum livro que você já leu, percebeu alta qualidade, mas mesmo assim não recomenda o título a ninguém?
Caso sim, por favor: coloque nos comentários o nome e se possível o porquê de você não recomendar.
(Tomara que não seja nenhum dos meus livros - eu não quero apagar comentários de ninguém. Acho isso muito pesado, “apagar comentários”).
That’s all, folks. Ficamos por aqui.
E caso, por algum motivo desconhecido, você ainda não faça parte da lista de e-mails mais poderosa do mundo dos desenvolvedores Android…
lista de e-mails que por sinal não é gratuita. Assim que você iniciar o registro aparecerá um boleto. É brincadeira!
Caso você ainda não faça parte dessa lista, então não esqueça de se inscrever na lista de e-mails do Blog 📩. Porque por lá eu libero ainda mais conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento de apps e engenharia de software.
Abraço.
Comentários Facebook