OpenStreetMap no Android, Iniciando com Marker e GPS

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OpenStreetMap no Android, Iniciando com Marker e GPS

Vinícius Thiengo
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Go-ahead
"Não há limite para a quantidade de coisas boas que você pode fazer se você não se importa com quem recebe o crédito."
Ronald Reagan
Kotlin Android
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CategoriaAndroid
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Opa! Blz?

Nesse vídeo mostro como utilizar a API do OpenStreetMap no Android, na verdade esse é o primeiro vídeo da série sobre o OpenStreetMap no Android. OpenStreetMap é uma iniciativa open source que nos permite utilizar construir e utilizar um mapa colaborativo do mundo, ele é inspirado no Wikipédia. Muito robusto e com muitas funcionalidades similares as fornecidas pelo GoogleMaps o OpenStreetMap acaba sendo uma ótima opção se você está em um projeto que necessita apenas de ferramentas livres ou se você está tendo problemas com as limitações de requisições (dificil) no GoogleMaps, por exemplo. Uma caracteristicas importante no OpenStreetMap é a não necessidade de uma API KEY para poder utilizar o mapa, claro que há funcionalidades que nos necessitam ter uma API KEY, mas em casos especificos. Nesse vídeo mostro como colocar marcador com a classe Marker (pois há outras maneiras) e como utilizar o GPS com o OpenStreeMap, nesse caso deixando claro que a funcionalidade de GPS é totalmente independente da API do Google Maps Android V2. Fique atento quanto as permissões necessárias para rodar o projeto. Então é isso, vou evitar mais delongas e deixar você assistir ao vídeo.

O link do projeto se encontra logo abaixo no post para do download.

Segue link do último vídeo da série de Google Maps Android V2 em que abordo o uso de GPS de maneira mais explicada:

GPS, Triangulação de Antenas e LocationSource no Android

Segue links das página que contém os .JARS para download:

osmdroid-android-4.1

slf4j-android-1.6.1-RC1

osmbonuspack_v4.4

Segue links da OpenStreetMap:

osmdroid Google Code

OpenStreetMap mapa Web

OpenStreetMap Wikipédia

Vlw.

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Comentários Blog (2)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
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Enviando, aguarde...
18/12/2019
Olá, dorei o vídeo e o tutorial, mas tive um problema. É o segundo tutorial dessa ferramenta que eu faço, e o meu mapa continua não sendo carregado. Tudo é exibido, a janela é criada, o marcador é inserido, porém tudo fica em uma grade sem imagem, como se o mapa não tivesse sido baixado mesmo
Responder
Vinícius Thiengo (0) (0)
30/12/2019
Allan, tudo bem?

Preciso que você me informe o que está sendo apresentado nos logs do Android Studio assim que o mapa é "mostrado" em tela.

A API OpenStreetMap apresenta todos os detalhes de problemas nos logs do Android Studio.

Esses problemas tendem a ser mostrados na cor laranja e logo depois da palavra "Warning". Isso quando não é algum erro fatal.

Caso você não conheça os logs do Android Studio, então vou pedir que você primeiro estude o conteúdo da página a seguir.

Ele é simples, de muita importância e em português: https://developer.android.com/studio/debug/am-logcat?hl=pt-br

Allan, peço isso também, pois pode ser que não haja nenhum problema, que o marcador esteja sendo centralizado no meio do oceano, o que faz parecer problema no carregamento do mapa quando na verdade é problema de coordenadas iniciais.

Acredite, já vi isso acontecer inúmeras vezes.

De qualquer forma, provavelmente a minha principal dica aqui, veja a possibilidade de utilizar a API do Google Maps para o seu projeto.

Infelizmente a API OpenStreetMap é bastante limitada quando comparada a API do Google Maps Android.

Mais sobre a API do Google Maps no link a seguir: https://developers.google.com/maps/documentation/android-sdk/intro

Allan, é isso.

Surgindo mais dúvidas, pode enviar.

Bons estudos.

Abraço.
Responder