Web Design Responsivo

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Livros /Web Design Responsivo

Web Design Responsivo

Vinícius Thiengo
(2241) (3)
Go-ahead
"No espectro do trabalho criativo, a diferença entre o medíocre e o bom é ampla. A mediocridade está, entretanto, no espectro; é possível deixar de ser medíocre e se tornar bom aos poucos. O verdadeiro vão está entre não fazer nada e fazer algo."
Clay Shirky
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido
Capa do livro Web Design Responsivo
Título
Web Design Responsivo
Categoria
Desenvolvimento Web
Autor(es)
Maurício Samy Silva
Editora
Novatec
Ano
2014
Edição
Páginas
333

Mais um livro do Maujor finalizado. Já tem um tempinho que não me dedico somente a desenvolvimento Web, ainda mais ao frontend que sei que é extremamente importante tanto em desenvolvimento Web quanto em Mobile. Bom, mas vamos lá. Comecei a ler o livro já com um pouco de receio, pois como coloquei em comentários de outros livros do autor que já li ele não faz uma coisa que acho muito útil que é colocar um projeto do inicio ao fim (uma história) do livro em que o leitor vai desenvolvendo juntamente com os ensinamentos que tem de ser apresentados no livro. Uma característica notável dos livros da série “Use a Cabeça!” na qual recomendo os títulos que já li, exceto o de Android (não ficou bom esse). Mas dessa vez, muito provavelmente eu não fui mesmo a causa disso, tem um projeto em que o leitor tem de implementar já utilizando o que foi ensinado até aquele ponto do livro (capítulo 8, penúltimo).

O livro Web Design Responsivo é realmente de leitura válida, a explicação sobre o funcionamento das propriedades “box-shadow”, “box-sizing” e “border-radius” são sem sombra de dúvidas de arrepiar, pois o autor em alguns casos mostra exatamente o calculo que é realizado. Tem alguns convidados no livro que contribuem com o conhecimento passado, alias acho muito válida a presença de convidados que realmente trabalham com o assunto do livro, Web design responsivo, pois mesmo o Maujor dispensando comentários sobre o autor que ele é nós não podemos descartar de forma alguma o conhecimento tácito que esses convidados têm, ou seja, aquele conhecimento que somente tem quem coloca a mão na massa, quem realmente testa a “coisa” a “vera”, não que o autor não o faça, mas às vezes a pressão de acerto dentro de uma empresa implica em descobrir caminhos mais eficientes que não estão publicados ainda... dou muito valor ao conhecimento explicito, mas dou no mínimo o mesmo valor ao tácito. Voltando ao conteúdo do livro, o autor apresenta primeiro alguns elementos do HTML5 e do CSS que são importantes para trabalhar um layout responsivo, dando atenção especial às “media-query”, que alias têm um capítulo (o nove) bônus somente falando sobre media-queries, muito bom por sinal, e o capítulo 3 que também aborda, mais de leve, as media-queries. Um ensinamento que é passado no livro do inicio ao fim e que com o pouco conhecimento que tinha sobre design responsivo nunca tinha visto antes é que os breakpoints não são definidos antes do desenvolvimento e sim durante, alias é a quebra do layout que dirá onde serão, aproximadamente, os breakpoints... e se o projeto for começar do zero então iniciar primeiro com a construção de um layout na versão mobile e assim ir angariando para versão desktop seguindo os breakpoints. Outra parte muito útil é o capítulo 7 em que é mostrado como pegar um layout já existente e não responsivo e transformá-lo em um layout responsivo, é até apresentada a fórmula utilizada para converter as medidas em pixels para medidas responsivas, como “%” e “em”, sem perder as proporções máximas (ou mínimas) já definidas para a página. Uma outra parte útil do livro é a abordagem ao conteúdo sobre imagens flexíveis, na verdade o que achei show de bola foi as várias abordagens possíveis que o autor mostra, mesmo ele citando que a abordagem mais utilizada ainda não é dada como a abordagem final escolhida pelo W3C, pois, se não me engano, o assunto “imagem responsiva” ainda é discutido.

Uma característica marcante do autor (presente também em outros livros dele) é que ele sempre tenta deixar ao leitor pelo menos uma sugestão de lib para “hackcode” para versões de browser que não trabalham com determinadas entidades ou da HTML ou da CSS.

Se me perguntassem se eu recomendo a leitura do livro, eu facilmente responderia “sim”, porém com uma ressalva que é mais uma opinião de alguém que desenvolve tanto para Web quanto para mobile: de forma alguma substitua o desenvolvimento mobile nativo na plataforma (ou plataformas) escolhida por uma versão responsiva de seu site ou por uma versão construída em um aplicativo de desenvolvimento multiplataforma. Por que? Tem vários porquês, mas o que seguro a bandeira é a quebra dos padrões de design de cada plataforma, pois cada uma das principais plataformas têm seus padrões de designs, alias muito diferente uns dos outros (baixe o WhatsApp em IOS, Android e Windows Phone, notável a diferença entre esses), e muito provavelmente você terá de adotar o padrão do IOS, pois é onde tem a aprovação de APP mais rigorosa (chegando até a sete dias, se não me engano). Logo, em minha opinião, versão responsível do site é sim importante, em muitos casos necessário, mas não aconselho optar pela versão responsiva ao invés da versão nativa para dispositivos móveis, se puder ter as duas essa é melhor escolha. Note que essa discussão não é em nenhum momento apresentada no livro, até porque ele nem fala sobre isso... apenas é uma opinião que tenho, pois, sem muito rodeios, o Web design responsivo veio mesmo é para atender aos dispositivos móveis.

Então é isso, o livro ficou show de bola, explicação detalhada do que é necessário para se criar um layout responsivo e enfim um projetinho para deixar o leitor mais presente e memorável ao conteúdo abordado no livro. Achei a participação dos convidados uma “baita” jogada, até porque eles (acho que todos) trabalham com os assuntos dos quais falaram sobre. O autor é mito no Brasil na área de Web e é isso, vou de 5 estrelas (se não me engano é o primeiro ou segundo dele que dou 5 estrelas).

Vlw

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

AWS Para DesenvolvedoresAWS Para DesenvolvedoresLivros
Segurança de Aplicativos AndroidSegurança de Aplicativos AndroidLivros
APP Android: Thiengo [Calopsita] 2.0 BetaAPP Android: Thiengo [Calopsita] 2.0 BetaAndroid
Desenvolvimento Profissional Multiplataforma Para SmartphoneDesenvolvimento Profissional Multiplataforma Para SmartphoneLivros

Compartilhar

Comentários Facebook

Comentários Blog

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...