Padrões de Projeto Para o Android
(8004) (2)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Bom, o livro é excelente, apesar de não ter uma linha sequer de código ele é realmente bom, primeiro que o autor, Greg Nudelman, é muito bom no que faz, design de interface. Como saber disso? Olha os clientes que o camarada já teve: eBay, Wells Fargo, PayPal, IBM, Cisco, ... e por ai vai.
O livro apesar de ser bem verboso (muito, mas muito texto) ele passa uma segurança quanto a alguns padrões que já utilizamos, porém não tinhamos niguém ou nada que segurasse a bandeira de que o que nós programadores estavamos fazendo era sim algum comum para o que foi solicitado. Mostra muita coisa errada que fazemos também (chamado no livro de Antipadrão), como por exemplo querer aplicar o mesmo padrão de design para diferentes plataformas (IOS, Android, Windows Phone, ...). O autor deixa claro por meio de exemplos que não, não devemos fazer o mesmo design para plataformas diferentes, porém as funcionalidades sim devem ser as mesmas. Os padrões de deseign cada plataforma tem a sua. Uma das coisas interessantes que o autor afirma com convicção e apresenta por meio de exemplos é que de forma alguma a plataforma mobile, ou seja, a versão mobile de algum sistema Web deve ter menos funcionalidades que a versão Web, ele deixa claro que isso é um antipadrão e que se a plataforma mobile tiver mais funcionalidades não há problemas, somente o inverso. Não me lembro de no livro o autor ter mostrado algum padrão ou antipadrão sem estar acompanhado de pelo menos um exemplo, isso é muito útil, pois os exemplos são em sua maioria de aplicações reais que estão disponíveis para donwload. O autor trabalha desde o inicio com um pequeno projetinho (apenas os wireframes são apresentados) de PetShop e vai com ele até o penultimo capítulo do livro.
Quanto a quem deve ler o livro o autor deixa claro que ou você tem conhecimentos de desenvolvimento em Android ou você trabalha diretamente com projetos e pessoas que têm esse conhecimento em desenvolvimento Android. Como falei acima o livro é bem verboso e tem uma parte boa de texto técnico de design como lightbox e carossel. Uma das coisas que também achei interessante no livro é que o autor ressalta muito a importância do padrão breadcombs na plataformamobile, algo que sempre ignorei devido a escassez de espaço, porém na forma apresentada no livro dá para pegar o macete de utilizar esse padrão também na plataforma mobile. Na paltaforma mobile o nome do padrão é "Barra de filtragem". Um padrão que conheci no livro e já implementei no APP GoWalk e GoWalk Passeador é a memória nas buscas realizadas, ou seja, se o usuário já fez alguma busca é sempre bom mostrar a ele o resultado da última busca realizada assim que ele acessa a área de busca novamente, claro que o autor também avisa que devemos permitir que o usuário remova esse histórico de busca.
Velho é isso, o livvro é muito bom, se você está querendo evoluir mais ainda no desenvolvimento Android eu recomendo muito a leitura. O autor além dos clientes que tem ele tem também alguns artigos publicados no Smashing (http://www.smashingmagazine.com) um dos blogs de conteúdo de design e programação mais acessado do planeta (senão o mais acessado). Logo no ínico do livro o autor deixa claro que o livro não é um livro para quem está procurando se aprimorar em codificação, logo não podemos "linchá-lo" quanto a isso. Teve alguns padrões que não concordei e também não utilizaria, coisa de um ou dois que tive essa rincha, porém mesmo não tendo os padrões apresnetados no livro destrinchados em nenhuma entidade certificadora como a ISO e a IEEE quem desenvolve para Android notará que realmente faz sentido o que o autor apresenta e que os exemplos de aplicativos reais colocam ainda mais credibilidade no conteúdo. No final o autor apresenta um padrão que segundo ele se tornará o próximo principal padrão de menu no android, é o padrão Deslizamento em C ou C-Swipe que eu realmente acredito que se o Android prover uma maneira intuitiva de utilizá-lo ele realmente se tornará a menina dos olhos quando falando em padrões de menu (hoje a menina dos olhos em menu é o padrão de Gaveta que temos como exemplo o NavigatorDrawer já apresentado aqui no blog)
Vou de quatro estrelas, pois achei que o site poderia completar ainda mais o livro com alguns códigos bem simples que não foram postados no site, como por exemplo a aplicação de um menu em abas (ActionBar e cia) com a configuração de menu sobreposto ao conteúdo e transparente (show de bola, vale muito a pena tentar fazer ai!). Mas é aquilo, ainda assim recomendo muito a leitura do livro. Segue link do site do livro: http://www.androiddesignbook.com/
Segue links de dois posts do autor no Smashing:
C-Swipe: An Ergonomic Solution To Navigation Fragmentation On Android
A Definitive Guide To The Android Carousel Design Pattern
Vlw
Comentários Facebook