Vai Que Dá!

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirmar é que poderei lhe enviar o conteúdo exclusivo por email.

Email inválido.
Blog /Livros /Vai Que Dá!

Vai Que Dá!

Vinícius Thiengo24/12/2015
(715) (1) (8)
Go-ahead
"Invariavelmente, o que nos impede de efetuar a mudança é o fato de vincularmos mais dor a promover uma mudança do que a permanecer onde estamos."
Tony Robbins
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Comprar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido
Capa do livro "Vai Que Dá!" de Joaquim Castanheira
Título
Vai Que Dá!
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
Joaquim Castanheira
Editora
Schwarcz
Ano
2014
Edição
Páginas
247

Opa, blz?

Terminei a leitura do livro “Vai Que Dá!” de Joaquim Castanheira, editora Schwarcz S.A. O livro vem com a ideia de apresentar dez histórias de dez diferentes empreendedores Endeavor. A Endeavor é bem conhecida no mundo do empreendedorismo por fomentar esse em vários países pelo mundo, com o principio de que o empreendedorismo pode sim mudar a realidade, principalmente de países em desenvolvimento.

As empresas cases no livro são dos mais variados ramos e com uma diversidade grande nos tipos de empreendedores, alguns já tinham bastante dinheiro (família já tinha empreendedores bem sucedidos), outros não tinham dinheiro mas desde cedo já tinham uma mente empreendedora, uns com diplomas universitários, outros não… e tem até mesmo ex-atléta olímpico de ponta que virou empreendedor de empresa de tecnologia literalmente “sem querer”, essa última é a história da ClearSale.

Senão a história mais hilária, a ClearSale, se pouco a maior empresa antifraude em transações online atuando na América Latina, surgiu por acaso, sem planejamento. Em uma conversa entre Pedro Chiamulera (um ex-atléta olímpico e formado em Ciências da Computação em uma universidade americana) e um dos representantes do SubMarino, surgiu a necessidade de uma sistema antifraude. Logo Pedro correu, formou o time e então entregou a solução. Depois disso o empreendedor ficou atendendo “n” outros pedidos de T.I. além de somente serviços antifraude. Empresa sem foco em apenas um setor, muitas dividas surgindo, saída em debandada de programadores… mesmo com vários problemas a empresa conseguiu virar o jogo, e hoje tem lucro de dezenas de milhões.

O interessante é que segundo Pedro e seu sócio, a solução oferecida pela empresa, uma solução onde também envolve analistas humanos, conseguindo assim aprovar ainda mais transações seguras, segundo eles é algo que nem mesmo países desenvolvidos, como os Estados Unidos, têm. Confesso que se eu não tivesse lido antes a história do empreendedor da Tecsis, Bento Koike, teria um pouco de receio em acreditar que o local onde tem as maiores empresas de tecnologia, incluindo e-commerces, não tem tecnologias antifraude robustas.

Na verdade o Paypal já utiliza esse tipo de algoritmo com analise humana a algum tempo, isso foi necessário, pois os “hackers” conseguiam burlar as melhorias nos scripts antifraude do Paypal. Na época deu tão certo que até mesmo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) adotou um algoritmo muito similar para capturar terroristas. Mas é aquilo, o Paypal utilizava como algoritmo interno dele e não como serviço antifraude para outros e-commerces com pagamentos próprios, que é o que a ClearSale oferece. Então vejo como justo considerar que o modelo de negócio da ClearSale é sim inovador mesmo no mercado de países desenvolvidos. Essa história do Paypal pode ser conferida no livro “De Zero A Um” de Peter Thiel.

Quando na história sobre a Tecsis e seu empreendedor, Bento Koike, muito provavelmente o leitor fica um tanto fascinado em ver que o camarada é brasileiro, a empresa é no Brasil e vende nada mais nada menos que hélices para torres de energia eólica para também a gigante americana, General Electric (GE), sendo a principal fornecedora de hélices eólicas dessa última. Essa história quebra um pouco o paradigma de que tecnologias de última geração vêm somente de países desenvolvidos. A tecnologia espacial utilizada nas hélices da Tecsis são modelos para outras empresas no mundo fornecedoras de hélices para torres de energia eólica. Vale ressaltar que Bento Koike tem formação no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Outra história impressionante é a da ToLife, do empreendedor Leonardo Lima. O camarada conseguiu levantar aproximadamente 1.2 milhão apenas com a ideia da solução para a área de saúde. E ele nem era já uma estrela empreendedora, estava ainda começando como empreendedor e conseguir já esse aporte, ao meu ver é um valor que indica uma apresentação de produto a acionistas, no mínimo, o máximo competente possível.

Bom o livro é muito show de bola. Tem um conteúdo com histórias das mais variadas. Esse tipo de conteúdo, apresentando as dificuldades e superações dos empreendedores é o que vejo como combustível empreendedor… é motivacional, porém muito diferente do que muitos podem pensar sobre motivação, aquele papo de: “você é capaz...”, “você isso…”, “você aquilo…”. Esses podem ajudar, sim, provavelmente, mas ver a história de outros, as dificuldades, a coragem de persistir mesmo quando para todos os outros era um negócio completamente inviável, esse conteúdo é o que mantém os que estão empreendendo na rota. Um outro livro similar e muito bom, com histórias também surpreendentes de empreendedores brasileiros é o “Para Ser Grande” de Marina Vidigal, esse também vale a leitura. No “Vai Que Dá!” vou de cinco estrelas, leitura excelente para os empreendedores ou os que ainda estão relutando em alguma ideia a empreender. 

Vlw

Receba em primeira mão o conteúdo exclusivo do Blog, além de promoções de livros e cursos de programação.
Email inválido

Relacionado

Previsivelmente IrracionalPrevisivelmente IrracionalLivros
De Zero A UmDe Zero A UmLivros
PHP - Programando com Orientação a ObjetosPHP - Programando com Orientação a ObjetosLivros
Business Model GenerationBusiness Model GenerationLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (1)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
Ismael Ezequiel (5) (0)
24/12/2015
Ótimo cara. ^^
Responder