Top 10 leituras de 2016 que são boas pedidas para 2017

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Empreendedorismo /Top 10 leituras de 2016 que são boas pedidas para 2017

Top 10 leituras de 2016 que são boas pedidas para 2017

Vinícius Thiengo18/12/2016
(1543) (3) (37) (9)
Go-ahead
"Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é."
John Wooden
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas934
Acessar Livro
Código limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas598
Acessar Livro
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Opa, blz?

Nesse artigo vou fazer a versão 2016 do que já venho fazendo em anos anteriores: os top 10 livros que li em 2016.

Vou tentar ser o mais breve e objetivo possível nas descrições. Alguns dos livros tenho artigos completos sobre eles aqui no Blog, vou indicar os links nesses casos.

Alguns não coloquei um resumo no Blog. Isso, pois adotei uma nova política, mais precisamente a partir da segunda metade do ano, colocar somente conteúdos sobre ou relacionado a programação.

O conteúdo desse artigo está dividido em duas principais partes: livros de tecnologia e metodologia; livros de inteligência emocional e vendas.

Esse último é um outro conteúdo que tenho como muito importante para aumento de produção de developers (alias, não somente de developers).

Antes de continuar a leitura, não deixe de, no final do artigo, dar as suas sugestões de leituras ou opiniões sobre os livros citados aqui.

Abaixo os tópicos que estaremos abordando:

Parte I - Livros de tecnologia e metodologia

Nessa parte vou apresentar apenas cinco livros que li em 2016 sobre tecnologia e metodologia.

Esse trecho do artigo pode ser um pouco confuso se você é um ávido seguidor de técnicas de Programação Funcional (PF). Digo isso, pois muitos dos livros indicados nessa Parte I são livros ligados a Programação Orientada a Objetos (POO).

Mesmo você sendo um ávido seguidor e evangelizador da PF, não acho que seria inteligente descartar a POO. Isso, pois caso esse paradigma seja realmente aceito pela comunidade de developers como a próxima a POO, essa transição não será "da noite para o dia", veja como ainda há muitos programadores procedurais (ou procedimentais).

Não quero prolongar aqui a discussão sobre PF, posteriormente vou fazer um artigo somente sobre o que acho (se possível com números) desse paradigma.

Seguem os livros.

Scrum - A Arte de Fazer o Trabalho na Metade do Tempo 

Scrum - A Arte de Fazer o Trabalho na Metade do Tempo

Livro muito útil para equipes de desenvolvimento de software. Apesar de o autor deixar claro que o Scrum pode ser utilizado por qualquer tipo de equipe.

Nesse livro Jeff Sutherland apresenta uma série de cases de sucesso depois da adoção do Scrum, onde o mais evidente deles é o caso do FBI. Mais precisamente de um software de gestão que nunca ficava pronto, mais de seis anos e nada de software finalizado. Com o Scrum, em menos de dois anos o FBI já tinha uma versão Beta em funcionamento.

A leitura é simples e se você é gestor, principalmente, vale o investimento. Caso você seja apenas um membro de equipe, estude você mesmo e apresente como sugestão.

A ideia do Scrum é conseguir com que a equipe faça mais em menos tempo. Há um aumento considerável de produção quando comparado a modelos de desenvolvimento como o modelo em cascata, por exemplo.

Esse é um dos livros que tenho um artigo somente sobre ele aqui no Blog, segue: Scrum - A Arte de Fazer o Trabalho na Metade do Tempo.

Use a Cabeça! Padrões de Projetos

Use a Cabeça! Padrões de Projetos

Livro antigo, 2008, mas com excelente conteúdo. Curto muito a maneira de apresentar conteúdos da série Use a Cabeça!. Padrões de projeto não é algo simples de apresentar, muito porque há várias maneiras de apresentar os padrões.

De qualquer forma, os Freeman conseguiram colocar imagens, histórias, entrevistas e palavras-cruzadas no conteúdo sem perder a seriedade dos padrões de projeto e princípios da programação orientada a objetos.

O livro utiliza o Java como linguagem principal, então é bom ter conhecimento dessa linguagem para ler o livro sem muita dor de cabeça, porém, como padrões é relacionado a lógica de negócio e não a sintaxe, é possível seguir a leitura com a sua linguagem e IDE preferidos, mas que seja uma linguagem que suporte orientação a objetos.

Note que esse é um livro não muito barato, se me lembro bem, a última vez que consultei o preço dele estava acima dos R$ 140,00.

Mas tenha em mente que livros de engenharia de software são o que chamo de "age book", servem por toda a vida, digo, até o momento em que POO se mantém como seu paradigma principal de desenvolvimento.

Esse é outro livro que tenho um artigo sobre aqui no Blog, segue: Use a Cabeça! Padrões de Projetos.

Refatoração Para Padrões

Refatoração Para Padrões

O melhor livro de computação que li em 2016. Não conhecia o autor, Joshua Kerievsky, e não seguia o conteúdo sobre refatoração de código, depois da leitura desse título compreendi ainda mais a importância de um código bem escrito.

Existem várias técnicas de refatoração de código, mas nesse livro Joshua apresenta as que permitem refatorar para a aplicação de padrões de projeto, pois muitas das refatorações são simples e não têm como resultado um código com design pattern implementado.

Somente fique ciente que para ler esse livro você precisa conhecer padrões de projeto, ao menos os seguintes: Factory, Strategy, Template Method, Composite, Builder, Command, Adapter, State, Null Object, Singleton, Observer, Decorator, Visitor e Interpreter.

Pode querer continuar a leitura sem o conhecimento pleno de todos, mas essa será mais eficiente se conhecê-los.

A leitura é um pouco densa devido a necessidade de entender os algoritmos apresentados, mas mesmo assim vale o esforço e dedicação.

Esse é outro título que tenho um resumo sobre aqui no Blog, segue: Refatoração Para Padrões.

Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador

Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador

Muito bom livro principalmente para aqueles que estão iniciando em programação orientada a objetos. Isso, pois o livro lhe ensina técnicas simples sobre construção de algoritmos orientados a objetos.

Kent Beck mostra desde como nomear classes, métodos e variáveis até como estrutura-las e quando devemos estruturar os códigos corretamente.

Provavelmente o trecho mais marcante do livro é quando o autor informa que devemos construir a lógica de maneira integral, sem divisão e aplicação de técnicas de código limpo, para depois de validada, a lógica, voltarmos e aplicarmos as técnicas corretas para permitir a leitura limpa dos algoritmos.

O autor é muito conhecido na comunidade de engenharia de software por ser um dos precursores do Agile Software incluindo a co-criação do Test-Driven Development (TDD) e do JUnit.

O livro é muito pequeno e fácil de ler, as dicas são simples e o autor tenta não tomar muito do tempo do leitor em apenas um tópico, esses são curtos.

A seguir o link dos comentários que fiz sobre esse livro, aqui no Blog: Padrões de Implementação - Um Catálogo de Padrões Indispensável Para o Dia a Dia do Programador.

Código Limpo - Habilidades Práticas do Agile Software

Código Limpo - Habilidades Práticas do Agile Software

Excelente livro de Robert C. Martin, provavelmente o mais conhecido que ele fez. Algumas das técnicas de desenvolvimento que eu utilizo hoje vieram depois da leitura desse título.

O livro contém não somente ideias do Martin, mas também de outros vários programadores "old school" que são amigos dele.

No livro, sempre que possível, há o código do tópico de "código limpo" que está sendo explicado. Em alguns trechos o código é colocado por completo.

Esse livro tem uma linha de conteúdo muito similar ao livro Padrões de Implementação (tópico anterior) de Kent Beck, ou seja, não há nada de enfoque em padrões de projeto e sim em simples técnicas de desenvolvimento de software que ajudam nós developers a termos códigos limpos.

Uma informação importante nesse livro é sobre o gasto com leitura de código (90% do investimento) em relação ao gasto com escrita de código (10%). Isso unicamente devido a códigos mal escritos.

Como alguns outros apresentados, esse livro também é fácil de ler, não o mais simples, mas também tranquilo.

Mais sobre esse título no artigo do link a seguir: Código Limpo - Habilidades Práticas do Agile Software.

Parte II - Livros de inteligência emocional e vendas

Assuntos que pouco (ou nunca) vejo sendo discutidos na comunidade de programadores são sobre: inteligência emocional e vendas.

Já a algum tempo leio sobre economia comportamental e sobre inteligência emocional, esses são conteúdos que considero úteis para qualquer profissional, não somente desenvolvedores.

Sempre que me perguntam sobre melhora de hábito e produção, recomendo algum livro desses gêneros.

Os livros de vendas comecei a ler a pouco tempo e digo que me surpreendi, pois estava esperando assuntos como "persuadir o cliente" ou "pressionar o cliente".

Na verdade não vi nada sobre isso até agora e sim sobre técnicas e planejamento de como vender, sempre respeitando a escolha do cliente.

Alias, vendas é outro tópico que qualquer profissional deveria saber, ainda mais na era da informação em que estamos, onde qualquer conhecimento pode se tornar um livro ou um vídeo curso.

Saber Vender é da Natureza Humana

Saber Vender é da Natureza Humana

O melhor livro de vendas que li no ano. Leitura bem tranquila e com o autor indo direto ao ponto: para vender você precisa acreditar no produto e saber o propósito dele na vida do cliente, caso contrário você não consegue vender, não com eficiência e resultado.

No livro, Daniel Pink apresenta vários resultados de pesquisas envolvendo vendas e comportamento em vendas. Segundo os resultados, quando o propósito apresentado ao cliente é o mais específico possível o número em vendas (entenda também como conversão, cadastro de email, por exemplo) tende a ser maior.

Por exemplo: "Aprenda inglês em 24 horas" segundo as pesquisas no livro tende a ter um resultado menor que "Aprenda inglês americano em 24 horas".

Para o programador aprender a vender, acredito que primeiro ele deve aprender no campo de batalha, ou seja, vendendo, depois estudando quem já é especialista em vendas, digo, lendo sobre as técnicas desses.

A Única Coisa - O Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida

A Única Coisa - O Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida

Os autores mostram em A Única Coisa os efeitos de fazer o que a maioria das pessoas fazem: fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

O principal efeito é: qualidade medíocre em quase tudo que é feito.

Mostrando alguns cases históricos (Bill Gates e Michael Phelps, por exemplo) os autores apresentam aos leitores que fazer apenas uma única coisa traz muito mais resultados.

Mesmo que poucas coisas sejam finalizadas quando comparando os novos resultados da nova estratégia aos resultados de quando o comportamento era de multi-tarefas.

Os autores também falam sobre o efeito de ser interrompido quando se estar em uma tarefa, outro ponto chave do livro.

Segundo pesquisas apresentadas por eles, quando você está dedicado a tarefa e é interrompido, apenas uma única vez é o suficiente para diminuir em muito a qualidade do resultado da tarefa.

Esse é um outro excelente livro que caso você esteja interessado em aumentar sua produtividade, ao menos testar o método indicado nele pode ser uma excelente escolha.

Como o livro do Scrum, esse título foi uma indicação de um seguidor do Blog, mais precisamente, o Geovani.

O Mensageiro Milionário - Faça a Diferença e Enriqueça ao Compartilhar Seus Conhecimentos

O Mensageiro Milionário - Faça a Diferença e Enriqueça ao Compartilhar Seus Conhecimentos

Brendon Burchard é um famoso motivational speacher nos Estados Unidos, porém nesse livro, além das experiências de vida dele, ele mostra como empacotar seu conhecimento e monetiza-lo.

O autor fala de várias barreiras que fazem com que as pessoas não acreditem nos produtos informacionais delas e devido ao isso acabam por nem mesmo tentarem vender algo construído por elas mesmas.

O autor mostra como superar essas barreiras, já dando um gancho no conhecimento sobre motivação que ele tem.

Outro livro de leitura tranquila e pequeno, apenas 208 páginas.

Inteligência Emocional 

Inteligência Emocional

Assunto que ficou ainda mais em evidência na década de 90 quando foi divulgado que esse tipo de inteligência é no mínimo tão importante quanto o QI em termos, também, de produção na industria.

Daniel Goleman é o autor mais conhecido da área e o bom dos livros dele é que há sempre resultados de pesquisas, incluindo os números, ou seja, não é sobre o que o autor acha e sim sobre o que as pesquisas apontam.

Inteligência emocional (IE) está fortemente ligada a resiliência, metas criadas e alcançadas e maior produtividade e qualidade em tudo que é feito pela pessoa IE apurada.

No livro o autor fala dos efeitos da inteligência emocional desde a infância até a fase adulta, incluindo algumas dicas de como melhora-la.

Daniel Goleman não deixa nem mesmo de abordar alguns detalhes, como por exemplo, onde está localizada a inteligência emocional no cérebro (lobo pré-frontal, amígdala, ...).

Esse é um assunto que fortemente recomendo, principalmente se você tem problemas em cumprir metas.

O Poder do Agora

O Poder do Agora

Apesar do autor ter um estilo de vida que eu não teria, essa leitura complementa em muito os assuntos: inteligência emocional e aumento de produtividade.

Eckhart Tolle, do início ao fim, mostra ao leitor como se manter no momento presente para que coisas como: ansiedade, medo e intolerância sejam evitadas e consequentemente você fique "em paz de espírito".

O livro não é religioso e sim sobre como se manter concentrado no agora. A importância do "se manter no agora" é citada frequentemente, mesmo que de maneira implícita, em livros de economia comportamental e inteligência emocional.

As pesquisas apresentadas nesses livros mostram que pessoas que tinham capacidade de se manter no momento presente (sem ficar viajando como day dreamers) e fazendo uma única coisa, essas pessoas eram as que tinham, quase sempre, os melhores resultados.

Alias, no livro "Bi.lio.nár.ios" de Ricardo Geromel, a única coisa que o autor descreveu como sendo comum entre todos os bilionários entrevistados era a capacidade de estar no momento presente.

Segundo ele, nas entrevistas, mesmo que em telefone, todos estavam 100% ligados a entrevista, sem distrações.

Os livros de Eckhart Tolle são muito bons, mas antes de iniciar a leitura deles, caso seu objetivo seja aumentar a produtividade, tenha isso em mente, caso contrário é capaz de você querer se tornar um monge budista, sério!

Bônus

Aqui alguns outros bons títulos que li e não coloquei na listagem anterior. Todos dentro dos mesmos assuntos: tecnologia e metodologia; inteligência emocional e vendas.

Plano de Negócios Para Startups 

Plano de Negócios Para Startups

O livro é gratuito e escrito por um participante, com números, do meio empreendedor. Co-fundador de algumas startups, Marcelo Toledo mostra como realmente construir um plano de negócios para conseguir investimento.

O autor mostra o passo a passo e inclui, junto aos arquivos do livro, um exemplo de plano de negócio de uma das startups que ele fez parte, incluindo a referência de onde veio o modelo de apresentação, Sequoia Capital.

Uma das coisas importantes que o autor fala sobre no livro é que investidores gringos muito criticam o meio das startups brasileiras devido a não saberem apresentar suas ideias.

O livro é pequeno e tem muitas coisas bem explicadas, incluindo a sopa de letras que sempre encontramos em artigos e blogs sobre startups.

Mais sobre o título você tem em um post aqui do Blog, incluindo a referência para download dele. Segue: Plano de Negócios Para Startups.

O Poder da Energia

O Poder da Energia

Outro livro muito bom de Brendon Burchard, dessa vez abordando a trajetória dele até se tornar um especialista. Como já informei, Brendon Burchard é autor e palestrante motivacional, porém os livros dele não são do tipo "você consegue, você é muito bom, ...".

Nesse livro ele fala muito sobre resiliência e como exemplo utiliza a vida dele ou a de alguns de seus alunos. Para você ter ideia, a Oprah Winfrey foi aluna dele!

Acredite, é uma excelente leitura e, como o O Mensageiro Milionário, é de leitura fácil, 304 páginas. Como o livro de Eckhart Tolle, esse aqui é outro bom complemento a inteligência emocional e produtividade.

Conclusão

Li alguns outros livros em 2016, mas esses são os que indico, pois sei que o tempo é limitado, não é possível ler todos os livros que queremos em um ano e você possivelmente já deve ter sua própria lista.

Para o ano de 2017 provavelmente vou focar em leituras mais sobre linguagens funcionais e novas tecnologias de desenvolvimento, as de banco de dados principalmente.

Se tiver alguma opinião sobre os títulos aqui apresentados ou sugestão de leitura, não deixe de colocar logo abaixo nos comentários.

Vlw.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

OneSignal Para Notificações em Massa no AndroidOneSignal Para Notificações em Massa no AndroidAndroid
Proguard AndroidProguard AndroidAndroid
Lint Tool Para Alta Performance em APPs AndroidLint Tool Para Alta Performance em APPs AndroidAndroid
Estudando Android - Lista de Conteúdos do BlogEstudando Android - Lista de Conteúdos do BlogAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook (3)

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...