Construindo Aplicativos Android com HTML, CSS e JavaScript
(14337) (4)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Bom, o livro Construindo Aplicativos Android com HTML, CSS e JavaScript muito me surpreendeu, mas para o aspecto positivo. O autor é bem calejado já na área de desenvolvimento de sistemas e deixa claro que sabe o que está fazendo pelas várias explicações de várias tecnologias que ele apresenta no livro. Pode acreditar, o autor explica o que é HTML, CSS, JavaScript e por ai vai. Mas o livro não me surpreendeu por causa disso e sim por causa da forma como o autor aborda o assunto WebStorage no livro, assunto fortemente ligado ao HTML 5 e que envolve as entidades LocalStorage, Session Storage e WebDatabaseSQL (até onde sei são somente essas). Achei um baita livro quando se falando em WebStorage, o autor manda muito e mostra de maneira simples, bem comentada e bem completa a abordagem dessas entidades de WebStorage em um exemplo real, ou seja, ele coloca o leitor literalmente com a mão na massa para entender o funcionamento.
Acredito que mais de 80% do livro seja somente sobre o lado cliente de uma sistema Web (HTML, CSS, JavaScript – jQuery e jQTouch e entidades de WebStorage) que não é uma coisa ruim partindo do Título do livro. A abordagem sobre PhoneGap, mesmo o livro sendo de 2012, foi certeira e funcionou sem problemas, tendo em mente que eu estava rodando uma versão atualizada do PhoneGap. Vale ressaltar também a abordagem sobre cache de arquivos no lado cliente do sistema Web que o autor aborda com maestria incluindo um baita código em PHP (ele é muito bom em PHP aparentemente) que lista todos os arquivos partindo do diretório raiz para então adicionar como conteúdo de um arquivo “manifest”, que é o arquivo comum que indica cache de arquivos no lado cliente. A estratégia que ele mostra sobre a utilização de hash de arquivos para manter sempre o manifest atualizado também é muito show de bola.
Com oito capítulos e um apêndice o livro aborda o conteúdo Android em apenas dois capítulos (sete e oito). Em um capítulo o autor mostra como acontece a migração para o PhoneGap, como utilizar geolocalização com o PhoneGap em nosso sistema Web migrado, como utilizar alertas dialogs, alertas sonoros, vibração e o sensor accelerometer. Pela abordagem apresentada é bem tranquilo mesmo de utilizar, ainda não sou o expert em PhoneGap, mas é sim uma coisa que pretendo me aprofundar principalmente por causa da bandeira que essa ferramenta segura de construir uma APP para múltiplas plataformas e com pouca alteração no código fonte do sistema Web.
Os pontos negativos, principais, ficam por conta de o autor mesmo com um livro muito curto (200 páginas) querer “abraçar o mundo”. O autor dedicou capítulo para falar o que é o HTML, o CSS, o JavaScript, o Android... falar o que é o Android é até aceitável, porém acho que ele poderia assumir que os leitores do livro teriam já uma base nas outras tecnologias citadas, sem a necessidade de perder páginas com aquelas explicações, pois apesar delas existirem no livro não são de grande utilidade para quem nunca teve contato com elas, devido ao espaço disponível e a grande abreviação do que é realmente cada uma daquelas tecnologias (que implicaria em exemplos mais descritivos e em maior quantidade). O autor poderia aproveitar essas páginas utilizadas com explicações dessas tecnologias para abordar mais conteúdo com o PhoneGap, mostrando exemplos que manipulam o Google Maps Android nativo, por exemplo.
Mas é isso, o livro eu recomendo somente se você já é desenvolvedor Web e já quer ter um primeiro contato com um aplicativo Android criado por você e disponibilizado na Google Play Store (o autor mostra o passo a passo para fazer isso no ultimo capítulo do livro). Aprendi pra caramba com a leitura dele, pois eu manjava muito pouco de cache de arquivos no navegador e muito menos de WebStorage. Se você quer se aprofundar em PhoneGap não sei se essa literatura seria a melhor, são apenas dois capítulos sobre Android e apenas um abordando o PhoneGap, logo busque um livro mais completo. Eu mudaria a capa do livro quanto ao “Caps Lock” utilizado, ele viria com ênfase nas tecnologias HTML, CSS e JavaScript e na fundo e menor a tecnologia Android. Vou ficar com quatro estrelas devido a pouca abordagem sobre o PhoneGap (mesmo sendo claro e bem apresentada), porém sabendo que o autor cumpriu com o que prometeu de acordo com a descrição do livro e título.
Vlw.
Comentários Facebook