Porque Estudar Lançamento de Produtos Online
(1990)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Opa! Blz?!
Nesse post não tem vídeo, na verdade queria falar sobre lançamento de produtos. É isso mesmo, porém não é marketing de nenhuma TekPix ou de algum produto que fiz. Nesse exato momento estou em São Paulo para um evento de marketing digital, mais precisamente o evento “Fórmula de Lançamento”. Porém não sei se você notou eu sou programador (não analista, programador) e deve vir a sua cabeça o seguinte questionamento: Marketing e programação não têm muito a ver um com o outro. Poderia concordar com você se essa afirmação tivesse vindo a mais ou menos um ano atrás quando eu apenas pensava que o importante era programar e então liberar o produto e contar com a sorte de ele ser ou não adotado pelas massas (ou seja, sorte). Porém acabei descobrindo que contar com a sorte pode ser um tanto injusto, pois imagina você estar empreendendo (trabalho pesado) para no final de tudo ter de contar com algo que você não tem controle nenhum, a sorte. Uma vez em sala de aula um professor meu disse a seguinte frase: “Ser inteligente é diferente de saber fazer dinheiro”. Encabulado com esse tipo de comentário que frequentemente vinha átona comecei a procurar conteúdo que me ajudasse a fazer com que meus produtos gerasse renda... achei aos milhares conteúdos falando sobre geração de renda com infoprodutos e cia. Algumas coisas adotei nos produtos que faço (o último foi o Peffans.com), porque realmente percebi que poderia dar um up consistente no lançamento. Porém nada, logo comecei a buscar pelas pessoas que estavam gerando receitas com seus produtos online e acabei descobrindo algo, eu na verdade inventava uma ferramenta e então a colocava livre, mas eu não perguntava ao mercado se eles estavam querendo aquele tipo de ferramenta ou se aquele tipo de ferramenta iria ajudar as pessoas a solucionarem algum problema enfrentado por elas no dia a dia. Eu apenas criava e lançava... e não é assim que a banda toca, percebi que quem estava gerando renda primeiro verificava qual era a necessidade do mercado e depois fazia um pré-lançamento para saber se teria demanda o possível produto a ser construído. Então se definia metas nesse pré-lançamento, se as metas fossem atingidas a ferramenta era desenvolvida (ou infoproduto), ou seja, não há tiro no escuro, há é muito teste e teste baseado em números, pois com as metas definidas esses caras sabem se tal ferramenta vai ou não trazer lucro.
Logo eu programador tentando empreender algo que faça a diferença notei que essa de lançar sem conhecimento de demanda não dá muito resultado, alias o único resultado que dá é que você acaba tendo que resolver vários problemas durante o caminho e então acaba evoluindo nas linguagens utilizadas, porém o money, nothing. Notei também que não há sorte, há testes e preparação, logo sai da minha zona de conforto que é PHP e cia para começar a entender como achar uma necessidade de mercado e então desenvolver tal necessidade. A minha ida para o desenvolvimento Android (e em breve IOS) foi por causa desse estudo que ando fazendo sobre necessidades de mercado, notei que a demanda por sistemas mobile está crescendo absurdamente e que há muita coisa ainda a ser feita. Sempre ouvi que era para começar a desenvolver em mobile, porém nunca eram frases consistentes, que realmente me mostrasse que o desenvolvimento mobile deveria ser algo no currículo de um desenvolvedor de hoje. Mas como ando acompanhando esse mercado de marketing online, comecei a ver números (se não me engano o Instagram foi vendido em menos de um ano de vida por nada mais nada menos que 1 bilhão de dólares) e números absurdamente grandes, logo aquele desenvolvimento mobile que já tinham me avisado ficou mais concreto e necessário para se ter... fui correndo para o Android (construí a APP do blog), vou ficar mais um pouco no Android para melhorar mais as habilidades na plataforma e logo após vou para o desenvolvimento IOS.
Estou novo ainda no mercado de marketing digital, não quero virar o mestre do marketing digital, esse não é o objetivo. Na verdade quero enxergar o mercado de uma maneira mais para descobrir necessidades não supridas do que de apenas inventar e lançar.
Você deve se perguntar: E os Facebooks da vida? Eu não lembro de vê-los testando nada! Na verdade o grande teste do Facebook foi o Facemash, que se você assistir o filme que é baseado na história da rede o presidente do Facebook antes de cria-lo lançou dentro da faculdade um sistema que permitia avaliar as meninas da faculdade, logo com o sucesso o jovem percebeu que na verdade as pessoas somente entraram em massa porque estavam avaliando pessoas que elas viam diariamente, que elas no mínimo conheciam de vista e sabiam que eram pessoas normais (não artistas e tals). Ele teve essa sacada de que na verdade as pessoas queriam se conectar as outras, simplesmente isso, sem a necessidade de ser por meio de musicas (MySpace) ou por meio de redes lentas (Friendster). O Facemash foi o grande teste.
Enfim, a verdade é que o marketing digital esta ai e as necessidade ainda são muitas. Eu estou aprendendo como se faz, mas somente vou poder falar que deu certo, quando der certo, porém se eu pudesse já recomendar algo seria: vai para o desenvolvimento mobile (Android e IOS, principalmente) e use um tempo de seu dia para ver o que os caras que estão ganhando dinheiro na Internet com infoprodutos (não siga os picaretas, eles estão a lot na Internet) estão fazendo de mais comum, pois notei que esses camaradas sempre têm uma jogada ou outra que todos utilizam. Então é isso ae, o evento dura 3 dias e no final eu pretendo fazer um novo post. Vlw.
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