![Notificações com NotificationCompat. Push Message Android - Parte 2](./img/post/50-50/notificacoes-com-notificationcompat-push-message-android-parte-2.png)
GCM e AWS SNS. Push Message Android - Parte 6
(4246)
![Capa do curso Prototipagem Profissional de Aplicativos](.//view/infoproduct/book/mapas-android-de-alta-qualidade/img/capa-curso-android-prototipagem-profissional-de-aplicativos.png)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
![](./img/read-book/95-135/domain-driven-design-destilado.jpeg)
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vaughn Vernon
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas160
Opa, blz?
Nesse vídeo dou continuidade a série de vídeos sobre push message no Android, dessa vez abordando a comunicação / envio com o uso do Simple Notification Service do Amazon Web Service (AWS SNS).
O SNS veio com o intuito de ajudar o developer que utiliza os serviços da AWS, a evitar uma quantidade de código desnecessária para utilizar o mesmo serviço de push message para diferentes plataformas (Android, IOS, Kindle Fire, ...). Com o SNS é necessário apenas enviar a push message a ele e então o servidor do SNS se encarrega de entregar as mensagens para a plataforma de push notification correta e consequentemente atingindo os devices corretos, ou seja, a comunicação para envio em nosso exemplo é: SNS cliente (nosso servidor Web) > SNS Server > Plataforma Push Notification / Message (GCM, APNS, AMD, ...) > Device mobile. Note que a explicação nesse post está em torno da troca de mensagens entre devices, com o protocolo GCM (a documentação do AWS SNS refere-se ao GCM como sendo um protocolo para ser utilizado nos envios) sendo utilizado no SNS Client. Pois o SNS pode enviar mensagens por email, SMS, Lambda (AWS), SQS (AWS), trabalho com tópicos ... então além do beneficio de termos o mesmo código para as "N" plataformas, ainda podemos notificar o user por email e SMS (esse ainda não disponível no Brasil).
Da mesma maneira que a conexão com um especifico serviço da AWS, o envio de dados ao SNS para serem entregues aos devices pode ocorrer de "N" maneiras distintas, porém a correta, para que a plataforma de envie seja configurada com os parametros de acordo com o informado no servidor, é utilizando o formato json, como explicado no vídeo, caso contrário todo o conteúdo, se enviado, será parte do payload (mensagem que será enviada eo device) e consequentemente as configurações de time_to_live, collpased_key, restricted_package_name e outras não serão captadas pelo servidor GCM aparentando bug no server quando na verdade as configurações de envio (a sintaxe) não foi a correta.
É importante que nesse vídeo ou que você já tenha uma base legal com o GCM ou que vc tenha visto os vídeos anteriores da série, mas precisamente os vídeos de 1 a 4, pois nele evito explicações de como está acontencendo o processamento das mensagens, dou foco apenas na atualização do script de push message no lado servidor e o porquê de utilizar determinada sintaxe e parametros. Note que a resposta que obtemos do servidor SNS não contém o canonical id que nos permitiria alterar o registration id, consequentemente sobra para a lógica no lado cliente e servidor, que você deve implementar de acordo com suas necessidades. Se estiver com um APP que tenha login ou um que não precise de nenhuma restrição de acesso, esse problema será tranquilo de resolver, na verdade ele nem mais será um problema. Então é isso, sem mais delongas vou deixar você assistir ao vídeo.
Segue links de acesso aos GitHub do projeto:
Parte Android: https://github.com/viniciusthiengo/push-message-serie
Parte Web: https://github.com/viniciusthiengo/push-message-serie-web
Segue link de acesso a PlayList da série no YouTube:
Push Message / Notification Android
Segue links das páginas apresentadas no vídeo:
O que é Simple Notification Service
Passos de comunicação Mobile Push do AWS SNS
AWS Blog: Post sobre o AWS SNS e suas vantagens
Utilizando a API do AWS SNS (somente a descrição de alguns importantes métodos a serem utilizados)
Página de descrição da utilização do método publish (independente da linguagem)
Documentação da classe SnsClient
Resposta no Stackoverflow que ajudou na construção desse vídeo
Vlw
Comentários Facebook