Business Model Generation

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Livros /Business Model Generation

Business Model Generation

Vinícius Thiengo21/12/2015
(1048) (4) (9)
Go-ahead
"Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é."
John Wooden
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas934
Acessar Livro
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Acessar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido
Capa do livro "Business Model Generation" de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur e outros 470 co-autores
Título
Business Model Generation
Categoria
Empreendedorismo
Autor(es)
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur
Editora
Alta Books
Ano
2010
Edição
Páginas
281

Opa, blz?

Terminei a leitura do livro “Business Model Generation” de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. O livro é best-seller mundial e tem outros 470 coautores. Foi lançado definitivamente em 2010 e ainda somente tem a 1ª edição com o livro “Value Proposition Design” sendo a continuação e não a 2ª edição.

O livro Business Model Generation é uma das recomendações de Bel Pesce no livro “A Menina do Vale”. Já tinha ouvido falar bem do modelo de canvas para descrição de negócios e com o livro ficou mais claro como o modelo de negócio com canvas funciona, as vantagens e que ele trabalha também como complemento do antigo e bem conhecido plano de negócios, e não como substituto.

No livro os autores passam de uma maneira bem bolada e com muitos exemplos (cases) o conteúdo de construção de modelo de negócios utilizando “n” abordagens o canvas que basicamente é uma estrutura de layout onde se tem as partes bem definidas: Parcerias, Atividades chave, Recursos principais, Proposta de valor, Relacionamento com o cliente, Canais de distribuição, Segmentos de clientes, Custos e Receitas. A imagem abaixo dá uma ideia melhor do layout do canvas.

 A ideia com o canvas é apresentar / definir o que é o business, para onde quer ir e como, depois de alguns testes e ajustes ajuda a definir também se é um projeto viável. Isso tudo de uma maneira bem simples, com apenas um único layout. O autor indica que utilizar softwares de modelo de negócios ou os Post-its (quando o canvas é impresso, por exemplo) é o caminho para preencher as áreas definidas do canvas, de preferência com imagens e apenas um item por Post-it.

O livro deixa claro que você não precisa ser o dono de uma empresa ou estar começando uma, pode muito bem aplicar o modelo de negócios com canvas na empresa que trabalha com o objetivo de mostrar fraquezas ou oportunidades ainda não percebidas, por exemplo.

O autor indica que uma equipe com diversidade de cargos e culturas dentro da empresa é bem melhor que uma equipe homogénea formada apenas por diretores, pois a primeira tende a ter mais ideias divergentes das convencionais e ocasionalmente sustentar a criatividade. Nessa parte e em muitas outras o livro adota um viés mais industrial e menos empreendedor individual, pois sempre que se fala em construção do canvas para modelo de negócios o livro cita equipe e não um único indivíduo, apesar de não haver problemas em ser apenas um.

Apesar de eu adotar um pensamento ala Peter Thiel (autor de “Zero A Um”) compreendi sim as vantagens do canvas como modelo de negócios e também da utilização do Mapa da Empatia para descrever o cliente como oportunidade de negocio, alias o Mapa da Empatia é, provavelmente, mais  impactante ao seu negócio que o canvas, pois ele vai permitir que você consiga formular melhor uma proposta de valor de seu empreendimento, mesmo que o produto ainda permaneça o mesmo… a mensagem dele no mercado é que vai mudar. Abaixo um exemplo de Mapa da Empatia.

Um dos pontos fracos que identifiquei no livro é que somente próximo ao final é que notei de forma explicita que para a construção do canvas como modelo de negócio são necessárias pesquisas com clientes ou alguém na equipe com larga experiência com o publico alvo. O autor apresenta além do Mapa da Empatia outras ferramentas para auxiliar o canvas e também tópicos como: Padrões (isca e anzol, freemium, …), Estratégias, Design, Processos.

É apresentada uma interpretação do canvas junto ao modelo de custo e valor da "Estratégia do Oceano Azul” (bom livro). Várias dicas de como implementar o modelo de negócios em corporações já bem estabelecidas com um modelo antigo da empresa, porém sem iniciativas em inovação no modelo de negócio atual. Como evitar o problema de ego, ou seja, abraçar uma ideia de modelo de negócio logo de inicio e sem muitos testes que a provem como válida. Como utilizar protótipos e cenários para respectivamente projetar modelos atuais e futuros do modelo de negócio…

A parte de Isca e Anzol é novamente uma bela explicação do poder do grátis (ou quase grátis) nos negócios, para ajudar a alavancar um outro produto, chegando a conclusão já testada na livro “Previsivelmente Irracional” de Dan Ariely de que o grátis é ainda muito melhor do que o quase grátis.

O livro é show de bola e mesmo se você tiver um perfil menos planejador (não significa menos disciplinado) é possível tirar vantagem da utilização do canvas e de outras técnicas como a prototipagem, por exemplo, para alavancar suas ideias. O canvas vai lhe permitir dar um norte (bem completo) com suas ideias, em sua empresa ou na empresa que trabalha. O formato do livro é bem diferente do convencional, começando que ele é de maior tamanho na horizontal, o texto é simples e tem muitas imagens, facilitando ainda mais o entendimento dos conteúdos. Vou de 5 estrelas, leitura que vai ampliar seu knowledge.

Vlw

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

Rápido e DevagarRápido e DevagarLivros
Super CérebroSuper CérebroLivros
Previsivelmente IrracionalPrevisivelmente IrracionalLivros
De Zero A UmDe Zero A UmLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (4)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
ghguilhermehenrique (2) (0)
23/12/2015
Massa  Vinícius, esse livro ele é ebook ou físico?
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
24/12/2015
Guilherme, esse é físico. Dele não sei se existe eletrônico, devido ao tempo tb (2010). Abraço
Responder
plinhares9 (2) (0)
21/12/2015
valeu Thiengo, vou comorar. despertou meu interesse.
Responder
21/12/2015
Olá Thiengo,

Ótima recomendação. BMG hoje é fundamental para visualizar e acelerar a realização de um produto. O Livro é prático e direto.

Também recomendo ;)
Responder