Google Top 10
(2970)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Vlad Khononov
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2024
Páginas320
Tudo bem?
Tem um tempo que eu li o livro "Google Top 10" e confesso que não lembro de 100% do conteúdo dele, mas basicamente o livro lhe mostra como colocar seu site entre os 10 primeiros resultados da busca orgânica do Google.
Audacioso, não?
O livro é bem pequeno e dá para ler ele todo em apenas um dia, mesmo com todas as tarefas diárias que temos.
Este título realmente tem algumas dicas bem uteis e que não mudam a tempos, como por exemplo a construção de um sitemap e o canonical link.
Ele também tem um preço bem acessível (se não me engano custou menos de R$ 20,00) tendo em mente que é um livro voltado para caráter profissional e na área de tecnologia Web (esses livros costumam ser bem caros).
Não gostei do título do livro, deixaram claro que o objetivo era apenas vender o livro sem dar o verdadeiro valor do que eles estavam mostrando ao consumidor.
Estudando um pouco mais SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Mecanismos de Busca), mais precisamente SEO para o Google, você notará que o Google é uma empresa listada na bolsa de valores americana, mais precisamente no índice Nasdaq.
Então é muito bom para ele que você apareça nas primeiras posições e ganhe trafego e consequentemente dinheiro, porém apenas por um certo tempo, pois um dos produtos que mais trazem dinheiro para o Google é o AdWords (anúncio pago por palavras-chave ou por 1000 impressões - esse último apenas na rede de parceiros do Google).
Os problemas de SEO para Google são:
- Para ele colocar seu site entre os dez primeiros resultados orgânicos ele tem que ter certeza de que seu conteúdo é relevante para o usuário que busca algo relacionado ao que seu conteúdo está falando (e isso leva algum tempo);
- E ele, o Google, precisa apresentar números para os acionistas da empresa, precisa de lucro, e deixar sua empresa entre os primeiros resultados da busca orgânica "para sempre" não traz dinheiro para o Google e sim apenas para a sua empresa;
- Logo, o Google deixa você ganhando dinheiro para perceber o valor que tem aparecer entre os dez primeiros resultados orgânicos e depois ele "melhora o algoritmo de indexação" e de repente seu site deixa de aparecer entre os dez primeiros e o número de acesso despenca drasticamente da noite para o dia.
E qual é a consequência?
Você terá de começar a pagar para voltar a primeira página de resultado, logo você entra no AdWords.
É isso, o livro aborda o conteúdo de maneira a mostrar táticas de SEO bem válidas, mesmo que de um jeito muito resumido. Mesmo assim o título foi longe demais, não é certo que o site aparecerá entre os dez primeiros resultados.
Então Thiengo, você recomenda o título?
Sim, mas somente se você não tem nenhum portfólio de leitura em SEO.
Para ter um primeiro contato é bem válida a leitura do livro "Google Top 10", porém não se empolgue com o título, alias o título deveria ser "SEO - Resumido Para o Iniciante".
Vou de duas estrelas por causa da "persuasão falha" do título.
Abraço.
Comentários Facebook