Entrega Contínua em Android Na Visão De Um Desenvolvedor Android

Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba grátis conteúdos Android sem precedentes! Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que eu poderei lhe enviar os conteúdos semanais exclusivos. Os artigos em PDF são entregues somente para os inscritos na lista.

Email inválido.
Blog /Android /Entrega Contínua em Android Na Visão De Um Desenvolvedor Android

Entrega Contínua em Android Na Visão De Um Desenvolvedor Android

Vinícius Thiengo
(438)
Go-ahead
"Não é quem você é que mantém você para trás. É quem você acha que você não é."
Denis Waitley
Kotlin Android
Capa do livro Mapas Android de Alta Qualidade - Masterização Android
TítuloMapas Android de Alta Qualidade - Masterização Android
CategoriasAndroid, Kotlin, Masterização, Especialização
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2020
Capítulos11
Páginas166
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba gratuitamente conteúdos Android sem precedentes!
Email inválido

Tudo bem?

Já quero iniciar este artigo falando que é realmente muito bom estudar algo que é sobre o que você vive no dia a dia. Um conteúdo que é sobre a sua profissão.

Digo isso porque ao mesmo tempo que você sente que está evoluindo em seu cotidiano, você também enxerga todo o assunto com um olhar mais apurado, mais crítico.

E sabendo que nos próximos parágrafos deste artigo eu posso acabar sendo um pouco rigoroso… sabendo disso, eu vi como prudente já lhe informar o porquê (nos dois parágrafos acima) dessa rigidez.

Sendo assim, já quero adiantar também que: Sim. O livro “Entrega contínua em Android - Como automatizar a distribuição de apps” de Roger Silva (Casa do Código, 2018) é sim um bom livro para desenvolvedores Android.

Capa do livro Entrega contínua em Android de Roger Silva

Livro que, infelizmente, é pouco divulgado até mesmo na comunidade mobile.

E antes de continuar com o conteúdo somente sobre o livro alvo do artigo, antes disso eu preciso primeiro informar algo muito importante a respeito do seu tempo:

Se você não é desenvolvedor de aplicativos Android, nem mesmo por hobby. Então poupe o seu tempo.

Veja outros conteúdos e resenhas do Blog, pois certamente este artigo não lhe será útil em absolutamente nada.

Voltando ao título “Entrega contínua em Android”…

e sabendo que como uma de minhas estratégias de construção de resenha, assim que eu termino a leitura de um livro, eu olho para a capa dele e então busco o que mais me marcou na leitura.

Sabendo disso, para o título de Roger Silva o que logo me veio à mente foi:

“Bom livro. Mas pecou muito pela falta quando poderia, com menos conteúdo, pecar pelo excesso.”

Veja bem, ao menos para mim, quando o assunto é “livro”, o que vou falar a seguir é imprescindível:

É melhor ser prolixo (se lê “proliquisso”), ou seja, pecar pelo excesso. Do que ser raso, pecar pela falta.

Eu não quero ser o “tio chato” e não reconhecer que algumas vezes nós autores adotamos a estratégia de focar na quantidade e não na qualidade devido à rápida depreciação dos conteúdos (APIs e bibliotecas) Android.

E eu também sei que não é incomum o motivo desse foco na quantidade existir devido a um pedido do editor, destruindo assim qualquer mínima possibilidade de se construir um livro atemporal.

De qualquer forma, acredite em mim: atemporal no Android, somente testes unitários. Period.

Volto a repetir… nas devidas condições de pressão e temperatura o livro de Roger Silva é sim uma excepcional escolha para desenvolvedores Android.

Enfim…

neste artigo, eu escolhi começar pelas críticas positivas que eu tenho sobre o título. Informando o porquê você sim, deve ler a brochura “Entrega contínua em Android”.

Sendo assim, vamos lá.

Primeiro porque é um dos poucos conteúdos que falam diretamente sobre a prática “entrega contínua” no Android.

O autor inclusive aborda boas ferramentas de CI / CD.

E mesmo que possa parecer pouco provável, o ponto alto do livro, acredite, é a abordagem do autor sobre os diferentes tipos de testes automatizados no desenvolvimento de aplicativos Android.

Incrível, não?

Provavelmente, até o momento em que escrevo este artigo, este é o livro Android que melhor aborda os tipos de testes que são prudentes colocarmos como parte de nosso pipeline de entrega contínua. Digo, melhor dentre os livros Android que eu li.

Então fica ai uma dica que possivelmente você não esperava sobre este livro:

Se você está buscando ainda mais conteúdos formais sobre testes automatizados no Android, o livro de Roger Silva é uma ótima alternativa.

Um outro aspecto positivo do livro é que ele tem simples e excelentes gráficos sobre como “deve ser” um bom pipeline Android de entrega contínua.

Um simples pipeline Android

O autor foi muito astuto (e o leitor agradece) quando ele dividiu e explicou no detalhe os passos comuns em um pipeline Android de entrega contínua.

Agora um rápido desabafo…

se você, depois de ler o excelente livro “Entrega Contínua” de Humble e Farley…

se você depois disso logo iniciar a leitura de “Entrega contínua em Android”. Então muita coisa vai ficar mais clara e fácil de entender sobre a prática “entrega contínua”.

O livro de Roger Silva é uma espécie de complemento “mãos à obra” ao livro de Humble e Farley.

E esse seu (é de você mesmo que estou falando) estudo sobre “entrega contínua” será ainda mais eficiente se em paralelo você já arriscar um projeto Android junto a ferramenta Bitrise.

Ferramenta que tem versão gratuita e é hoje a principal tool de CI / CD no mundo de desenvolvimento de apps Android (e iOS).

E é isso mesmo que você leu. Eu seguramente primeiro recomendo que você destrinche o livro “Entrega Contínua” de Humble e Farley.

Principalmente porque o livro “Entrega contínua em Android” é, como falei anteriormente, prático. Ou seja, as explicações dos conceitos da “entrega contínua” são explicações majoritariamente rasas.

Aliás, Roger Silva até mesmo cita o livro de Humble e Farley como um dos conteúdos fonte para a construção do livro “Entrega contínua em Android”.

Bom… voltando aos pontos positivos do livro…

um outro ponto que gostei foi a apresentação das três ferramentas de CI / CD que o autor utiliza para as explicações práticas.

São elas:

Eu confesso que a ferramenta Travis CI eu não conhecia. E aparentemente é uma excelente opção também no mundo mobile.

Um dos pontos de destaque do livro é quando o autor também fala sobre a adição, em pipeline, do passo de: publicação automatizada do app na Google Play Store.

Hoje em dia o passo a passo de adição deste step de publicação na loja de aplicativos está diferente. O Google mudou um pouco. Mas a explicação e a apresentação do autor já nos entrega um excelente norte de como fazer essa integração em pipeline.

E agora eu preciso, infelizmente (ou não), também falar sobre os pontos onde eu, ou discordo do autor. Ou eu acho que, radicalmente, não deveriam estar no livro.

Começando pela quantidade de ferramentas de CI / CD abordadas.

Os livros da Casa do Código normalmente são livros de conteúdo prático.

E no quesito “ser prático” o autor acabou sendo infantil e focou na quantidade e não na qualidade.

É um pouco confuso ler isso aqui. Eu sei. Pois a poucos parágrafos atrás eu elogiei o autor pela postura de apresentar três ferramentas de CI / CD que podem ser utilizadas junto a projetos Android.

Mas se ele tivesse somente apresentado as três ferramentas e depois focado em apenas uma, seria sem sombra de dúvidas um roteiro mais impactante ao leitor.

Principalmente porque as ferramentas, em modo de funcionamento, não diferem muito umas das outras.

Ou seja, não ficou como esperado o conteúdo prático apresentado no livro.

Outro ponto, ainda em relação às ferramentas, é a qualidade dos prints utilizados. Pelo menos essa parte poderia ser colorida. Novamente a Casa do Código economizando na formatação dos livros.

E por fim, o autor coloca em destaque que “Entrega contínua” e “Deploy contínuo” são termos que expressam práticas “distintas” onde:

  • Deploy contínuo” tem como um dos passos do pipeline de entrega contínua a publicação automatizada do aplicativo na Google Play Store;
  • A “Entrega contínua” somente não tem, no pipeline, esse passo de publicação automatizada na loja de aplicativos.

Pode soar arrogante, rabugento, anyway. Mas, independente de onde o autor obteve essa informação, eu seguramente discordo dela.

“Entrega contínua” é uma prática do eXtreme Programming (XP). O XP é mais uma, junto ao Scrum e ao Kanban, das populares e úteis metodologias Agile.

Deploy contínuo” é somente mais um termo utilizado dentro na prática “entrega contínua”.

Mas sim, eu reconheço que “deploy contínuo” é algo que quando nós desenvolvedores ouvimos, então já entendemos que a publicação automatizada do app é sim um dos passos do pipeline. Mas isso ainda é “entrega contínua”.

E eu falo isso sem receio algum de saber a qualidade da fonte que o autor utilizou para obter as definições desses termos.

Até mesmo se foi no excelente livro “Entrega Contínua” de Humble e Farley. Livro que para mim é a referência quando o assunto é “entrega contínua”.

Enfim… independente dos pontos positivos e negativos que eu destaquei até aqui… independente disso o livro de Roger Silva é sim um bom livro.

E o título “Entrega contínua em Android” se torna um excelente livro se primeiro você dedicar um tempo na leitura do livro de Humble e Farley ou alguma outra obra mais completa (mais teórica) sobre “entrega contínua”.

Caso contrário é certo que você não vai aproveitar de maneira adequada todo o conteúdo do livro de Roger Silva.

Bom, acredito que este é o fim do artigo.

Eu confesso que espero, logo abaixo nos comentários, as suas opiniões sobre o assunto e também as suas dicas de livros de TI que são úteis principalmente a desenvolvedores Android.

Por fim... e eu sei que você estava esperando este convite de honra...

não esqueça de se inscrever na lista de e-mails do Blog 📩.

Essa que é a lista de e-mails mais poderosa e única da comunidade Android. Digo, é tudo isso depois da lista "Android Weekly". Lista na qual eu não tenho receio algum de reconhecer que é um pouco melhor do que a lista do Blog.

Abraço.

Investir em Você é Barra de Ouro a R$ 2,00. Cadastre-se e receba grátis conteúdos Android sem precedentes!
Email inválido

Relacionado

Construa Um Aplicativo Android Completo Para YouTubers - Parte 1Construa Um Aplicativo Android Completo Para YouTubers - Parte 1Android
A Arte de Escrever Programas Legíveis Na Visão de Um Dev AndroidA Arte de Escrever Programas Legíveis Na Visão de Um Dev AndroidAndroid
Lauren Ipsum Na Visão De Um Desenvolvedor AndroidLauren Ipsum Na Visão De Um Desenvolvedor AndroidAndroid
5 Coisas Que Eu Aprendi Com Desenvolvedores Autores Estrangeiros5 Coisas Que Eu Aprendi Com Desenvolvedores Autores EstrangeirosAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...