Utilizando a Câmera do Smartphone em Sua APP Android

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Utilizando a Câmera do Smartphone em Sua APP Android

Vinícius Thiengo
(6752) (14)
Go-ahead
"Abrace a luta e deixe ela fazer você mais forte. Não vai durar para sempre."
Tony Gaskins
Kotlin Android
Capa do livro Mapas Android de Alta Qualidade - Masterização Android
TítuloMapas Android de Alta Qualidade - Masterização Android
CategoriasAndroid, Kotlin, Masterização, Especialização
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2020
Capítulos11
Páginas166
Acessar Livro
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Conteúdo Exclusivo
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Opa! Blz?

Nesse vídeo dou uma pausa na série de vídeos sobre os componentes visuais do Android e mostro como nós podemos utilizar a câmera do smartphone ou tablet que utilizam o OS Android para podermos turbinar nossas APPs. Note que não há necessidade de solicitarmos nenhuma permissão no Android e que, pode parecer estranho, utilizar a câmera não gastará mais do que algumas dez simples linhas de código. Realmente é muito fácil e dá para dar uma excelente turbinada em nossos formulários mobile. Mas enfim, vou evitar mais delongas e deixar você assistir ao vídeo.

O link para download do projeto se encontra logo abaixo no post.

Se você ainda não tem uma base na classe Intent e em como utiliza-la, segue abaixo dois posts de introdução no assunto:

Classe Intent e o Conceito de Pilha em Android

Passagem de Parâmetros de Uma Atividade Para a Outra em Android

Vlw.

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Comentários Blog (14)

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Enviando, aguarde...
Bruno Rodrigues (1) (0)
19/09/2018
Ola, desde ja muito obrigado pelo video em que me ajudou bastante. Tenho uma duvida assim que eu faço enviar, a fotografia não vai junta com os dados para serem enviados. Pode ajudar pf? Obrigado
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
21/09/2018
Bruno, tudo bem?

Vou reproduzir abaixo a resposta que lhe enviei no YouTube.

No caso seria enviar a imagem, junto aos dados, para um back-end Web?

Se sim, você precisa utilizar a interface de sua API de comunicação remota da maneira que permita isso: enviar também um binário (imagem) juntos aos dados primitivos.

Como fiz no conteúdo do link a seguir:

https://www.thiengo.com.br/library-retrofit-2-no-android

O conteúdo do link acima está um pouco depreciado, logo, recomendo que também estude a Retrofit API direto da documentação oficial:

http://square.github.io/retrofit/

Uma outra API, ainda mais simples e que lhe atenderá é a AsyncHttp:

http://loopj.com/android-async-http/

Bruno, mesmo que você tenha gostado do vídeo acima, recomendo que utilize uma API específica para fotografia / imagem e que trabalhe a solicitação de permissão para você, como alguma das presentes no link a seguir:

https://android-arsenal.com/tag/141?sort=rating

Assim você não terá problemas que o algoritmo do vídeo acima poderá lhe trazer tão logo.

Abraço.
Responder
16/09/2018
Exatamente o que eu estava procurando, obrigada
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
16/09/2018
Thiago, tudo bem?

Show de bola que o conteúdo lhe ajudou, mas é seguro estudar algumas APIs mais atuais, pois o conteúdo acima tem algumas limitações nas novas versões do Android.

Veja as APIs de câmera do link a seguir:

https://android-arsenal.com/tag/141?sort=rating

Certamente alguma das APIs do link acima lhe ajudará ainda mais. E, obviamente, você também tem a documentação oficial da Camera2 API:

https://github.com/googlesamples/android-Camera2Basic

Abraço.
Responder
Guilherme Haynes Howe (1) (0)
20/01/2016
Thiengo, faz uma aula explicando os conceitos do android.hardware.camera2.* da API 21. E como utilizar ele
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
20/01/2016
Vlw a dica Guilherme, abraço
Responder
Lucas Prestes (1) (0)
16/11/2015
Olá Thiengo,

Como faço para adicionar uma moldura na foto que será capturada?
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
18/11/2015
Fala Lucas, blz?
Vc pode colocar uma bordar no ImageView que apresentará a foto e customiza-la como nesse exemplo (http://stackoverflow.com/a/3264140/2578331 ). Ou pode criar uma imagem com o centro transparente e ter ela em um ImageView dentro de uma FrameLayout, dessa forma, dentro desse mesmo FrameLayout vc pode ter como sendo o primeiro ImageView o ImageView que terá a imagem capturada da camera, assim ficará o ImageView de moldura em cima do ImageView da foto da cam dando a ideia de apenas uma imagem. Abraço
Responder
18/03/2015
Esqueci: esta é a fonte que peguei a dica sobre o erro de captura:
http://stackoverflow.com/questions/18067236/android-photo-cature-error
Responder
18/03/2015
Fala Thiengo blz?!
Soh um relato da experiência que tive...
No meu caso deu erro quando passou pela linha 3590 da Classe View nesta linha:
sUseBrokenMakeMeasureSpec = targetSdkVersion <= JELLY_BEAN_MR1;
Tive que alterar o código para :
Intent intent = new Intent(MediaStore.ACTION_IMAGE_CAPTURE); então a conferência de versão passou por essa linha:
sIgnoreMeasureCache = targetSdkVersion < KITKAT;
aí deu certo!
Abç!!!
Responder
Vinícius Thiengo (1) (0)
19/03/2015
Show de bola Davi, vlw. Agora aparentemente se utiliza a Camera API (nova no Android), que lhe dar mais poder de customização quanto a utilização da camera dentro da APP. Abraço
Responder
Paulo Miranda (1) (0)
04/01/2015
falaaa Thiengo blz?
queria saber se tinha como salva essa imagem?
por exemplo, quando abrir o app de novo ele esta lá e eu só acessar ela novamente.

agradecendo desde já :) vlw!!!
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
04/01/2015
Fala Paulo, blz sim.
Tem como sim, se não me engano no vídeo mostro que vc pode colocar um path que quando a foto for tirada esse path será o caminho da foto no SDCard, o que não sei confirmar a ti é se vc pode modificar o tipo de acesso a imagem, no caso permitindo somente sua APP acessar a imagem que está no SDCard. De qualquer forma vc tb pode salvar a imagem utilizando o Universal Image Loader (http://www.thiengo.com.br/carregamento-e-cache-de-imagem-com-universal-image-loader-no-android ). Abraço
Responder