Desenvolvimento Profissional Multiplataforma Para Smartphone

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Livros /Desenvolvimento Profissional Multiplataforma Para Smartphone

Desenvolvimento Profissional Multiplataforma Para Smartphone

Vinícius Thiengo
(2445) (2) (1)
Go-ahead
"Não podemos estar em modo de sobrevivência. Temos de estar no modo de crescimento."
Jeff Bezos
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2018
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido
Capa do livro Desenvolvimento Profissional Multiplataforma Para Smartphone
Título
Desenvolvimento Profissional Multiplataforma Para Smartphone
Categoria
Android
Autor(es)
Sarah Allen, Vidal Graupera, Lee Lundrigan
Editora
Alta Books
Ano
2012
Edição
Páginas
264

O que falar do livro “Desenvolvimento Profissional Multiplataforma para Smartphone”? Resumasso em uma frase: “Se você estivesse agora em 2012, provavelmente esse seria um livro muito bom para se comprar”. Lembro que é um livro da Alta Books, editora que acho muito boa e que assina aqui no Brasil nada mais nada menos que a série “Use a Cabeça”. Mas vamos aos comentários do livro. Feito por três autores, Sara Allen, Vigal Graupera e Lee Lundrigan. Todos com vasta experiência em tecnologia, principalmente em front-end com Lee. Todos também ou já tiveram ou tem umo empresa na área de softwares. O livro começou a ser escrito, se não me engano, em 2011, logo já fiquei meio receoso de lê-lo e ainda fazer os exemplos apresentados. E realmente o receio não era para pouco, pois logo no primeiro exemplo com o jQTouch a aplicação não respondeu conforme figura do exemplo. Mas enfim, eu ainda não estava no capítulo do jQTouch logo não havia mesmo a necessidade de rodar perfeitamente.

Apesar das 264 páginas o livro aborda pelo menos a instalação das quatro plataformas mobile apresentadas na capa: iOS, Android, Windows Mobile (nem era Windows Phone ainda) e BlackBerry. Porém com o decorrer do livro o foco é mesmo no iOS, mas sempre daquela maneira que dava para adaptar facilmente para outra plataforma (pelo menos deu a entender isso). Com o receio de ficar quebrando a cabeça para corrigir exemplos do livro devido ao tempo do mesmo eu dessa vez fiquei mais na leitura e evitei sempre que possível fazer a unha os exemplos, somente o do Titanium é que corri atrás para testar. Alias a apresentação do Titanium em um capítulo exclusivo é um dos pontos altos do livro, pois se me recordo bem os outros livros que li que abordavam a implementação multiplataforma com HTML, CSS e JavaScript quase sempre mostravam apenas o PhoneGap ou o jQTouch, nesse livro ele realmente tem mais ferramentas multiplataformas, alias o livro aborda em dois grandes capítulos uma plataforma que acredito que eles pensaram que iria dar certo no futuro, a plataforma é a Rhodes (RhoSync). Rhodes permite a construção de aplicativos multiplataforma utilizando a linguagem Ruby... achei muito ruim, além do conhecimento sobre Ruby que é necessário a compilação é na mão, nada de IDE para acelerar o desenvolvimento. Uma outra aplicação para desenvolvimento multiplataforma que o livro fala, logo no penúltimo capítulo, é o Sencha Touch, que apesar de ser em JavaScript necessita que o developer seja um pouco core na linguagem, porém não baixei a versão mais atual para saber se ainda persisti assim, comentando aqui baseado no que li no livro mesmo. Aparentemente a versão atual do Sencha Touch está melhor, pois o site é bem completo, com treinamentos e suporte. Sobre o PhoneGap não preciso falar muito, somente que a versão utilizada no livro é a de 2012, muito antiga.

A ideia do livro mesmo é apresentar as aplicações que permitem o desenvolvimento multiplataforma mobile que é cumprido pelos autores. O livro fica em pequenos exemplos e instalação mesmo dessas plataformas. Eu realmente não estou convencido até hoje sobre a qualidade das aplicações mobile desenvolvidas para todas ou para pelo menos as principais plataformas mobile, eu li apenas um livro especifico sobre esse tipo de desenvolvimento (Construindo Aplicativos Android com HTML, CSS e JavaScript) utilizando HTML, CSS e JavaScript (jQuery e jQTouch) e ele também não me convenceu, não porque eu li, mas eu fiz também os exemplos e achei que ficou muito a desejar quando comparado ao desenvolvimento nativo da APP. Minha opinião é que se o camarada for bom em HTML, CSS e JavaScript ele consegue sim desfrutar de um desenvolvimento rápido e fácil para pelo menos as principais plataformas mobile hoje, utilizando para o desenvolvimento essas libs / aplicações multiplataformas, mas duvido muito que sairá dai um próximo Instagram, WhatsApp ou qualquer outra dessas aplicações grandes. Não falo isso para desmerecer o trabalho dos profissionais que são bons, até porque sou desenvolvedor Web também, mas sim devido ao não respeito a padrões de layout (cada plataforma tem os seus e construir apenas uma vez para várias plataformas implica em APP igual em ambas), a limitações quanto ao acesso aos recursos nativos (imagine você querer acessar o evento de click no botão físico de voltar dos aparelhos Android, agora você terá de ter uma implementação especifica e nativa apenas para quando for aparelhos Android) e por ai vai.

O livro é aquilo que falei no inicio, se estivéssemos em 2012 provavelmente seria um dos melhores, mas não estamos. Começado em 2011 e lançado em 2012, muita coisa já mudou, minha recomendação é para não comprar se você quer aprender ou apenas se aprofundar mais no assunto de desenvolvimento mobile. Tem muito livro mais novo e excelente por ai. Vou dar duas estrelas por causa do Titanium que o livro realmente o apresenta de maneira a levar o programador a baixar a plataforma e programar para pelo menos ver como é.

Vlw.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

Construindo Aplicativos Android com HTML, CSS e JavaScriptConstruindo Aplicativos Android com HTML, CSS e JavaScriptLivros
AWS Para DesenvolvedoresAWS Para DesenvolvedoresLivros
Segurança de Aplicativos AndroidSegurança de Aplicativos AndroidLivros
APP Android: Thiengo [Calopsita] 2.0 BetaAPP Android: Thiengo [Calopsita] 2.0 BetaAndroid

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog (2)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
04/08/2014
Olá Thiengo, estou estudando o android e já consegui fazer uns app de sms e cadastro. Mas me diga uma coisa qual framework você indicaria para desenvolver app que rode em multiplataformas ?
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
04/08/2014
Fala Luiz, blz?
Bom, aparentemente o mais estável é o PhoneGap, mas tem tb o Titanium que se não me engano tem uma versão paga... eu ficaria entre essas duas. Abraço
Responder