Construindo uma Loja Virtual
(2268) (2)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Opa, blz?
Terminada a leitura do livro "Construindo uma Loja Virtual" de André Gugliotti e editora Novatec.
Logo que li a introdução junto ao subtítulo do livro tive a leve impressão de algo muito similar ao livro "O Segredo de Luísa" de Fernando Dolabela. Realmente fazia sentido a impressão, pois até mesmo o autor comentou sobre essa possível inspiração. Alias ele já leu vários livros do Dolabela, provavelmente isso contribuiu com o estilo de "Construindo uma Loja Virtual".
Um pouco mais sobre o André. Ele é também autor de outros títulos, mais precisamente sobre a plataforma de e-commerce, Magento. Além de ser especialista em comércio eletrônico e palestrante na área.
Ok, sem mais delongas... vamos ao livro.
Se você leu o livro "O Segredo de Luísa" vai ter em "Construindo uma Loja Virtual" uma versão mais simples e com conteúdos de empreendedorismo mais atuais.
Por que mais simples?
Porque você não vai encontrar páginas e páginas com modelos de documentos para poder utilizar em seu negócio. Mais precisamente, o Plano de Negócio.
O autor coloca no enredo o que é necessário para se ter um empreendimento de sucesso, ou ao menos tentar um, e já lhe adianto que muito é da pessoa, persistência e trabalho e não somente ferramentas como se pode imaginar.
Algo que achei ser obsoleto e que na verdade, segundo o autor, não é. É o Plano de Negócio, a princípio hoje em dia o Canvas deveria ser o suficiente. No texto o autor deixa claro que o Canvas é sim uma importante ferramenta, mas não dispensa o Plano de Negócio.
É ai que sua cabeça pode ficar confusa. Pois se segue os conteúdos do Lean Startup (Startup Enxuta) sabe que nesse método são utilizados vários Canvas para modelar o negócio, pois você a todo tempo vai modificando o projeto de acordo com o feedback aceito de clientes de seu business.
Não que um modelo seja melhor que o outro. Digo, o que utiliza o Plano de Negócio (mesmo também utilizando o Canvas) e o que utiliza apenas o Canvas. Isso na verdade somente nos deixa ainda mais cientes que não há um único caminho para um empreendimento de sucesso.
…Voltando ao livro, mais precisamente, aos personagens. Você terá dessa vez uma jovem arquiteta, Juliana, como sendo a protagonista do enredo.
Juliana "chuta o balde" de um belo emprego que tinha em um grande escritório de arquitetura e com um tempo utilizado somente para ela descobre que quer empreender.
Realizando pesquisas chega a um professor que se torna o tutor dela durante toda a história empreendedora no livro. Um trecho interessante é o professor informando Juliana que quando se está correndo atrás algumas coisas vão acontecer como sinais de que é aquele o caminho.
Ok, uma pausa.
Eu sei que se você leu o livro "O Alquimista" de Paulo Coelho identificou a mensagem aqui.
Mensagem?
Sim. A mensagem "se você está indo atrás de seus sonhos a vida vai conspirar a seu favor" é a principal passada no livro de Paulo Coelho.
Então você mencionou Paulo Coelho por que acha que a cópia foi descarada?
De forma alguma, até porque na bibliografia do livro não há nenhuma referência ao "O Alquimista" e mesmo se tivesse, não veria problemas nisso. Somente comentei sobre, pois realmente acredito que é algo importante no empreendedorismo e tanto em "O Alquimista" como em "Construindo uma Loja Virtual" os sinais somente aparecem na turbulência ou eminência de uma.
A história fica no desenrolar em que Juliana aprende mais coisas. Descobre um mercado para empreender. Conhece mais personagens. Nada de muito impressionante se você já leu sobre empreendedorismo dentro de histórias fictícias. É, isso mesmo, a história é fictícia, mas fique tranquilo que não perde valor devido a isso.
Dentro desse "conhece mais, trabalha mais, ..." tem dois conteúdos bastante relevantes para quem está empreendendo em comércio digital. O conteúdo sobre fraude, onde o personagem Pedro da uma aula a Juliana.
Nesse conteúdo o autor fala sobre algumas táticas de fraude que são sem sombra de dúvidas um baita de um aviso para quem pretende vender produtos físicos pela Internet.
Imagina você que tem fraudadores que simplesmente realizam uma compra com cartão de crédito, utilizando o endereço verdadeiro do dono do cartão somente para o sistema antifraude não detectar problemas e logo depois esse mesmo fraudador liga para seu e-commerce solicitando a mudança do endereço de entrega, alegando que é um presente e deve ser enviado a casa do presenteado!
Depois de alguns meses, com o chargeback do cartão você descobre que era tudo uma fraude.
O outro belo conteúdo é sobre marketing e segmentação de clientes. Mais precisamente no capítulo 12 onde a personagem Bianca ensina Juliana sobre táticas de marketing utilizando Blog e que anúncios de produtos devem ser somente para usuários que já estão prestes a comprar, conhecidos como "usuários já na parte de baixo do funil de vendas".
Há ainda mais dicas do autor sobre o mercado online, logística, mentoria, ... porém as citadas acima são as que se destacam.
A parte negativa do livro fica com o final. Não falei no início, mas o autor levou anos para finaliza-lo e o final mais que mostrou que uma vontade imensa de terminá-lo se fez como prioridade.
Uma história intrigante começa, envolvendo máfia e bonecas russas… então vem aquele final muito fictício. Tudo muito rápido e surreal. Obviamente que não vou falar o final do livro aqui (no spoilers), mas acho que se houver uma segunda edição, ao menos o capítulo 15 deve ser muito melhorado.
Resumo: o livro é bom, tem poucas páginas, leitura fácil, mas é livro de cabeceira, nada de conteúdo técnico que você tenha que ler o quanto antes. Se está pensando em começar um e-commerce ou se já tem um e está meio atrapalhado, as dicas no livro podem lhe ajudar. Vou de quatro estrelas.
Vlw.
Comentários Facebook