
Pai Rico, Pai Pobre
(1981)

CategoriasAndroid, Kotlin, Masterização, Especialização
AutorVinícius Thiengo
Edição1ª
Ano2020
Capítulos11
Páginas166

Finalmente li um dos livros mais comentados do empreendedorismo. E realmente cobriu as expectativas. Antes de começar a leitura imaginei que fosse mais um daqueles livros que tentam nos enfiar uma estratégia exata para o sucesso, mas não, o autor apesar de frisar muito a questão de comprar ativos ante passivos para obter logo a independencia financeira, ele fala que tudo é com muito trabalho e dedicação (logo cai por terra aquela possível história de fazer o fácil e obter um retorno formidável) e com muita capacidade de assumir perdas e grandes riscos.
O autor genialmente apresenta de forma simples o que acontece hoje com a maioria das pessoas simplesmente adotando dois termos: corrida dos ratos (onde a maioria esta) e corrida de alta velocidade (onde todos querem estar). Ele mostra de forma simples e clara o que são e para que servem os "ativos" e "passivos". Ele apresenta a própria história de sucesso dele, do amigo Mike e de seu Pai Rico (pai de Mike) com a mentalidade de ativos em suas vidas financeiras. O autor comenta frequentemente que a busca pela informação e conhecimento deve ser constante e que essa aliada a capacidade de correr riscos que muitos nem sequer pensariam em correr é uma arma brutal para se atingir seu sucesso financeiro. Com esse último trecho realmente parece que o autor lhe quer dar uma fórmula mágica para o sucesso, novemente informo que não. Pois a estratégia que ele apresenta (ativos x passivos) não é nada mais do que nós já vemos todos os dias, porém não aplicamos, pois nos falta a "visão" do que está acontecendo devido a corrida dos ratos na qual fazemos parte. Outra coisa que o autor aborda muito e que nesse caso eu não concordo é a questão das multiplas disciplinas de conhecimento. Segundo o autor é melhor você saber um pouco de cada coisa do que saber muito de uma coisa só, ai ele pega exemplos de ex-esportistas famosos que perderam tudo e não podiam fazer outras coisas que dariam a eles a mesma renda de quando eram atletas. E isso porque eles somente sabiam ser atletas em suas respectivas áreas. Acredito que o exemplo adotado foi um caso extremo, e sou da opinião de que é melhor você ser o "cão" em uma determinada área do que ser "apenas bom" em várias outras. Claro que tem algumas áreas que não acredito que esse meu pensamento valha a pena, por exemplo: "Especialista em enciclopédia" %$&#*#*#&
Mas enffim, o livro é muito bom, já vendeu mais de 25 milhões de cópias pelo mundo, a leitura é fácil e tem poucas páginas. Acredito não ser somente um livro de incentivo, mas também um livro de ensinamento técnico, pois como dito anteriormente o autor deixa claro a distinção entre ativos e passivos porque obter ativos ante passivos. Quase deixo passar batido uma coisa que o autor frisa muito também que é a capacidade de "fazer", "colocar a mão na massa", pois segundo ele somente assim nós iremos errar e nos aperfeiçoar cada vez mais até atingir os grandes números.
Então é isso, recomendo muito a leitura se ainda não o leu e vou de cinco estrelas.
Vlw
Comentários Facebook