Comentários Blog: Facebook, Disqus e cia.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog. Você receberá um email de confirmação. Somente depois de confirma-lo é que poderei lhe enviar os conteúdos exclusivos.

Email inválido.
Blog /Desenvolvimento Web /Comentários Blog: Facebook, Disqus e cia.

Comentários Blog: Facebook, Disqus e cia.

Vinícius Thiengo
(2117) (5) (1)
Go-ahead
"No espectro do trabalho criativo, a diferença entre o medíocre e o bom é ampla. A mediocridade está, entretanto, no espectro; é possível deixar de ser medíocre e se tornar bom aos poucos. O verdadeiro vão está entre não fazer nada e fazer algo."
Clay Shirky
Kotlin Android
Capa do livro Desenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
TítuloDesenvolvedor Kotlin Android - Bibliotecas para o dia a dia
CategoriasAndroid, Kotlin
AutorVinícius Thiengo
Edição
Capítulos19
Páginas1035
Acessar Livro
Treinamento Oficial
Android: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CursoAndroid: Prototipagem Profissional de Aplicativos
CategoriaAndroid
InstrutorVinícius Thiengo
NívelTodos os níveis
Vídeo aulas186
PlataformaUdemy
Acessar Curso
Receitas Android
Capa do livro Receitas Para Desenvolvedores Android
TítuloReceitas Para Desenvolvedores Android
CategoriaDesenvolvimento Android
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos20
Páginas936
Acessar Livro
Código Limpo
Capa do livro Refatorando Para Programas Limpos
TítuloRefatorando Para Programas Limpos
CategoriaEngenharia de Software
AutorVinícius Thiengo
Edição
Ano2017
Capítulos46
Páginas599
Acessar Livro
Quer aprender a programar para Android? Acesse abaixo o curso gratuito no Blog.
Conteúdo Exclusivo
Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Bom você deve estar se perguntando: Por que os comentários não são da plataforma do Facebook ou Disqus ou qualquer outra já pronta?

O blog tem uma estrutura preparada para táticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Motores de Busca) e como já discuti no post O Que Acho de SEO os motores de busca, sem falso moralismo, o Google tende a priorizar conteúdos novos e originais e a minha página de post, por exemplo a página "Empreendedorismo com Romero Rodrigues (Buscapé)", se receber comentários tende a valer mais do que quando ela não tinha comentários, pois o conteúdo da página de alguma forma está sendo atualizado, mais palavras-chave relacionadas ao post estão sendo incorporadas na página (supondo que a discussão vai girar em torno do assunto do post). Logo a classificação da pagina que recebe comentários que o motor de busca do Google consegue indexar tende a ser melhor. Observe que mencionei "comentários que o motor de busca ... consegue indexar".

Ainda não entendi? Os comentários da plataforma de comentários do Facebook e cia. são comentários, muitos deles, carregados via Ajax. Ajax é uma modalidade de desenvolvimento muito fod..., mas que tem suas limitações, uma delas é não permitir que o conteúdo seja indexável. As vezes você tem um conteúdo pancado, novo e original, porém ele é todo carregado via Ajax para os usuários de suas páginas, quando o motor de busca bater em sua página ele não encontrará nada, ai... a classificação na indexação, muito provavelmente, será péssima. Reza a lenda que algumas plataformas de comentários são amigas das técnicas de SEO, mas velho eu sou programador e sei como funciona as coisas. Uma coisa é o Disqus falar que os comentários na plataforma deles têm técnicas de SEO outra coisa é a empresa do motor de busca falar que os comentários da plataforma do Disqus e cia. são realmente indexáveis. Quando nós entramos na plataforma de WebDesnevolvedores do Google, o próprio Google diz que se nós quisermos que conteúdo carregado via Ajax fosse indexado deveriamos então fornecer uma página que contém esse conteúdo de maneira a não utilizar carregamento via script cliente (Ajax incluido) e o link dessa página de conteúdo deveria ir em um site map... trabalho do caramba!

Então não é para mim colocar as plataformas de comentários prontas em meu site ou blog? Você terá que pesar. Se você já é uma pessoa bem seguida e que já tem tempo na Internet com seu site e não é programador(a), acho que comentárioa utilizando plataforma "pronta ou não" não fara muita diferença, até porque seu público já está segmentado, já lhe conhece e sabe aonde te encontrar e aonde informar aos amigos que ainda não lhe conhece para lhe encontrar. Mas se você é programador e está começando igualmente a mim (este é um dos primeiros post) acho que vale o esforço para colocar um comentário próprio sem Ajax. Eu coloquei as opções de preencher os dados ou com os dados do Facebook ou do Google+, pois assim eu adinto meio mundo para o usuário que quer comentar.

Enfim, vida que segue... e você terá de definir se comentário de plataforma pronta será ou não útil para você.

Se divirta, evolua.

Receba em primeira mão, e com prioridade, os conteúdos Android exclusivos do Blog.
Email inválido

Relacionado

Viral LoopViral LoopLivros
A Startup de $100A Startup de $100Livros
O que acho de SEO (Search Engine Optimization)O que acho de SEO (Search Engine Optimization)Desenvolvimento Web
Empreendedorismo com Romero Rodrigues (Buscapé)Empreendedorismo com Romero Rodrigues (Buscapé)Empreendedorismo

Compartilhar

Comentários Facebook (4)

Comentários Blog (1)

Para código / script, coloque entre [code] e [/code] para receber marcação especifica.
Forneça seu nome válido.
Forneça seu email válido.
Forneça o comentário.
Enviando, aguarde...
23/07/2014
Interessante.
Responder