Android Cookbook
(3348) (2)
CategoriasAndroid, Design, Protótipo
AutorVinícius Thiengo
Vídeo aulas186
Tempo15 horas
ExercíciosSim
CertificadoSim
CategoriaDesenvolvimento Web
Autor(es)Robert C. Martin
EditoraAlta Books
Edição1ª
Ano2023
Páginas416
Mais um livro finalizado, desa vez o espetacular Android Cookbook, espetacular mesmo, pois o livro é muito bom quanto a quantidade de conteúdo abordado. Porém infelizmente há trechos do livro em os códigos não rodam como descrito nos exemplos, logo há a necessidade de se recorrer ao stackovrflow para descobrir como rodar determinado trecho de código, isso ocorre porque o livro é de 2012, e de 2012 até 2014 muita coisa mudou no Android, muitas entidades / classes passaram a ser "deprecated", um bom exemplo é a classe Gallery é bem abordada no livro, porém nos dias de hoje ela está depreciada pelo Android.
O conteúdo do livro é tão extenso e útil que ele borda assuntos que nunca tinha ouvido falar que existiam para Android, como: atributo noHistory das tags de Activity para evitar que a Activity permaneça na pilha de atividades do Android; Open Street Map como sendo uma outra alternativa ante ao uso do Google Maps; Apks de jogos, aliás para ajudar aconstruir jogos com maior facilidade; uma abordagem bem clara e concisa ao uso do sensor Acelerômetro; um capítulo somente sobre Strings e interncionalização da APP; um capítulo somente para testes, um outro mostrando como acessar os dados do telefone (ligações, SMSs, ...) e um mostrando como construir APPs bem sucedidas. Tem muitos outros assuntos em vários outros capítulos, porém os que acabei de citar são os que não encontrei em outras literaturas ou se encontrei estavam meio que não muito claros.
O livro aborda conteúdos úteis para quem está começando também, porém não recomendo você ler esse livro se ainda já não tiver um core no desenvolvimento Android, pois a parte em que ele aborda aspectos do Android para iniciantes é bem breve e não muito completa, por exemplo, o ciclo de vida de uma Activity é assunto para um capítulo e não para um tópico de um capítulo, pois é extremamente importante o desenvolvedor dominar o ciclo de vide de Activities e Fragments. Note que essa falha na abordagem de conteúdos para iniciantes não ofusca os vários outros conteúdos abordados que encontrei somente nesse livro.
Uma outra coisa que achei interessanto no livro é a abordagem de Widgets, ele nos mostra como construir widgets em Android dando assim mais uma alternativa ao usuário de acesso as informações de nossas APPs. Um exemplo de widget no Android é a aplicação de meteorologia que nos mostra como está o tempo atualmente em nossa região sem a necessidade de abrirmos uma APP para isso.
Uma coisa que o livro pecou foi a não abordagem do conteúdo sobre Google Cloud Message (GCM), porém não sei dizer se na época da escrita do livro o GCM já estava disponível, acredito que não, pois o livro aborda tanto assunto que acho que o autor não deixaria passar um yão importante quanto o GCM. Uma coisa que pode parecer que vai atrapalhar são os tópicos sobre o Google Maps Android V1 que já está depreciada desde o final de 2012, porém se você já tiver utilizado a Api do Google Maps V2 notará que a conversão da V1 para a V2 é bem tranquila, então não achei que atrapalhou a abordagem da API V1. Uma coisa interessante que é abordada no livro é o Scripting Layer for Android ou SL4A que nos permite programar em outras linguagens dentro do Android, a mais popular pelo que percebi no caso é o Python.
Então é isso, recomendo muito a leitura do livro se você já é desenvolvedor Android, ele vai dar um belo "improve" em seus conhecimentos sobre Android. O autor convidou alguns bons programadores Android para estarem também fazendo as receitas do livro. Vou ficar com quatro estrelas devido ao livro ser um pouco antigo e consequentemente alguns scripts não rodarem de maneira fácil como mostrado no exemplo e a falta de GCM não vou penalizar, pois como disse acima "não sei dizer se o GCM já era liberado na época da escrita do livro".
Vlw
Comentários Facebook