Volley no Android, Entendendo e Utilizando

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Volley no Android, Entendendo e Utilizando

Vinícius Thiengo
(19647) (47)
Go-ahead
"O método consciente de tentativa e erro é mais bem-sucedido que o planejamento de um gênio isolado."
Peter Skillman
Prototipagem Android
Capa do curso Prototipagem Profissional de Aplicativos
TítuloAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
Acessar Curso
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Lendo
TítuloManual de DevOps: como obter agilidade, confiabilidade e segurança em organizações tecnológicas
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Gene Kim, Jez Humble, John Willis, Patrick Debois
EditoraAlta Books
Edição
Ano2018
Páginas464
Conteúdo Exclusivo
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Tudo bem?

Na vídeo aula acima nós vamos, passo a passo, destrinchar a biblioteca Volley, biblioteca para comunicações remotas no Android.

Essa biblioteca também pode ser utilizada para consumo de APIs REST. Além do mais é a biblioteca de comunicação remota desenvolvida pelos engenheiros do Google Android para a comunidade de desenvolvedores Android.

Então, Thiengo, está é sem sombra de dúvidas a melhor API (biblioteca) para comunicações remotas no Android?

Você realmente quer ouvir a verdade?

Então, na verdade eu a considero como "mais uma" API de comunicação remota no Android.

A Volley API pode sim ser uma excelente escolha se o seu projeto de aplicativo Android não consume e nem envia mais do que algumas poucas centenas de KB (Kilobytes) por conexão.

Isso, pois essa API foi realmente feita para trabalho com poucos dados em transação.

Alias, desde a liberação dela no Android, em 2013, muitas outras APIs de comunicação remota foram criadas.

Nesta época a comunicação remota no Android basicamente dependia de um conjunto de APIs do pacote org.apache junto a algumas threads secundárias ou junto com a descontinuada API AsyncTask.

Sério:

Em 2013 a Volley API era Bitcoin a R$ 2,00.

Hoje em dia eu seguramente recomendo que você invista o seu tempo na Retrofit API para comunicações remotas no Android.

Isso, pois essa API é uma excelente escolha para qualquer contexto e não somente para aqueles onde poucos dados serão trafegados.

De qualquer forma, a Volley API não deixa de ser uma escolha e dependendo do projeto Android que você estiver trabalhando é possível que ela já esteja configurada e você tenha que mantê-la e assim precise se aprimorar com ela.

Arquitetura Volley de comunicação remota Android

Sendo assim, a vídeo aula acima lhe ajudará com isso e um outro conteúdo mais atual que tenho sobre a Volley API também será uma escolha inteligente após o estudo deste aqui: Volley, Gson e RetryPolicy em Material Design Android Série APP.

E...

... antes de finalizar, deixo abaixo alguns links de outros conteúdos do Blog que lhe colocarão em dia com o que há de atual no mundo Android:

E caso você tenha como meta aprender a criar aplicativos Android, ou evoluir nesta área, também com o conteúdo gratuito do Blog e canal, então não deixe de acessar a lista de estudos em:

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Surgindo dúvidas ou dicas, pode enviar abaixo na área de comentários que logo eu lhe retorno.

Obs. : o link para download do projeto apresentado em vídeo se encontra logo abaixo no artigo, mais precisamente na seção "Download".

Abraço.

Eclipse IDE vs Android Studio IDE

Apesar do conteúdo da vídeo aula acima estar utilizando o Eclipse IDE 😱, tudo que é apresentado, tanto a parte teórica quanto a parte prática, é ainda válido nos dias de hoje com o desenvolvimento Android utilizando o Android Studio 😁.

Ou seja, independente da linguagem oficial (Java, Kotlin, C ou C++), IDE ou framework que você esteja utilizando, o conteúdo acima é ainda de grande utilidade.

AndroidX

Apesar do conteúdo sobre comunicação remota ainda estar atual e ser de grande importância para qualquer nível de desenvolvedor Android.

Apesar disso eu também recomendo, assim que finalizado o projeto em sua própria instalação de IDE, que você o migre para o AndroidX.

Algo que pode ser feito com poucos cliques, como apresentado no tutorial a seguir: Migrar para o AndroidX.

Fontes

Google I/O 2013 - Volley: Easy, Fast Networking for Android

Entendendo e Utilizando o ConfigChanges no Android

Página de downloads do Git

Página do link da lib Volley no Google Source

GitHub Volley

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Comentários Blog (47)

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Enviando, aguarde...
Edmilson Tito (1) (0)
02/03/2020
Bom dia Thiengo, tenho acompanhado os tutoriais de VOLLEY e estou implementando em um projecto ,  sou k estou tendo um problema  no enviu de imagem no webservice.  


Quando estava a a testar em rede local,  fazia upload de imagem com tamanho ate 4mb .

Hospedei(grátis na Umbler.net) ontem .  Mais ele ja nao está a enviar imagens com tamanho acima dos 50kb.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
12/03/2020
Edmilson, tudo bem?

A Volley API foi desenvolvida para o trafego de poucos dados, nem mesmo atingindo a casa dos megabytes.

E mesmo se está API suportasse, com segurança e consistência, qualquer quantidade de dados em trafego. Mesmo assim eu recomendaria que você utilizasse em seus projetos, que contém comunicação remota, a API Retrofit.

A Retrofit é mais bem aceita na comunidade de desenvolvedores Android e suporta diferentes configurações para envio até mesmo de vídeos, que podem passar das dezenas de megabytes.

Se possível, estude por completo o tutorial que tenho sobre está API, no link a seguir:

-> Library Retrofit 2 no Android: https://www.thiengo.com.br/library-retrofit-2-no-android

Edmilson, é isso.

Surgindo mais dúvidas, pode perguntar.

Abraço.
Responder
Robson (1) (1)
16/08/2017
Olá Thiengo! prezado vc demonstrou e disse o motivo pelo qual os parâmetros não são enviados com Request<JSONObject>, estou fazendo uso da classe customizada e mesmo assim os parâmetros não são enviados, para testar forço e coloco os parâmetros na url então consigo fazer funcionar , como resolver este tilte? Valeu meu caro.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
20/08/2017
Robson, tudo bem?

Tem um tempo que não mais trabalho com essa API, mas tenho aqui no Blog um conteúdo mais atual sobre ela, se possível veja ele em: https://www.thiengo.com.br/volley-gson-e-retrypolicy-em-material-design-android-serie-app

Também recomendo que tente outras APIs de conexão remota, pois se me lembro bem a API Volley não mais é mantida.

Duas outras excelentes APIs são:

- Retrofit (a mais utilizada no Android): https://www.thiengo.com.br/library-retrofit-2-no-android
- AsyncHttp (robusta e simples): http://loopj.com/android-async-http/

Abraço.
Responder
Rodrigo Pereira (1) (0)
15/05/2017
Thiengo parabéns pelos videos, me ajudam muito, sempre pesquiso aqui o que preciso e sempre indico suas aulas para outras pessoas.
Estou com um problema, sempre que envio uma requisição para o banco ele me da o retorno duas vezes, já configurei meu retryPolice e nada ( cr.setRetryPolicy(new DefaultRetryPolicy(30000,
                0,
                DefaultRetryPolicy.DEFAULT_BACKOFF_MULT));

Insert por exemplo, ele dá 2 vezes...

O que pode ser?

Abraços.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
24/05/2017
Rodrigo, tudo bem?

Esse problema de duplicação de registro no backend tende a ser devido a configuração do retryPolice. Tentou somente essa configuração de 30 segundos?

Na pior das hipóteses você terá de construir um código de guarda no backend Web. Assim é possível que, na tabela onde está havendo duplicação, você tenha de criar mais um index, chave única, por exemplo, para poder saber que o segundo conjunto de dados na verdade já foi inserido.

Mas antes tente mais configurações do retryPolice. Abraço.
Responder
Matheus Bed (1) (0)
30/12/2015
Ei thiengo, estou com problema pra importar o volley para o android studio, eu vi que o procedimento que você faz é diferente no android studio e já procurei outros videos e também não achei a resposta, se você poder mim ajudar, ficarei feliz
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
30/12/2015
Fala Matheus, blz?
Se for manter seu APP com o Volley, veja essa implementação no AS (http://www.thiengo.com.br/volley-gson-e-retrypolicy-em-material-design-android-serie-app ).

Mas recomendo que ao menos tente o Retrofit 2.0 (http://www.thiengo.com.br/library-retrofit-2-no-android ), mais eficiente e simples de utilizar. Abraço
Responder
Andreia (1) (0)
06/11/2015
Olá Vinicius. Desde já parabéns pelo blog, todos os post, etc. Enfim, gostaria de saber por quê não consigo importar "RequestQueue"?!! Importei o Volley, habilitei Library, depois no projeto de exemplo add library(que apareceu como main, invés de volley), mas na hora que começo "private RequestQueue rq", não aparece a opção para importar. E se coloco o import manual continua ainda errado. Sabe por que isso ocorre?!Aguardo.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
07/11/2015
Fala Andreia, blz?
Está com o AndroidStudio ou Eclipse? Qual a versão da API Android utilizada e a do volley? Estude a possibilidade de utilizar o Retrofit 2.0 (http://www.thiengo.com.br/library-retrofit-2-no-android ), mais simples e eficiente. Abraço
Responder
Andreia (1) (0)
09/11/2015
Olá Vinicius, blz?! Estou usando o Eclipse, a versão do API é 15. Vou ver seu post sobre Retrofit, caso resolver ou não, retorno. Obrigada. Sucesso!
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
09/11/2015
Ok, veja se consegue utilizar o gradle no eclipse seguindo esse tuto (http://www.vogella.com/tutorials/EclipseGradle/article.html ), caso já não esteja utilizando. Abraço
Responder
Andreia (1) (0)
09/11/2015
Ok, Vinicius! Valeu!!
Obrigada!!
Responder
Andreia (1) (0)
11/12/2015
Olá Vinicius, tudo bem?!
Resolvido da seguinte forma: feito download do "volley.jar" do site: http://tips.androidhive.info/2015/08/android-how-to-download-and-make-volley-jar/. E colocado na pasta libs do projeto, agora sim funcionou!
Responder
Flávio (1) (0)
20/08/2015
Olá Thiengo, desde já agradeço seus ótimos vídeos, tenho um problema com o Volley sempre dá "time out error", já fiz de tudo , inclusive mexendo no DefaultRetryPolicy (inclusive desabilitando o Firewall) e instalando diretor em um celular real. Veja por favor o exemplo abaixo, será que existe um bug no Volley ?? jor.setRetryPolicy(new DefaultRetryPolicy(
5000, DefaultRetryPolicy.DEFAULT_MAX_RETRIES, DefaultRetryPolicy.DEFAULT_BACKOFF_MULT));
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
20/08/2015
Fala Flávio, blz?
Pode ser que o problema seja no lado servidor, aumente o time out no servidor e tente novamente. Esse problema acontece mesmo quando utilizando WiFi? Abraço
Responder
Gabriel (1) (0)
13/08/2015
Thiengo, parabéns pelo vídeo!

Sabe me dizer como eu faço uma simulação com servidor local?

Instalei o wampserver e tentei chamar localhost, mas ouvi dizer que este é o mesmo endereço do Android.
Já tentei dar um ipconfig e apontar para o ip da máquina, mas uma hora identifica, outra hora não.. e não sei em qual diretório poderia colocar os arquivos php e fazê-los rodar como vc fez.. estou muito confuso com isso, poderia me dar uma luz?!? Obrigado!
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
14/08/2015
Fala Gabriel, blz?
O diretório onde seu projeto Web deve ficar é exatamente no diretório onde o apache interpreta seus códigos Web, provavelmente na pasta www de sua instalação WampServer, isso não muda somente pq envolve um dev mobile tb, continua o mesmo de sempre. Realmente é o IP de sua máquina que deve ser utilizado, logo "mas uma hora identifica, outra hora não" infelizmente acontece, mas está no caminho correto. Está utilizando o Genymotion? Se não, instale ele e o utilize, além de aumentar sua produção no dev Android, vc provavelmente não terá esse problema de queda na conexão com server local (não tive em minha máquina). Abraço
Responder
Gabriel (1) (0)
14/08/2015
Obrigado pelo retorno Thiengo,
eu utilizo o Genymotion sim, então eu devo colocar o ip da máquina no browser do emulador, correto?

O que estou mais confuso é que se eu entrar com o endereço ip na janela do windows não terá como salvar arquivos, apenas compartilhar diretório.. como ele enviará para o www do php?? Como ficaria o link na variável "url" do Android?!!
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
15/08/2015
Gabriel, na verdade no browser vc continua utilizando localhost. No site do WampServer (http://www.wampserver.com/en/ ), na parte "Installing" tem os procedimentos de instalação e de como vc vai acessar seus projetos, onde eles vão ficar para poderem ser acessados do browser ou de outra aplicação cliente. Reveja aqueles passos e faça um "Hello World!" somente para testes. O endereço ip será utilizado nos scripts do seu Android Project, para sua APP conseguir acessar seu servidor local como se fosse um servidor publico na Web, somente para isso servirá o endereço ip. Veja nesse vídeo http://www.thiengo.com.br/volley-gson-e-retrypolicy-em-material-design-android-serie-appcomo faço. Abraço
Responder
29/07/2015
Fala Thiengo, blz?
Cara, me deparei com um problema de instabilidade no volley.Pensei que fosse problema no servlet, porém fiz a mesma requisição via http e tá rodando normal.Via volley tenho que chamar 2 ou 3 vezes até a requisição retornar true.
Tem alguma idéia do que possa tá ocorrendo?
Obrigado.
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
30/07/2015
Fala Hemerson, blz sim.
Provavelmente seu problema é com o RetryPolicy, não é instabilidade, é a configuração padrão que assume uma resposta rápida do servidor. Veja esse ultimo vídeo que coloquei no ar (http://www.thiengo.com.br/volley-gson-e-retrypolicy-em-material-design-android-serie-app ), nele apresento essa problemática e como alterar os valores do RetryPolicy. Abraço
Responder
Ilton Barbosa (1) (0)
04/07/2015
Olá,
Consegui fazer funcionar colocando o acesso no XAMP instalado na minha própria máquina. Ele gerou os arquivos txt, no entanto exibiu na tela do emulador, uma mensagem de Ecache null. De que se trata?
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
05/07/2015
Fala Ilton. blz?
Essa mensagem aparece com frequencia somente para sua APP que utiliza o Volley? Pois não encontrei nada relacionado a ela e ao Volley / Android, provavelmente é uma mensagem independente do próprio emulador. É o Genymotion? Abraço
Responder
thierrykaueas (1) (0)
19/06/2015
Olá, sempre ao executar a aplicação no meu celular da erro, tanto o meu APP quanto o seu exemplo, apresenta o seguinte erro:  java.io.EOFExeption, e a classe q da erro é com.volley.Android.noConnectionError
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
20/06/2015
Fala Thierry, blz?
Está realizando quantas conexões ao mesmo tempo no Volley? Pergunto isso que pelas pesquisa que fiz mt provavelmente o problema é a quantidade de requisições simultaneas (http://www.discogs.com/forum/thread/401761 ). Certificando-se tb que a Internet está disponível, dê uma olhada nesse doc do Volley (https://github.com/smanikandan14/Volley-demo ), vai lhe ajudar a entender a configuração do Volley e como altera-la.

Nesse outro post (http://stackoverflow.com/questions/18686671/com-android-volley-noconnectionerror-after-pausing-app ) os participantes chegaram ao problema indicando bug no Android, e lá mesmo tem a solução. Veja tb se funciona para ti. Abraço
Responder
16/06/2015
Fala Thiengo, blz?
Como faço uma segunda chamada dentro do meu  onResponse?
Obrigado.
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
17/06/2015
Fala Hemerson, blz sim.
Tentou dentro do onResponse() chamar novamento o:

mRequestQueue.add(request);

Ele já está dentro da mesma Thread da chamada anterior então não vejo problemas com isso, tente assim e ver se passa. Abraço
Responder
17/06/2015
Estou fazendo da seguinte forma e não está dando certo.
Tenho que criar no novo objeto CustomJsonObjectRequest?

cjor = new CustomJsonObjectRequest(Request.Method.POST, url, params, new Response.Listener<JSONObject>() {
            @Override
                public void onResponse(JSONObject jsonObject) {
                if (jsonObject != null) {
                   nova url;
                   novos parametro;
                   requestQueue.add(cjor);
                }
            
        }, new Response.ErrorListener() {
            @Override
            public void onErrorResponse(VolleyError volleyError) {
                Toast.makeText(ctx, "Falha na Comunicacao --- >Erro " + volleyError.getMessage(), Toast.LENGTH_LONG).show();
                dialogProgress.dismiss();
            }
        });
        requestQueue.add(cjor);
    }
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
18/06/2015
Hemerson, provavelmente é isso mesmo, não ter como aproveitar um objeto request já utilizado, então crie outro e tente realizar a chamada no mesmo local, para ver se vai. Abraço
Responder
05/06/2015
vou postar o erro do log

/bin/surfaceflinger
06-05 10:11:38.170: E/(5629): appName=br.exemplovolleyandroid, acAppName=/system/bin/surfaceflinger
06-05 10:11:38.170: E/(5629): 0
06-05 10:11:38.765: E/Volley(5629): [349] NetworkDispatcher.run: Unhandled exception java.lang.NullPointerException
06-05 10:11:38.765: E/Volley(5629): java.lang.NullPointerException
06-05 10:11:38.765: E/Volley(5629): at com.android.volley.NetworkDispatcher.run(NetworkDispatcher.java:126)
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
06/06/2015
Esse NullPointer interno a lib não ajudou muito, pois o ponto de partida da Exception é a chamada em sua APP (em alguma classe de sua APP), mas se isso foi o mais descritivo que conseguiu do LogCat provavelmente o erro é devido a outra entidade que vc disse não ter vindo igual no vídeo. Me diz se já consegue vincular o Volley ao projeto e colocar o código dele? Se sim, utilize a requisição com StringRequest para ver se vai sem problemas. Se não, vc tentou o .jar do comentário anterior que lhe enviei? Abraço
Responder
lazaro19p (1) (0)
04/06/2015
mestre thiengo cara estou tentando usar o volley, mais infelismente  o projeto q o hit gera quando importo pelo eclipse só aparece um main em vez dos DOI projetos q vc demostrou o que tenho fazer?
obrigado
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
05/06/2015
Fala Lazaro, blz?
Tente baixando o jar desse repositório: http://search.maven.org/#search%7Cga%7C1%7Ccom.mcxiaoke.volley

Se colocando o .jar direto em seu projeto não rodar, tente colocando ele em uma projeto do tipo lib como é feito no feito e esplicado na resposta certa desse link (http://stackoverflow.com/questions/27578105/cant-import-the-volley-library-in-eclipse ) em Edit. Abraço
Responder
Paul Polidoro (2) (0)
29/05/2015
Bom dia Thiengo, tenho uma duvida espero que possa me ajudar.

Tem como receber dois ou mais JSONArrays do php em uma única solicitação?
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
30/05/2015
Fala Paul, blz?
Tem como sim, uma maneira fácil de fazer isso e entender é colocar quantos JSONArray necessários dentro de um JSONArray pai ou JSONObject pai. Abraço
Responder
Paul Polidoro (1) (0)
01/06/2015
Beleza Vinícius!
Cara deu certinho, eu usei um JSONObject com vários Arrays dentro, da pra transportar todos os dados que eu precisava! Valeu pela atenção abraços.
Responder
24/02/2015
Fala Thiengo blz,
Estou usando o Android Studio e está sendo um parto incluir o volley. Em versões do android Studio era uma forma agora é de outra. Não vi nenhum modo de incluir os arquivos baixados no projeto e usá-los. O único modo que encontrei foi baixar o .jar do arquivo e incluí-los no projeto. Aí é bem fácil basta colocar o .jar em uma pasta do projeto(lib talvez) e clicar em Add  as Library e sair usando. Mas há uma preocupação aqui em saber se o .jar que estou usando é a mais atual. Pois baixar a partir de um link que não tem nada a ver com o google. Agora a dúvida: Já que só encontrei essa opção como criar um arquivo "volley.jar" a partir dos arquivos baixados diretamente do google source?.
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
24/02/2015
Fala Davi, blz sim.
Coloque a linha abaixo no build.graddle, em "dependencies", de seu projeto para incluir o volley lib mais atual nele, abraço:

'com.mcxiaoke.volley:library:1.0.10@aar'
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
24/02/2015
Exemplo mais completo:
...
dependencies {
    compile fileTree(dir: 'libs', include: ['*.jar'])
    compile 'com.android.support:appcompat-v7:21.0.3'
    compile 'com.mcxiaoke.volley:library:1.0.10@aar'
}
Responder
20/12/2014
Vinícius Thiengo  thiengo valeu mesmo... pensei bem acho que vou comecar a mudança aos poucos , mas vou mudar... so uma duvida a lib do volley esta sendo atualizada constantemente ou eu posso usar a que voce disponibilizou no download do projeto ??
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
21/12/2014
Paulo, não tive problemas e requisições de atualizações para essa lib não, porém recomendo que pega direto do site informado no vídeo, pois se algo foi corrigido ou melhorado vc já estará com essa versão. Abraço
Responder
11/08/2014
Olá Thiengo.
Criei um projeto com o Volley e gostaria de enviar requisições POST para o Web Service. Para isto, estou pegando uma lista de objetos e adicionado a requisição a cada interação da lista.
O problema é que ele passa por toda a lista e só depois começa a disparar os POSTs. Portanto ele envia N requisições, todas com o último objeto da lista e não um com cada.

Você já passou por isso? Tem alguma ideia para me ajudar?

Obrigado.
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
11/08/2014
Fala Matheus, blz?
Velho nunca passeis por esse problema em especifico, mas pelo que vc falou o problema é de lógica (o pior tipo), alguma condicional ou loop em falta ou a mais. O problema vc já tem (somente o ultimo da lista vai na requisição) agora vc deve achar a causa na lógica. Abraço
Responder
12/08/2014
Ahh blz Thiengo.
E você sabe se tem como dar prioridade e/ou travar o envio de uma requisição com o Volley?
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
12/08/2014
Fala Matheus, blz?
Tem sim, se não me engano a parte de prioridade o vídeo cobre, porém a de cancelamento de requisição acho que passei batido e mostrei somente como taggear a requisição e acabei não cancelando. Pegando carona no vídeo até o momento em que taggeo a requisição (request.setTag("tag");) vc pode cancelar a requisição de várias formas, a que tenho certeza é:

requestQueue.cancelAll("tag");

Abraço
Responder
13/08/2014
Então Thiengo.
Tinha pensado em ir dando prioridade maior para as primeiras interações da lista.
Mas consegui resolver meu problema colocando o while dentro da resposta do Volley. Assim ele só continua interando quando obtém uma resposta.
Vlw, abraços!
Responder