
Comentários Blog: Facebook, Disqus e cia.
(3405) (1)

CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinÃcius Thiengo
VÃdeo aulas186
Tempo15 horas
ExercÃciosSim
CertificadoSim

CategoriaEngenharia de Software
Autor(es)Lucedile Antunes, Marcel Spadoto
EditoraLiterare Books International
Edição1ª
Ano2021
Páginas280
Bom você deve estar se perguntando: Por que os comentários não são da plataforma do Facebook ou Disqus ou qualquer outra já pronta?
O blog tem uma estrutura preparada para táticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Motores de Busca) e como já discuti no post O Que Acho de SEO os motores de busca, sem falso moralismo, o Google tende a priorizar conteúdos novos e originais e a minha página de post, por exemplo a página "Empreendedorismo com Romero Rodrigues (Buscapé)", se receber comentários tende a valer mais do que quando ela não tinha comentários, pois o conteúdo da página de alguma forma está sendo atualizado, mais palavras-chave relacionadas ao post estão sendo incorporadas na página (supondo que a discussão vai girar em torno do assunto do post). Logo a classificação da pagina que recebe comentários que o motor de busca do Google consegue indexar tende a ser melhor. Observe que mencionei "comentários que o motor de busca ... consegue indexar".
Ainda não entendi? Os comentários da plataforma de comentários do Facebook e cia. são comentários, muitos deles, carregados via Ajax. Ajax é uma modalidade de desenvolvimento muito fod..., mas que tem suas limitações, uma delas é não permitir que o conteúdo seja indexável. As vezes você tem um conteúdo pancado, novo e original, porém ele é todo carregado via Ajax para os usuários de suas páginas, quando o motor de busca bater em sua página ele não encontrará nada, ai... a classificação na indexação, muito provavelmente, será péssima. Reza a lenda que algumas plataformas de comentários são amigas das técnicas de SEO, mas velho eu sou programador e sei como funciona as coisas. Uma coisa é o Disqus falar que os comentários na plataforma deles têm técnicas de SEO outra coisa é a empresa do motor de busca falar que os comentários da plataforma do Disqus e cia. são realmente indexáveis. Quando nós entramos na plataforma de WebDesnevolvedores do Google, o próprio Google diz que se nós quisermos que conteúdo carregado via Ajax fosse indexado deveriamos então fornecer uma página que contém esse conteúdo de maneira a não utilizar carregamento via script cliente (Ajax incluido) e o link dessa página de conteúdo deveria ir em um site map... trabalho do caramba!
Então não é para mim colocar as plataformas de comentários prontas em meu site ou blog? Você terá que pesar. Se você já é uma pessoa bem seguida e que já tem tempo na Internet com seu site e não é programador(a), acho que comentárioa utilizando plataforma "pronta ou não" não fara muita diferença, até porque seu público já está segmentado, já lhe conhece e sabe aonde te encontrar e aonde informar aos amigos que ainda não lhe conhece para lhe encontrar. Mas se você é programador e está começando igualmente a mim (este é um dos primeiros post) acho que vale o esforço para colocar um comentário próprio sem Ajax. Eu coloquei as opções de preencher os dados ou com os dados do Facebook ou do Google+, pois assim eu adinto meio mundo para o usuário que quer comentar.
Enfim, vida que segue... e você terá de definir se comentário de plataforma pronta será ou não útil para você.
Se divirta, evolua.
Comentários Facebook